sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Minha Opinião sobre o livro "Encontra-me no Fim do Mundo" de Nicolas Barreau

Encontras-me no Fim do Mundo
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 216
Editor: Quinta Essência
Capa: Neusa Dias / Oficina do Livro,Lda.
ISBN: 9789897260513
Preço:14,40 euros

Sinopse:
"Jean-Luc Champollion é aquilo a que os franceses chamam um homme à femmes. O encantador proprietário de uma galeria bem-sucedida ama a arte e a vida, é muito sensível ao encanto das mulheres, que de bom grado lho retribuem, e vive num dos bairros da moda de Paris, em perfeita harmonia com o seu fiel dálmata Cézanne. Tudo corre bem até que, uma da manhã, Jean-Luc encontra no correio um envelope azul, e a sua vida muda para sempre. A missiva é uma carta de amor, ou melhor, uma das declarações de amor mais apaixonadas que o galerista já viu, mas não vem assinada: a misteriosa autora decidiu esconder-se e convida-o a descobrir quem é. Jean-Luc fica inicialmente confuso, mas decide alinhar. A remetente anónima forneceu-lhe um endereço de e-mail e desafia-o a responder. Mas a tarefa não é fácil. Em breve, Jean-Luc tem apenas um objetivo: descobrir a identidade da caprichosa desconhecida, que parece conhecer muito bem os seus hábitos e gosta de o provocar incessantemente. Assombrado pelas suas palavras, Jean-Luc segue as pistas dispersas na correspondência, cada vez mais incapaz de resistir à mais doce das armadilhas. O objeto da sua paixão existe apenas no papel e na sua imaginação, mas ele sente conhecer melhor esta mulher do que os quadros expostos na sua galeria, mesmo que nunca tenha visto o seu rosto. Ou será que viu?" retirado do site wook

Vídeo promocional do livro:


Minha Opinião:
Este é o primeiro livro que leio de Nicolas Barreau, apesar de ter em casa o outro livro tão falado:"O Sorriso das Mulheres". Devo dizer que comecei por ler este primeiro porque gostei muito do título e da sinopse, não que não tenha gostado da sinopse do primeiro livro que ele escreveu, mas tem dias e calhou de pegar neste.
O mistério das cartas anónimas foi logo o primeiro ponto que me prendeu quando li a sinopse e quando comecei a ler o livro achei muita piada pois Jean-Luc na sua adolescência tem um grande desastre na tentativa de escrever uma carta romântica, dado ter revelado não ter jeitinho nenhum para a "coisa", diga-mos assim. 
Outra coisa que me cativou bastante foi o desenrolar rápido da adolescência para a fase adulta, em que nos deparamos com uma personagem mas segura e sem grandes receios perante a vida. Jean-Luc é um homem com a vida profissional muito preenchida, a sua vida social também e é considerado um homem com muitas mulheres, ou um homem desejado por muitas mulheres e muito solícito para com elas.
Isto até ao dia em que recebe a primeira carta anónima da Principesca que conseguiu dar como se costuma dizer "a volta ao miolo" do nosso Jean-Luc. Após essa carta seguem-se uma troca de cartas por e-mail, cartas românticas e algumas mais ousadas. 
Ao fim de muita correspondência trocada o final foi a meu ver inesperado, contava com todas menos com aquela pessoa...
O livro tem partes um pouco massudas, a meu ver podia ser mais activo, mais dinâmico tal como nas últimas vinte páginas.
Gostei, recomendo a sua leitura, tem partes cómicas e engraçadas.
Boas leituras! 

5 comentários:

  1. Nossa, que capa mais linda de viver!!! Adoro livros sobre cartas e relacionamentos improváveis, bem como este.
    Olha, aqui no Brasil os livros não são assim tão lindos, é uma pena que estou tão longe de vocês...queria mesmo era ler estas publicações maravilhosas que só os portugueses tem.
    Enviei um email para você com o título "Sobre seu Blog".

    Um grande beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa
      Temos capas bonitas mas vocês também têm capas bem lindas.
      Já estou seguindo você, adorei teu blog, mesmo.
      Boas leituras e muitas beijocas;)

      Eliminar
  2. Olá!

    Não conhecia o livro nem o autor!
    Já anotei para a minha lista que simplesmente não tem fim:)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Já deu vontade de ler.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/BrilhosModa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa
      Então o conselho que posso dar é para leres não te vais arrepender.
      Beijocas vou já ver o teu blog;)
      Boas leituras!

      Eliminar