terça-feira, 8 de setembro de 2015

A minha opinião sobre o livro "Gaspar e Mariana" da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

Gaspar e Mariana
Maria Teresa Maia Gonzalez
Edição/reimpressão:2013
Páginas:128
Editor: PI
ISBN:9789892700953
Coleção: Obras de Maria Teresa Maia Gonzalez
Faixa Etária: a partir dos 8 anos
Preço: 6,36 euros
Livro do Plano Nacional de Leitura.
Livro recomendado para o 3 ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
Comecei a ler:01-09-2015
Terminei de ler:08-09-2015
Sinopse:
«...Ambos ficaram tranquilos. A trovoada era só lá fora e parecia ficar cada vez mais longe da casa da Mariana. Lá dentro, de mãos dadas, os dois amigos já não tinham medo, e a menina começou a cantar a canção da chuva, enquanto, na praia, os barcos dos pescadores baloiçavam, rangendo sobre o mar de chumbo. E de mãos dadas vão, pela vida fora, Gaspar e Mariana, à descoberta do mundo. Felizes como num grande sonho, com céus eternamente azuis e anjos em rodas alegres...» retirado da contracapa

Minha opinião:
Este foi o livro que eu escolhi para ler na primeira etapa do Desafio Regresso à Escola, que consistia em ler um livro que nos recorda-se os tempos de voltar à escola e as nossas leituras mais juvenis.
Já tinha lido desta escritora dois livros muito bons para a categoria juvenil, foram eles:"Lua de Joana" e "O Guarda da Praia". Desta forma não estava completamente em branco quanto ao tipo de escrita de Maria Gonzalez. Contudo, ela consegue sempre surpreender-me, isto porque, tendo em conta que este é um livro do PLN para o 3 ano, contava que fosse uma história leve. Não estou a dizer que não tem um enredo leve e acessível à faixa etária mas o tema abordado é forte.
Ao longo desta leitura deparei-me com uma amizade enternecedora entre Gaspar e Mariana, inseparáveis para o bem e para o mal. Gaspar descreve o mundo a Mariana que é invisual mas é muito atenta a tudo o que a rodeia e não deixa que nada lhe passe ao lado.
As tardes de Mariana na companhia de Gaspar começam a ocorrer após a morte da avó Bia, de Mariana, a pedido da mãe da mesma a Gaspar. Ele gostava de estar com Mariana, faziam companhia um ao outro e era uma maneira de ela o forçar a fazer os trabalhos de casa.
Mas os constantes questionamentos de Mariana a Gaspar sobre onde estava a avó Bia, levaram o menino a dizer que esta estava no céu em cima do telhado da sua casa. E vai ser aqui que vão começar a surgir os reais problemas, aventuras perigosas que acabam por levar a um final, para mim, inesperado e trágico.
Recomendo vivamente esta leitura.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!

10 comentários:

  1. Olá Carla
    Nuncia li a Lua de Joana, mas gostava de ler. Este livro também parece bem interessante!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Olha eu li e gostei mesmo muito. Apesar de achar que para a faixa etária que é recomendado é um pouco pesado pois foca a o tema da perda e morte.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Carla,
    Ainda bem que gostaste do livro.
    Não fazia ideia do tema. Deve ser interessante ver como é abordado, tendo em conta que é escrito para crianças do 3.º ano.
    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim a abordagem do tema é feita de uma forma muito delicada.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Carla
    A Lua de Joana é um dos livros da minha vida <3
    E este livro também parece bastante interessante.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Este livro é muito interessante na perspetiva da abordagem de temas pouco comuns para crianças tão pequenas. Vale a pena ser lido.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Viva,

    Nunca li nada e nem conhecia confesso, vejo que recomendas se tiver oportunidade e disponibilidade vou ler, registado ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É um livro muito terno e bonito se puderes lê acho que será um bom tempo de leitura.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá,
    Desta autora já li A lua de Joana e gostei muito. :)
    Pela tua opinião parece-me que este livro, apesar de ser escrito para determinada faixa etária, também vale muito a pena ler.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Este livro é a meu ver ainda melhor que A Lua de Joana, transmite outros valores que me cativaram e prenderam muito à leitura. Mas já li A Lua de Joana faz muitos anos por isso é melhor não estabelecer comparação. Só posso referir que esta escritora tem sempre em linha de conta nos seus livros temas pertinentes e bastante interessantes para a faixa etária a que se destinam.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar