domingo, 29 de março de 2015

Minha opinião sobre o livro "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" de Patrick Ness

Sete Minutos Depois da Meia-Noite
de Patrick Ness
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722354608
Coleção: Diversos Infantis e Juvenis
Preço:12,51 euros

Sinopse:
"Passava pouco da meia-noite quando o monstro apareceu.
Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar. Fantasia e realidade misturam-se num livro de excepção, com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto."retirado do site wook

Este livro inclui um cartaz ilustrado que me deixou literalmente de boca aberta com a sua beleza...

Inspirado numa ideia original da escritora Siobhan Dowd, que morreu de cancro em 2007, Patrick Ness criou uma história de uma beleza tocante, que aborda verdades dolorosas com elegância e profundidade, sem nunca perder de vista a esperança no futuro. Fala-nos dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para os ultrapassar.

É com ilustrações soberbas que complementam e expandem a beleza do texto que a fantasia e realidade se misturam em Sete Minutos Depois da Meia-Noite.


Sétima arte...


Minha opinião:

Mais um livro fantástico que leio este ano, posso dizer que tem sido um ano de grandes leituras e de descobertas literárias maravilhosas.

Este é um livro muito difícil de descrever. Quando o comecei a ler não imaginava que se trata-se de um tema tão delicado. O escritor relata-nos o quando é difícil para uma criança de apenas 13 anos perder uma mãe com uma doença prolongada e dolorosa como o cancro. A forma como o livro está escrito e as reflexões que me levou a ter é de uma supremacia deveras divinal. Patrick Ness conseguiu escrever um livro fantástico e maravilhoso, sobre um tema tão delicado e premente.

A Monster Calls, título original do livro, é a história de Conor, um rapaz que é visitado por um monstro todas as noites. Este Monstro quer algo de Conor, algo aterrador, a verdade. E para a conseguir vai contar a Conor três histórias, sobre alturas em que se ergueu para falar com outras pessoas, no fim das suas histórias, Conor terá de lhe contar a dele e com ela a verdade. Mas essa verdade é assustadora para Conor, pois faz senti-lo culpado pelo estado de saude da própria mãe. Contudo Conor não tem só o problema da mãe doente, apesar de este ser o ponto mais importante da história, Conor é um menino introvertido e vítima de maus tratos por um grupo de rapazes na escola. É um rapaz que passa como invisível por entre os colegas da escola porque todos sabem o estado da sua mãe, pois a sua melhor amiga acabou por se descair e contar às colegas, ele é até invisível para os próprios professores. Tudo isto o atormenta acrescentando o facto do seu pai viver na América com uma outra mulher e ter um filho ainda pequeno e quase nunca se lembrar que tem este filho, que tanto necessita dos seus carinhos e da sua atenção.
Enquanto a mãe está hospitalizada Conor vai viver com a sua avó materna.
Para além do monstro, Conor terá de lidar de perto com a sua avó, uma mulher – segundo ele – extremamente invulgar, que «usava fatos de calça e casaco feitos à medida, pintava o cabelo para tapar os brancos, e dizia coisas que não faziam qualquer sentido.» Mas estará ele pronto para enfrentar a verdade exigida pelo monstro, assim como a inevitabilidade de ter de passar mais tempo com a avó até a mãe estar curada?

Bom não me vou contar mais nada acho que até já contei de mais sobre o livro que me vai ficar no coração para sempre num lugar muito especial. Amei este livro e recomendo muito vivamente a sua leitura, é de carácter obrigatório.
P.S. Tive de me conter muito para não chorar por isso é mesmo muito bom, pronto eu admito caíram umas lágrimas, sou humana e este livro mexe com os nossos sentimentos.


  
Boas leituras!

6 comentários:

  1. Olá,
    Estes é daqueles livros que nem pegaria nele, para ver a sinopse, por causa da capa que é assustadora.
    Gostei muito da opinião e parece ser um bom livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Este livro surpreendeu-me pela positiva, tal como tu pela capa não o compraria, mas quando li a sinopse fiquei como bichinho atrás da orelha e ainda bem. Como referi este livro vai ficar no meu coração durante muito tempo é maravilhoso. Se puderes lê, acredita que não te vais arrepender.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá :)
    Tenho imeeeensa curiosidade para ler este livro! São só boas opiniões dele, a tua ainda fez com que a minha vontade de o ter e ler aumente.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  3. Olá Sara,
    Este livro é lindo lê logo que possas é um livro que nos ensina muito sobre ultrapassar o sofrimento humano perante a perda de alguém. Vale muito a pena.

    ResponderEliminar
  4. Ai já tinha vontade de ler e agora mais ainda :/

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Aiii, só leio maravilhas deste livro, quero tanto lê-lo. Ainda não o adquiri, mas tenho a sensação que quando o fizer e tiver oportunidade de lê-lo, vou devorá-lo. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar