Páginas

sábado, 5 de dezembro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Tia Guida" do escritor André Fernandes

Quero agradecer mais uma vez à Chiado Editora por me ter enviado com todo o carinho este livro para eu poder ler e dar a minha sincera opinião.

Tia Guida

de André Fernandes
Edição/reimpressão:Outubro de 2013
Páginas: 186
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789895105410
Colecção:Bíos
Género: Relato
Preço: 9.00 euros
Livro gentilmente oferecido pela Chiado Editora, muito obrigada, mais uma vez.
Sinopse:
"Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti.
Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro."
retirado da contracapa do livro
O escritor André Fernandes:
"André Fernandes nasceu a 1 de Fevereiro de 1991, em Lisboa. Aos 21 anos de idade, licenciou-se em Ciências da Comunicação através da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Um ano depois, publicou a sua primeira obra, "Tia Guida", um livro que fala sobre cancro, tanto para aqueles que o têm como para aqueles que os vêem ter.O Autor nas redes sociais:Twitter - AndréF7Instagram - AndréCF7"retirado daqui
Minha opinião:
Este livro é uma verdadeira história de vida, como todas as histórias de vida em que neste caso foca o cancro, não é um livro fácil de ler. Não pela sua escrita, pois esta é simples e muito bem elaborada, mas pela temática.
Quando falamos sobre o cancro não é fácil, quando lê-mos um relato verídico sobre o mesmo ainda mais difícil é, pelo menos para mim.
Contudo, ao ler este livro tomei-o como uma lição de vida, de força de vontade pela luta desta doença devastadora, que certamente já levou alguém das nossa família, infelizmente da minha já levou várias.
Escrever sobre este livro é difícil para mim, mexeu e remexeu com os meus passados e de que maneira.
Adorei ler a forma como a Tia Guida lidou com a doença o modo como teve o incondicional apoio dos familiares,  a forma como os médicos lidaram com a paciente pode nem sempre parecer a mais correcta mas por vezes eles também não sabem o que fazer, pois acima de tudo são seres humanos, também nutrem sentimentos pelos vários doentes oncológicos que lhes passam pela mão.
Acima de tudo é uma história de amor, carinho, afecto e muita esperança no futuro. Porque mesmo com cancro o doente continua e tem de continuar a pensar que vai haver um futuro, que a doença é só uma provação, e que ele vai conseguir superar.
Este livro é de uma beleza enorme a todos os níveis eu adorei as poucas horinhas que demorei a o ler, apesar de me fazer recordar passados, como já referi, este livro é de esperança.
Recomendo vivamente a sua leitura.
Classificação de 5***** no Goodreads
Obrigada Chiado Editora por apostar em escritores portugueses, com este enorme potencial para a escrita.

Excelentes leituras!

2 comentários:

  1. Muito obrigado por estas palavras! Um beijinho de amizade deste ainda muito "tenro" autor que ficou verdadeiramente comovido com esta análise. Onde quer que a minha tia esteja, tenho a certeza de que ganha mais luz, sempre que uma vida contacta com a dela. Obrigado por isso.

    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá André,
      Ainda bem que gostas-te da minha opinião, fico muito feliz por isso. Mas quero que saibas de é uma opinião sincera e sentida, já passei por isso e admiro a for como passas-te para o papel toda a história.
      Espero vir a ter o prazer de ler outros livros teus, não deixes de escrever.
      Beijinhos.

      Eliminar