sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Minha Opinião sobre "O Miúdo Que Pregava Pregos Numa Tábua" de Manuel Alegre


O Miúdo Que Pregava Pregos Numa Tábua
de Manuel Alegre
A fluidez de "Cão como Nós" no universo mágico de "Alma".
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 112
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722039857
Coleção: Autores de Língua Portuguesa

Sinopse:
«Entretanto o miúdo cresceu, quer seja o que pregava pregos muito direitos numa tábua, quer o que engoliu os comprimidos do avô, quer o que se rebelou contra a humilhação das mangas curtas, quer os outros todos ou eu próprio, que não sei se fui cada um deles menos um, este que conta e tem tendência ora a efabular ora a querer ser tão verdadeiro que põe em dúvida o que de facto foi e até de si mesmo suspeita. Seja ele quem for, o certo é que o miúdo cresceu. E agora está aqui (mas ainda será ele?) a ver se consegue escrever um livro, sem saber o quê nem como. Pois que outro livro pode escrever-se? Vida de tantas vidas na tão curta vida.»

Minha opinião:
Esta foi uma leitura diferente das que estou habituada a fazer, ao longo do livro que foi lido em duas horas, senti-me de início um pouco perdida mas depois encontrei novamente o formato da escrita do livro "Cão como nós" que já li faz muitos anitos, mas que adorei. 
Ao longo deste livro que eu considero ser uma autobiografia Manuel Alegre fala um pouco da sua infância e da sua vida adulta, tentando por um lado deixar transparecer uma autobiografia e por outro um narrador omnipresente.É um livro simples mas que me prendeu nas suas linhas, aconselho para quem queira uma leitura diferente.
Classificação: BOM _ 4 DE 7.
Boas leituras;)

12 comentários:

  1. Olá Leitora,
    gostei bastante! Não conhecia o livro e mais uma vez sinto que fico sempre a dever bastante aos nossos escritores lusófonos! É algo que vou ter de alterar muito em breve.
    Beijinhos e boas leituras**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina,
      Eu sempre que leio um livro de um autor lusófono fico sempre a questionar o porquê de não ler mais. Acredita que vais gostar, se poderes lê Cão como nós que é uma pérola.
      Beijinhos;)
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Olá Leitora,
      Vou tentar fazer isso :D e apostar em mais leitores lusófonos :)
      Relativamente à saga Casa da Noite, eu já li o primeiro livro, Marcada, há já algum tempo. Nessa altura, lembro-me de ter adorado, até porque tinha acabado há pouco tempo a do Crepúsculo. Apesar da saga Casa da Noite ser mais juvenil, até a história de amor entre os vampiros é descrita assim mais jovialmente, gostei bastante. Ficaste confusa como? Por causa da maneira como o caça-vampiros marca os jovens para serem vampiros?

      Eliminar
    3. Olá Carolina,
      Aconselho-te a leres Mia Couto, apesar de só ter lido um livro no ano passado este ano vou ler Mia Couto, já tenho aqui dois de lado e depois os outros terei que adquirir.
      Não percebi por exemplo, no início ela diz que olhou para o chão e um rapaz estava morto ou talvez não e as conversas com a amiga, são completamente estranhas. Eu li a série do crepúsculo toda e adorei mas os diálogos eram mais normais. Mas tenho de ler agora que tenho os 10 primeiros, ou seja tenho todos que saíram até agora tenho que os ler.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
    4. Olá Leitora,
      continua a ler a saga, não desistas que vais ver que não te arrependes. É uma saga grande e isso é bom, um dia na vida de Zoey Redbird é um dia em cheio, há sempre acção e coisas novas :D É uma saga fantástica! Penso que irá ter 12 livros :D
      Vou ler Mia Couto, agora em fevereiro vou iniciar o romance histórico com a Philippa Gregory, a Rainha Branca. Já leste?
      Beijinhos e boas leituras... :D

      Eliminar
    5. Olá Carolina,
      Vou seguir o teu conselho, e tu lê Mia Couto que não te vais arrepender, eu tenho dois aqui em casa que quero ler este ano e se possível descobrir mais escritores lusófonos. Um escritor lusófono que gosto muito, apesar de só ter lido um livro, é Pepetela, aconselho vivamente tenho aqui a opinião do livro que li dele "A Montanha da Água Lilás", trata-se de uma fábula, acho que vais gostar.
      A Rainha Branca é o primeiro livro de uma trilogia, eu tenho a trilogia mas ainda não li, sei dizer-te que o segundo é A Rainha Vermelha e o último é Senhora dos rios.Depois vou ler desejosa a tua opinião.
      Convences-te-me a ler a saga da Casa da Noite. Sabes ando com vontade de reler os livros do Harry Potter, esta vontade já vem desde que acabou a saga para poder ler tudo de seguida mas não sei, como já sei a história de traz para a frente, e para agravar vejo as personagens dos filmes...tenho que pensar muito bem, mas o mais provável é começar a ler o primeiro para ver o impacto e depois logo vejo.
      Beijinhos e Boas leituras amiga Carolina;)

      Eliminar
    6. Olá :D
      Olha eu já li a saga do Harry Potter mais duas vezes e não enjoa, não se repete, parece que a magia continua intacta naquelas páginas e até conseguimos encontrar detalhes que da primeira vez nos passou ao lado. É o Harry Potter... até tenho medo de ler o novo livro da autora mas tenho medo de ficar desiludida ou de não gostar... não sou grande fã de policiais e depois ela vai ser sempre a autora de Harry Potter e acho k vou sempre identificá-la assim.
      Beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar
    7. Olá:)
      Pois Harry Potter é definitivamente Harry Potter único e para sempre um marco da literatura fantástica, sendo assim acho que vou ler.
      Relativamente ao novo livro dela devo referir que tem sido uma aventura, comprei e li as primeiras 25 páginas, coloquei de parte pelo mesmo motivo que tu apresentas. Depois vendi-o no facebook, não sei se sabes lá existe uma secção de trocas e vendas de livros já tenho vendido muitos e trocado muitos também. Na semana passada trocaram comigo no facebook pois acho que devo dar uma oportunidade ao livro e à escritora, apesar de todas as más críticas que tenho lido. Este é um livro para adultos e não é bem um policial, é mais uma intriga, apesar de ocorrer logo uma morte no início (o que me fez lembrar a morte dos país do Harry Potter, devido ao mistério em redor). Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
    8. Podes dizer-me qual é a página do facebook, se faz favor? Obrigada :)

      Eliminar
    9. Olá Carolina,
      Existem várias páginas vou mandar-te os links:
      https://www.facebook.com/groups/282392208543866/

      https://www.facebook.com/groups/108392072610067/

      https://www.facebook.com/groups/grupodoslivros/

      https://www.facebook.com/groups/151446311645667/

      Ainda existem mais mas através destas chegas às outras.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  2. Lembro-me que tentei ler um livro do M. Alegre há alguns anos, mas fiquei-me por isso mesmo, "tentativa".
    Talvez daqui a uns anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana,
      Existem alturas para tudo e nem todos temos os mesmos gostos. Mas muito honestamente tenta ler Cão como nós.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar