sábado, 6 de dezembro de 2014

Minha Opinião sobre o livro "A Revolta"Terceiro e último livro da trilogia Os Jogos da Fome de Suzanne Collins

A Revolta
Os Jogos da Fome - Livro III
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 280
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722346535
Coleção: Via Láctea

Sinopse:
"Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…" retirado do site wook

Opiniões:

«Este volume final da trilogia Jogos da Fome... é porventura o mais belo, um romance magnificamente orquestrado que triunfa a todos os níveis.» 
Publishers Weekly 

«Fiquei completamente obcecada por este livro.Os Jogos da Fome é uma obra extraordinária.» 
Stephenie Meyer

«Não conseguia parar de ler.»
Stephen King

Minha opinião:

Acabei a trilogia Os Jogos da Fome de Suzanne Collins que gostei bastante e recomendo. Dos três livros o que mais gostei foi sem dúvida o segundo, prendeu-me mais e teve um final surpreendente que eu não podia imaginar nem nos meus pensamentos mais hilariantes. O primeiro livro foi também muito bom apesar de ter sido uma introdução à história  dos Jogos da fome foi muito bem conseguido assim como este último livro. Este livro foi uma surpresa pela positiva pois ao contrário do que li na blogosfera, que o considera na sua maioria um livro que deixa muito a desejar para terminar a saga, eu devo dizer que o adorei em todos os seus pormenores. Gostei imenso das dúvidas da Katniss em ser ou não o mimo-gaio, gostei do afastamento dela do Caio, do que o Capitólio fez ao Petta e da sua tentativa de recuperação no distrito 13. O modo como os soldados do distrito 13 conseguem invadir o distrito 2 e a forma como invadem o Capitólio.
Gostei do livro contudo podia ter mais um pouco de acção e menos descrição este é o único ponto que tenho a apontar a este livro, contudo fazendo uma análise todos os três livros têm estas reflexões da Katniss o que torna o livro menos "movimentado" mas que depois dá uma adaptações fenomenais à sétima arte.
Tenho que salientar que este livro é a meu ver um livro de sentimentos em que nos encontramos no interior de Katniss e vivemos com ela todas as suas dúvidas todos os seus anseios e seus devaneios.

Tem spoilers a partir daqui...Muito obrigada ao blog Esmiuçar página a página
"Neste volume Katniss encontra-se no Distrito 13, após o seu Distrito ter sido destruído e mais de 90% da população ter morrido. Felizmente conseguiu ser resgatada da arena, no livro anterior, algo que não foi possível para o Peeta. Ela encontra-se num estado um pouco precário depois de tudo pelo que passou, dá ideia que um pouco da personalidade característica dela ficou na arena. A Presidente dos Rebeldes, Coin, no entanto, quer que ela seja o "Mimo-Gaio", a imagem da rebelião. Katniss acaba por aceitar com algumas condições, dentro as quais, a imunidade de todos os tributos capturados pelo Capitólio e ser ela a matar o Presidente Snow. Assim, a Katniss, o Finn e o Gale intervêm nas guerras que se vão desenrolando nos vários distritos até estes caírem, enquanto isso, são filmados para irem aparecendo na televisão interrompendo as emissões do Capitólio, graças às habilidades do Beete.
Entretanto o Peeta, a Annie (a paixão do Finn e futuramente sua esposa) e a Johanna são resgatados do Capitólio. Seria uma excelente noticia se o Peeta não achasse que a Katniss é um Mute, e não um Mute qualquer, um "Mute nojento"... Really, Peeta? Um "Mute nojento"? Andaste a beber veneno de vespas batedoras? Mas foi exatamente isso que aconteceu, a forma do Capitólio o torturar era injetando veneno de vespas-batedoras, provocando fortes alucinações. Isto fez com que as memórias dele sobre a Katniss fossem alteradas e agora ele quer matá-la.
Quando todos os distritos pertencem aos Rebeldes está na altura de invadir o Capitólio. A Katniss pertence ao pelotão do Finn e do Gale, estando responsáveis por fornecer imagens para a câmara, não estando por isso na linha da frente. Mas quando um dos elementos do pelotão morre, a Presidente Coin envia o Peeta para substituir. Isto mostra logo que algo não está bem, com esta atitude a Presidente Coin só pode crer que o Peeta se livre da Katniss. No entanto, o Peeta começa a tentar decifrar quais as memórias verdadeiras e quais as falsas, umas vezes com sucesso e outras vezes nem por isso, encontrando-se de baixo de uma forte vigilância.
Vários acontecimentos levam a uma falsa missão por parte da Katniss, responsável por matar o Presidente. Durante essa missão são vários aqueles que morrem, e eu gostava de realçar o Finn, era uma personagem que eu gostava particularmente, mas é uma guerra e nem todos sobrevivem. 
Quando a Kat se aproxima da mansão de Snow, são largadas bombas sobre várias crianças que se encontravam aí concentradas, então entram vários paramédicos rebeldes para as socorrer. Quando as bombas voltam a explodir. Este tipo de bombas tinha sido desenvolvida pelo Gale e pelo Beete no Distrito 13. Paramédicos rebeldes disse eu. Mas não disse quem se encontrava entre eles, a rapariga pela qual tudo começou, a Prim. É muito de desconfiar que uma rapariga de 14 anos tenha ingressado nesta missão, por isso, mais outra coisa contra a Coin.
Katniss assiste a tudo, quando acorda está novamente num estado bastante precário, o Capitólio caiu e a Coin é a nova Presidente. E Kat será a responsável por matar Snow, tal como tinha pedido. Ao divagar pela mansão encontra o Snow, e ele diz-lhe que não foi o responsável pelas bombas que mataram Prim, e todas aquelas crianças, e sim a Coin. Antes do julgamento os 7 tributos vivos votam se querem ver realizado uns Jogos da Fome com apenas crianças do Capitólio, diretamente relacionadas com as pessoas de poder. Obviamente a Katniss votaria contra, mas aí é que se enganam! Sinceramente não percebi o porque de ela concordar, não faz qualquer sentido e é algo que fica meio perdido no livro.
Durante o julgamento, que se segue à votação, a Rapariga em Chamas tem acesso ao seu arco e a uma seta, o ex-presidente está preso e ela só tem de lhe acertar no coração. E acerta mesmo em cheio, mas no da Coin.
A Katniss é presa num quarto e aí fica com ideias de suicídio, incapaz de realizar. Quando sai descobre que foi julgada e considerada inocente. Regressa ao Distrito 12, com o Haymitch, onde demora a recuperar do estado em que se encontrava. Mas consegue com a ajuda de um Peeta quase recuperado, um Peeta que confessa amar, com quem casa e tem 2 filhos."Retirado do site Esmiuçar página a página  

Adorei a trilogia aconselho vivamente a leitura dos livros e só depois a visualização dos filmes.

Esta trilogia é a minha preferida logo a seguir à saga do Harry Potter. 
Boas leituras;)

Adaptação ao cinema:
A adaptação ao cinema foi feita em dois filmes até agora só saiu o primeiro e é deste que vou deixar aqui o trailler.

2 comentários:

  1. Olá :)

    FIco contente que tenhas gostado. :) Também eu vi muitas opiniões negativas a esta trilogia. No entanto, também consta agora na minha lista de livros favoritos :).

    Boas viagens,
    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana
      Gostei muito virou mesmo uma das minhas trilogias favoritas.
      Boas leituras;)
      Bom final de semana prolongado...

      Eliminar