terça-feira, 11 de abril de 2017

Opinião I "Crónicas de Paixões e Caprichos" (Bridgertons #1) da escritora Julia Quinn

 
Crónicas de Paixões e Caprichos
Série Bridgerton - Volume I
Julia Quinn
Editora: Asa
N.º de páginas: 368
Sinopse:
As mães casamenteiras da alta sociedade londrina estão ao rubro: Simon Bassett, o atraente (e solteiro!) duque de Hastings, está de volta a Inglaterra. O jovem aristocrata mal sabe o que o espera pois a perseguição das enérgicas senhoras é implacável. Mas Simon não pretende abdicar da sua liberdade tão cedo…
Igualmente atormentada pela pressão social, a adorável Daphne Bridgerton sonha ainda com um casamento de amor, embora a sua espera por um príncipe encantado comece já a ser alvo de mexericos. Juntos, os jovens decidem fingir um noivado, o que garantirá paz e sossego a Simon e fará de Daphne a mais cobiçada jovem da temporada.
Mas, entre salões de baile e passeios ao luar, a paixão entre ambos rapidamente deixa de ser ficção para se tornar bem real. E embora Daphne comece a pensar em alterar ligeiramente os seus planos iniciais, Simon debate-se com um segredo que pode ser fatal…
 
Opinião:
Finalmente um livro da Julia Quinn lido, já não era sem tempo. Eu sou amante de romances de época, quem segue o blog sabe que até à data a minha escritora favorita dentro deste género é Madeline Hunter, no ano que passou deliciei-me a ler a quadrologia  "As flores mais raras". Agora que conheci a escrita de Julia Quinn confesso que a coloco no mesmo patamar de Madeline Hunter. Logo, a leitura deste livro foi para mim uma agradável surpresa. Fico feliz por o ano passado ter investido na aquisição da Série toda que é constituída por nove livros.
Primeiro gostava de referir que a família Bridgerton que dá nome à série é uma família enorme constituída por rapazes e raparigas e pela super mãe Violet, que tem o importante papel de arranjar um bom partido para os seus filhos e filhas. Logo tenho a certeza que a leitura desta Série vai ser muito boa pois cada volume vai dedicar-se a um elemento da família Bridgerton.
Crónica de Paixões & Caprichos é o primeiro livro da Série Bridgerton, como já referi, e conta a história de Daphne Bridgerton e Simon Bassett.
Daphne uma jovem romântica e quer casar apenas  amor  e não apenas porque a sociedade assim o diz, mas com o passar do tempo é pressionada para decidir, principalmente por parte da mãe. Já Simon Bassett cresceu sendo desprezado pelo próprio pai, mas agora está de volta a Inglaterra após saber que o pai morreu, no entanto, não faz parte dos planos de Simon casar e muito menos construir família, os motivos são o que vão apimentar a leitura do livro. Contudo, quando Simon conhece  Daphne e descobre que ela quer casar por amor, ele decidi elaborar um plano onde fingem estar interessados um no outro, para que ele passe a ficar indisponível para a sociedade feminina londrense e já Daphne ficar mais cobiçada e assim talvez consiga encontrar o seu amor. Mas obviamente que os planos não correm como inicialmente tinha combinado.
Existe algo que gostei bastante neste livro pois a leitura era sempre uma diversão para mim, foi o que no livro eles chamam de jornal, que são as Crónicas Da Sociedade De Lady Whistledown, que aparecem no inicio de cada capítulo, a meu ver retratam muito bem a sociedade da época os mexericos e contos e ditos. Um outro aspecto que me chamou muito a atenção era o modo como a mulher era vista, o seu papel na sociedade era casar para procriar, o papel do homem era o comando da sociedade. Nada que já não tivesse verificado nos livros de Madeline Hunter.
Não quero e não vou avançar na história, mas queria deixar aqui a nota que para quem gosta de romances de época não pode deixar de ler esta série.
Da minha parte ficam a saber que estou desejosa por ler o segundo volume, tenho a certeza que vou gostar muito.
 
Classificação de 5***** no Goodreads.
Excelentes leituras.  


1 comentário:

  1. Olá Carla,
    Há uns anos comecei a ler esta série em inglês, e apesar de ainda não ter terminado, gosto bastante. Adoro a interacção familiar!
    Os meus volumes preferidos são o 4º (decicado ao Collin) e o 2ª (o do Anthony).
    Espero que continues a gostar =)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar