segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Harry Potter e a Ordem de Fénix" da escritora J. K. Rowling


Harry Potter e a Ordem da Fénix

de J. K. Rowling;
Tradução: Isabel Fraga
Edição/reimpressão:2014
Páginas: 752
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722331005
Coleção: Estrela do Mar
Preço: 18.81 euros
Não comprei pois já o tinha desde que saiu.
Comecei a ler: 21-11-2015
Terminei de ler: 23-11-2015
Sinopse:
«Este tem sido um Verão ainda mais insuportável que o costume, para Harry Potter. Sozinho com os Dursleys, não consegue perceber por que razão Ron e Hermione lhe enviam respostas tão vagas às suas cartas. Isolado do mundo mágico a que pertence, Harry segue atentamente os noticiários, convencido de que até os Muggles se aperceberão de alguma coisa, Lord Voldemort voltar a atacar... E é então que os acontecimentos se precipitam. Parece impossível, mas, no bairro mais muggle do mundo muggle, Harry é emboscado por Dementors! Para salvar a sua vida e a do primo Dudbley, Harry não tem outra hipótese senão usar magia - mesmo sabendo que isso significará a sua expulsão mais que certa de Hogwarts. Enquanto o Ministério da Magia continua a não acreditar que o terrível Senhor das Trevas está de volta, Voldemort e os seus fiéis Devoradores da Morte já começaram a preparar o seu regresso ao poder. Porém, há uma nova esperança: uma antiga Ordem secreta, da qual os pais de Harry fizeram parte, voltou a organizar-se - Dumbledore está atento.
Harry Potter está de volta para mais um ano cheio de perigos, suspense, revelações inesperadas - e, claro, magia! Eis o tão aguardado quinto volume da série que tem vindo a encantar miúdos e graúdos no mundo inteiro, da autoria da incomparável J.K.Rowling.»retirado da contracapa do livro

Harry Potter e a Ordem da Fénix - Trailer

Minha opinião:
Mais uma releitura da maravilhosa saga do pequeno feiticeiro, Harry Potter, e os seus grandes amigos. Tal como o livro anterior, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", mal comecei a ler este livro foi com muito custo que o fui colocando de parte para ir fazendo os meus afazeres. Confesso que quando li esta saga pela primeira vez este não foi o meu livro preferido e até demorei algum tempo, uma semana, para o ler. No entanto, desta vez foi diferente, talvez pelo facto de não ter tido de esperar um ano para o ler, como foi quando estes livros eram lançados. Como o li logo imediatamente a seguir ao anterior, achei o livro maravilhoso, adorei acho que passou a ser juntamente com o anterior um dos meus favoritos. Mas não gosto muito de referir que foi um dos meus favoritos, pois eu adoro esta saga todinha do princípio ao fim. A imaginação de Rowling deixa-me literalmente de "queixo caído", pois com a visualização dos filmes acabei por me esquecer de muitos pormenores dos livros, principalmente deste, não sei bem o porquê.
Este livro tem a continuação divina da saga, aqui já encontro o pequeno feiticeiro, como um grande feiticeiro. O modo como eles conseguem se reunir para fazer os treinos é fabulosa, bendita porta secreta. Adoro a personagem do padrinho do Harry Potter, é uma pessoa justa e amiga, representa bem o papel do pai que o Harry infelizmente nunca teve. 
Até dei por mim a gostar um bocadinho mais do primo Dudbley, coitado não passa de um miúdo mimado e que não se sabe defender sozinho e tornou-se um adolescente carregado de problemas, é o que dá o excesso de mimo que os seus pais lhe deram sempre. Continuo a achar a ideia do afastamento do Dumbledore e a sua substituição por Dolores Umbridge, nomeada directamente pelo Ministério da Magia uma ideia espectacular por parte da escritora.
Aliás cada vez mais admiro J.K.Rowling e logo que termine de ler esta saga fica prometido que no próximo ano de 2016 vou ler os outros livros que tenho dela cá por casa. Estou muito curiosa como será a sua escrita noutro género literário.
Bom com tudo isto, estou mais uma vez rendida à releitura desta saga, acho que foi uma ideia brilhante. Estou a adorar e vou já passar para o livro seguinte para não perder o ritmo.
Upa, não me posso esquecer que a batalha final é muito melhor no livro do que no filme mas isto é somente a minha opinião.
Recomendo vivamente a leitura ou releitura desta saga.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Boas leituras.

6 comentários:

  1. Ois,

    Ai quem me dera ter tempo para reler livros esta seria sem duvida uma saga que gostava de reler, bem tenho mesmo que arriscar assaltar um banco se correr mal um aninho preso, nada demais e aproveito e releio muita coisa :D

    Acho que os livros se vão tornando cada vez melhores e mais sombrios ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Migo,
      Eu estou a ficar mesmo viciada amanhã vou levar para a escola para ler na hora do almoço ;) já estou com o sexto volume a olhar para mim.
      Estou a dar mais valor agora do que da primeira vez, acho que tem a ver com o facto de não ter de esperar um ano para ler o volume seguinte.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá Carla,
    A partir deste livro, só os li uma vez e este foi precisamente, em toda a saga, o que menos gostei. Achei o Harry tão irritante, credo.
    Mas percebo-te. Além disso, nota-se claramente um ponto de viragem no tipo de história, tornando-a mais dark =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Desta vez adorei o livro da primeira achei um pouco seca em comparação com os anteriores, mas no final fiquei rendida. Desta vez talvez por os ler todos de seguida dei mais valor a muitos pormenores que me tinham escapado na primeira leitura. Então agora posso dizer que adorei o livro.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Carla
    Também gostei muito de reler este livro. Na releitura achei particularmente graça à relação da Professora McGonagall com a Umbridge eheh.
    Estou ansiosa para pegar no próximo, é o meu preferido, pelo menos foi aquando a primeira leitura.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Engraçado que também gostei dessa relação ódio- ódio entre as duas.
      Boa leitura para o próximo;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar