terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro ""Os 30" de Filipa Fonseca Silva

Os 30
Nada é Como Sonhámos
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 176
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557233
Coleção: Romance
Capa: Maria Manuel Lacerda
Preço:13,90 euros

Sinopse:
"Filipe assume-se como um coleccionador de relações falhadas e continua preso à sua paixão de adolescência. Maria foi deixada pelo namorado três meses antes do casamento e procurou curar-se do desgosto com uma longa viagem; e Joana, menina do papá controladora e moralista, acabou por dar o nó com o rapaz errado, vivendo um relacionamento de fachada por mero oportunismo. Os três conhecem-se desde os tempos da faculdade, quando faziam parte de um grupo de amigos muito unido e cheio de sonhos e expectativas; mas a vida - com as suas voltas e reviravoltas às vezes ingratas - encarregou-se de os ir afastando, e está na hora de todos se juntarem para, finalmente, falarem do que os une e do que os separa.

Durante um jantar no qual tilintam os cristais e brilham os talheres de uma Joana cada vez mais convencional, demasiadas surpresas ameaçarão, porém, a ordem natural das coisas: revelações e encontros imprevistos, reconciliações e jogos de sedução, transgressões e actos de adultério. No fim, já se vê, nada será como antes. Como uma espécie de "Os Amigos de Alex do século XXI", este é um romance extremamente lúcido sobre o fim da inocência e os percursos de um grupo de jovens que, entre paixões e desilusões, chegam, mesmo sem querer, à idade adulta. Com doses iguais de humor e realismo, a autora capta de forma perspicaz o sentimento de uma geração a que chamaram «rasca», fazendo o seu retrato ao mesmo tempo indulgente e implacável."retirado do site wook

Minha opinião:

Este é um livro mais "leve" do que o anterior, que li da autora, mas nem por isso menos intenso. Mas aqui a intensidade é muito diferente.
Imaginem um grupo de amigos do tempo da faculdade que não se encontra faz algum tempo, juntos novamente num jantar, alguns sozinhos, outros casados, outros acompanhados...uns felizes, outros conformados e alguns simplesmente infelizes, mas claro que estes últimos não o deixam mostrar.
Os desabafos, as agressões verbais as tentativas de lições de moral...tudo isso junto ao longo de uma noite em que vai imperando o álcool, a coca e a erva. Com toda esta mistura as pessoas acabam por dizer verdades que não querem, fazer  coisas que não devem e enfim ....não vou adiantar mais. Li o livro numa noite onde me fartei de rir e de chorar de tanto rir. Esta escritora é simplesmente brilhante e vou seguir as suas pisadas.
Boas leituras!

5 comentários:

  1. Olá,
    Nunca li nada da autora mas gostei muito da tua opinião. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre as personagens e sendo uma leitura "leve" só me cativou ainda mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Apesar de ser uma leitura leve as personagens são muito bem construídas e algumas complexas que representam as da sociedade actual, foi uma das coisas que mais me cativou, tenho a certeza que vais gostar destes dois livros da Filipa Silva.
      Beijocas e boas leituras!

      Eliminar
  2. Há pouco escrevi um comentário aqui, mas se não ficou publicado peço para veres o vencedor da rubrica da segunda feira referente a Janeiro.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha
      Não é hábito meu não publicar os comentários mas se o fiz peço desculpas, vou ver o que me pedes.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  3. http://viajarpelaleitura.blogspot.pt/2015/02/its-monday-what-are-you-reading.html

    ResponderEliminar