terça-feira, 21 de agosto de 2012

Opinião sobre o livro "A viagem de Luz e de Quim" de Fátima Lopes

A Viagem de Luz e Quim
de Fátima Lopes
Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 171
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896261474

Sinopse
«Uma pessoa que não sonha, não evolui, não vive coisas novas, não passa da cepa torta. São realmente os sonhos que comandam a nossa vida. Quando se deseja e acredita muito numa coisa, ela acontece e no momento certo. Mas acontece, se for o melhor para nós, porque às vezes a vida está preparada para nos dar ainda mais do que sonhámos. Temos é de ser positivos, porque isso abre-nos portas». 

Anos 50. Luz e Quim, duas crianças de 10 e 9 anos, vivem numa pequena aldeia de Portugal entre as dificuldades da vida do campo e a alegria de uma infância feliz passada entre os deveres da escola e os jogos de rua. Quim quer seguir as pisadas do pai e trabalhar de sol a sol no campo. O medo bloqueia-lhe as ambições. Luz sonha com um futuro diferente. A sua imaginação leva-a a entrar na camioneta do Tio Abílio e partir rumo à cidade. Ao desconhecido. Com o coração apertado de saudades, mas confiante de que a vida lhe vai dar tudo aquilo que ela mais deseja. Porque a vida é uma viagem repleta de desafios que se nos aparecem, é porque estamos prontos a enfrentá-los.
               
Minha Opinião:
Por vezes é na simplicidade das palavras e dos enredos que conseguimos obter histórias simplesmente fantásticas, que nos levam a viajar no tempo e através de descrições belas e de diálogos lindos. Este livro é um exemplo vivo, da luta e de como podemos concretizar os nossos sonhos sem nos tornarmos ambiciosos demais nem egoístas.
Maria da Luz, mais conhecida por Luz é uma menina muito inteligente e muito aplicada na escola, Quim o seu irmão mais novo um ano, é mais preguiçoso e menos sonhador, sem grandes ambições. Luz e Quim retratam uma família pobre da década de 50 que vive no interior do nosso país, o grande sonho de Luz é vir a ser professora, mas para isso tem que se deslocar para Lisboa após terminar a antiga 4.º classe, algo que ela sabe que não pode concretizar devido à pobreza extrema em que a família vivia. Contudo Luz continua a querer ir viver para a capital e ser alguém, ter um trabalho digno, para poder aliviar a família das aflições do dinheiro.
Após muitos pensamentos, muitas conversas com a sua mãe e com a sua professora, a mãe de Luz pede à sua irmã que morava em Lisboa, para receber a sua filha em casa dela, Luz só tinha 10 anos.
Este é um retrato muito bonito sobre a vida de uma menina de 10 anos que sai da sua aldeia para ser uma mulher com M maiúsculo.

Este livro de Fátima Lopes é de leitura fácil mas transmite muitas lições de vida, tal como está escrito na contracapa é dos 8 aos 80 anos. Aconselho a sua leitura que apesar de simples maravilhou-me muito. O livro está dividido em catorze capítulos e cada um deles começa com uma frase, qual delas a mais bonita. Vou transcrever a frase inicial de cada capítulo pois achei maravilhosas e certamente vou querer reler-las.

CAPITULO 1
"Sempre com os pés bem assentes no chão, os horizontes bem definidos e a certeza de que mereço o melhor. Só abrindo-me a receber tudo o que a vida tem de bom para me dar, sou capaz de os outros."

CAPITULO 2
"Uma pessoa que não sonha, não evolui, não vive coisas novas, não passa da cepa torta. São realmente os sonhos que comandam a nossa vida. Quando se deseja e acredita muito numa coisa, ela acontece e no momento certo. Mas acontece, se for o melhor para nós, porque às vezes a vida está preparada para nos dar ainda mais do que sonhámos.  Temos é de ser positivos, porque isso abre portas."

CAPITULO 3
"A imaginação faz maravilhas"

CAPITULO 4
"Está tudo dentro de ti, da tua cabecinha. As pessoas que se perderam foram aquelas que usaram as suas cabeças contra elas próprias."

CAPITULO 5
"O medo bloqueia tudo, só serve para atrasar a nossa vida e ainda por cima tem o poder de criar aquilo de que temos medo."

CAPITULO 6
"Se alguém viveu uma situação negativa, isso teve a ver com a sua forma de pensar e funcionar. Não quer dizer que tu vais viver a mesma coisa. Portanto não projectes a tua vida em função da dos outros. Escuta-te a ti, ao teu interior e projecta o que tu realmente queres para ti e acreditas ser o melhor."

CAPITULO 7
"Não desperdices o teu tempo com críticas. Aprende a interpretar o que acontece e lembra-te sempre que é mais uma oportunidade de evoluir."

CAPITULO 8
"A vida anda sempre para a frente, mesmo quando o coração pede para que paremos o tempo."

CAPITULO 9
"Sê ambiciosa e goza cada ambição realizada. Acredita em ti, reconhece tudo o que tens de bom e tudo o que tens capacidade de concretizar. Os outros só reconhecerão o teu valor, se tu o reconheceres primeiro."

CAPITULO 10
"é mais útil na nossa vida um estado de tristeza por causa de uma verdade do que um estado de alegria por causa de uma mentira. A pessoa que não sabe aceitar e respeitar opiniões diferentes das suas perde constantemente a oportunidade de evoluir."

CAPITULO 11
"Sejam bons seres humanos, respeitem-se a vós e aos outros, oiçam o vosso coração e a vida vai dar-vos o melhor, a todos os níveis, simplesmente porque merecem."

CAPITULO 12
"Já percebi que ser mais ou menos não é nada. Ou se é bom ou se é mau e eu quero ser boa."

CAPITULO 13
"Quando um desafio vem ter comigo, é porque eu estou pronta para o realizar com sucesso! Não vou dizer que não por medo."

CAPITULO 14
"Tudo é possível. Depende só da nossa cabeça e das pessoas que escolhemos para o nosso universo."

Aconselho a leitura do livro eu gostei muito.
Classificação Gostei muito_ 4.
Boas leituras;)

2 comentários:

  1. Pronto! Depois de ler a tua opinião acerca do livro já me deu vontade de ir comprá-lo!
    Realmente, deve ser lindissimo e uma lição de vida para todos nós.
    Beijinhos e boas leituras*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é um livro simples mas uma lição para a vida. Senti o meu eu mais rico depois de ler este livro.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar