domingo, 15 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "O estranho ano de Vanessa M." de Filipa Fonseca Silva

O Estranho Ano de Vanessa M.
de Filipa Fonseca Silva
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 200
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722528641
Design da capa: Ana Monteiro
Preço:13.95 euros

Sinopse:
"Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros. 
Fluido, divertido e fresco, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos nessa autodescoberta de 365 dias e faz-nos reflectir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão, através de episódios trágicos e cómicos que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar. Porque a busca da felicidade não tem prazo e a chave para abrir essa porta está dentro de nós. 
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana." retirado do site wook

Críticas de imprensa:
«Um livro que se devora de uma ponta à outra. Se ainda não conhecem a Filipa Fonseca Silva, deviam conhecer. É uma autora talentosa e escreve uma história bestial.»
The Thursday Interview

«Acreditem: nunca uma crise de meia-idade foi retratada de melhor forma.»
The Chicklit Pad

Minha opinião:
Este foi o primeiro livro que li desta escritora, apesar de ter adquirido mal saiu, pois a sinopse fascinou-me bastante e também tinha em casa um outro livro dela que ainda não tinha lido e a ideia na altura era ler este e depois o outro, que se intitula "Os 30- Nada é como sonhamos". Quando estava a ler na internet um artigo e me apercebi que Filipa Silva é a primeira portuguesa no Top 100 Amazon, e eu feita pateta com os dois únicos livros dela em casa e não os tinha lido agarrei logo neste livro para uma leitura realmente boa, muito boa.
É um livro de leitura fácil, que retrata o quotidiana de muitas famílias. 
Vanessa é uma mulher que tem necessidade de mudar a sua vida, de pela primeira vez fazer o que ela quer da vida, de gerir os seus dias. Vanessa é a personagem principal que desde sempre conviveu com uma mãe austera, o que fez com que Vanessa se licencia-se em gestão tal como a mãe queria, casou aos 23 anos e passado um ano já era mãe de uma menina Mimi, tudo como manda a cartilha das boas famílias. Amava o seu marido e ele também a amava, mas ao fim de 10 anos de casamento o amor continua mas desvanece e as pequenas coisas que fazem manter a chama acesa do amor foram apagando. Vanessa estava farta, torna-se uma mulher exasperada com o rumo que a sua vida levou, em muito contrário aos seus desejos. Um tédio insuportável de que tomou consciências nas consultas que frequentava por imposição do tribunal. Atitudes impetuosas como o estranho abandono de Mimi.

Ela deixa a família, vai para a casa da tia, mais tarde acaba também por deixar o emprego e montar o seu próprio negócio.
Será que Vanessa volta para casa, para junto da família que ela aprende a amar?
Ou encontrará um outro amor que a faça mais feliz e inicie tudo de novo?
Ficará Vanessa sozinha?
Este é um livro que vale mais que a pena ler é fabuloso, leiam...levantem numa biblioteca ao pé de vocês caso não queiram comprar, mas leiam não se vão arrepender;) 
Boas leituras;)  

2 comentários:

  1. Olá,
    Parece ser um bom livro. A tua opinião deixou-me curiosa.
    É pena que a biblioteca onde vou não o tenha (vou procurar melhor) mas posso sempre adquiri-lo, vou é demorar mais algum tempo a ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Olha é uma leitura que vale a pena ser realizada e tem um final inesperado....;)
      Beijocas e boas leituras;)

      Eliminar