quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Protegida" de Catarina Broco

Protegida
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 72
Editor: Edições Vieira da Silva
ISBN: 9789898545756
Coleção: Ficção
Capa:Rui Pedro fotografado por Catarina Broco
Preço:8,50 euros

Sinopse:
"Estranhos e coincidentes acontecimentos ocorrem na vida de Aleera Luce, uma adolescente italiana, cujo nascimento ficou marcado na cidade de L’Aquila. Ziel, um rapaz atraente e misterioso, entra inesperadamente na sua vida e altera-a por completo. Uma história de um amor proibido por vários segredos." retirado do site wook

Minha Opinião:

Este é o primeiro livro-conto de Catarina Broco, mas nem por isso deixa de ser um livro-conto de qualidade, pelo menos eu gostei muito. Gostei da história em si e da forma como é relatada, da forma como a escritora escreve.
O livro-conto inicia com um acontecimento catastrófico que leva ao nascimento da personagem principal, Aleera Luce, que com o seu nascimento levou à morte da sua amada mãe. Dezassete anos mais tarde Aleera, quando tenta salvar o seu cão Sam de ser atropelado, fica fascinada por um estranho que a auxilia nos momentos de maior aflição relatados ao longo do livro, o seu nome é Ziel. Órfã de mãe, ela vive na sombra da mesma que não conheceu mas idolatra. Com o avançar da história ela acaba por conhecer melhor o seu passado. Isto porque a sua amável vizinha conta-lhe algo que a mãe de Aleera queria que só a sua filha soubesse, a sua mãe tem uma coleção de diários onde relata toda a sua vida e a primeira coisa que Aleera leu, no recanto do seu quarto, foi que a mãe tal como ela via Ziel, a sua mãe ouvia uma voz, e essa voz disse-lhe que se ela engravidasse só uma ia sobreviver. Tal facto foi um choque para a jovem Aleera. Afinal Aleera tinhas muitas presencias com a sua amada mãe. Aleera acaba por descobrir o grande segredo de Ziel.
Estamos perante uma história de amor e mistério que vai crescendo nos encontros e desencontros destas duas personagens principais. Ciúmes e desilusões são algo que é previsto no desenvolver da história. E que acaba sempre por ser uma boa forma de prender o leitor.
A história desenrola-se a uma velocidade vertiginosa, podendo ter sido em algumas partes mais explorada, desenvolvida, pois acho que só teria a ganhar em termos de enredo e evitava um final a deixar o leitor a querer saber mais.
Apesar de saber que existe o livro Protegida II acho que poderia ter sido tudo compilado num único livro, talvez fosse mais interessante.
Não quero com isto dizer que não gostei, antes pelo contrário, gostei bastante, o problema agora é encontrar o segundo livro, daí poder ser tudo num só livro.

Aconselho a leitura é rápida e interessante. 

2 comentários:

  1. Que pena que é a história se desenrola assim tão rapidamente pois, quando a trama é boa, a gente não quer que termine né. Adorei a premissa do livro e leria com certeza.

    Um beijo,Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa
      Acredita que tinha enredo para mais e bem interessante, tenho pena que não tenha sido aproveitado.
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar