sábado, 13 de agosto de 2011

"Salva-me" de Guillaume Musso


Título Original:"Sauve-moi"
Título em português:"Salva-me"
1.º Edição: Janeiro de 2007
Páginas: 302
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722515368
Coleção: Grandes Romances
Tradução de Sérgio Coelho


Sinopse
"O insólito encontro entre Juliette e  Sam é  explosivo e mágico. Mas o apaixonado fim-de-semana que vivem juntos é maculado pela mentira. Sam, viúvo, diz ser casado; Juliette, empregada num café, diz ser advogada. Juliette tem de regressar a Paris e Sam acompanha-a ao aeroporto. É o instante decisivo em que o destino de ambos pode mudar, mas nem um nem outro ousa pronunciar as palavras necessárias. 
Meia hora mais tarde, chega a notícia: o avião de Juliette explodiu em pleno voo. Sam é agora um homem desesperado. Está longe de imaginar que a história deles não acaba aqui..."
Excertos:
"Pensar em si faz com que o meu coração bata mais depressa, E isso é a única coisa que para mim tem importância." (pág. 7)


"Nada é insignificante, mas nem sempre apreendemos correctamente as repercussões dos nossos actos. Precisava de ter consciência disso antes da sua partida" (pág.73)


Minha opinião


Mais um livro de Guillaume Musso saboreado mais uma certeza de que este é um escritor a seguir, para sempre. Neste momento só me faltam ler dois livros de Musso, o primeiro e o último, e tenho a certeza de que vou gostar deles.


Este livro não é mais nem menos fabuloso do que os anteriores é simplesmente mais um maravilhoso livro de Musso que aconselho vivamente.
Nesta livro deparei-me com um leque de personagens muito bem caracterizadas e estruturadas de uma forma coerente e com pormenores deliciosos.
As personagens que acabam por ser o centro do enredo são a meu ver Sam e Juliette, ligados por um amor inexplicável e belo e no lado oposto desta harmonia temos Jodi. Jodi é uma adolescente toxicodependente que ficou órfã aos cinco anos, aquando a sua mãe Grace, polícia, é assassinada. Jodi precisa de  auxílio para largar as drogas, mesmo não o admitindo, Sam tem um encontro imediato com Grace (falecida à dez anos, nos romances de Musso tudo é possível, até o impossível) a mãe de Jodi.
Sam apaixonasse por Juliette mas este amor à primeira vista dura um final de semana, após isso cada um deverá seguir o seu rumo. Mas será a vida assim tão simples e linear?
Juliette não está no interior do avião quando este explode, era suposto estar lá mas por uma vontade súbita ela abandona o avião, assim sendo não morre, posso até afirmar que pregou uma rasteira à morte. Mas não teremos nós a hora marcada? Poderemos fugir ao nosso fim?
Estas perguntas estiveram na minha mente ao longo da leitura deste livro maravilhoso. Aconselho vivamente a leitura, não só deste livro mas como de todos os livros de Guillaume Musso.
Boa Leitura!

7 comentários:

  1. Estou a ver que tens lido bastante nas férias.

    Já tinha visto um post teu a falar bem de um romance de Guillaume Musso.E agora este.

    Tenho de ler alguma coisa dele, pois só deve ser excelente.

    AbraÇos

    ResponderEliminar
  2. Olá Miguel
    Acredita que não te vais arrepender, vale apena ler Musso.
    Beijinhos e boa leitura!

    ResponderEliminar
  3. Só tenho ouvido maravilhas deste autor e já me decidi a ler algo escrito por ele, pois parece ser fantástico. Por curiosidade qual é o teu livro preferido escrito por ele?

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita
    A tua pergunta é de difícil resposta, principalmente para mim que sou uma fã dos livros de Musso. Mas posso dar a minha opinião, começa por um destes dois:"Estarás ai?" ( foi por onde eu comecei)ou "Volto para te levar...". Acredito que vais gostas bastante.
    Depois diz o que achas-te. Beijinhos.
    Boa leitura;)

    ResponderEliminar
  5. Olá Leitora!

    Também já me disseram que o primeiro seria uma boa escolha. Irei colocar os dois na minha wishlist. :) Creio que sim, pelas opiniões que tenho lido e pelas sinopses, parece ser do género de livros que gosto.

    Mal tenha oportunidade de ler, direi. Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  6. ola!
    qual o livro que gostaste menos, se é que exista?lol
    eu tenho o livro "Volto para te levar" e deste-me mais vontade de o agarrar por completo!
    Gostava de adquirir mais um livro deste escritor, qual aconselhas?
    Boas leituras

    ResponderEliminar
  7. Olá Carol

    Para mim é muito difícil fazer uma escolha dos livros deste escritor, mas existiu um que me marcou bastante e que recomendo vivamente, intitula-se "Estarás ai?" atenção que o título engana muito.
    Bjs Boas leituras;)

    ResponderEliminar