segunda-feira, 10 de abril de 2017

Opinião I "Uma Aventura Debaixo da Terra" das escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Uma Aventura Debaixo Da Terra
de Ana Maria Magalhães 
ISBN: 9789722122597
Edição ou reimpressão:
Editor: Editorial Caminho
N.º de páginas:146 páginas
 
Sinopse:

Por baixo da cidade de Lisboa existe um autêntico labirinto de túneis de vários tamanhos e feitios. Uns são antiquíssimos, outros modernos e outros estão ainda em construção. Quem resolve armar em toupeira e se enfia debaixo de terra arrisca-se a ter surpresas bem desagradáveis. Mas também pode encontrar vestígios de outras civilizações... que certas pessoas pretendem ocultar.

Opinião:
Já conhecia os livros da Coleção Uma Aventura, até porque são dos livros mais requisitados na biblioteca das várias escolas por onde passei. No entanto nunca tinha lido nenhum, até porque não está propriamente dentro do género da minha faixa etária, não que eu não leia livros infantis, leio e adoro ler, pois faz-me regressar à minha infância e adoro essa sensação. Mas como costumo ver na televisão a série Uma Aventura, que gosto bastante, nunca senti o apelo pela leitura dos livros.
Mas como estou a participar num desafio anual que é Baixar a Pilha de Livro, dei comigo surpresa por ter vários livros desta coleção na minha estante, certamente adquiri quando tinha os meus sobrinhos pequenos e comprava para eles alguns livrinhos.
Relativamente ao livro, posso dizer que foi uma excelente surpresa, primeiro porque apesar de ser uma história leve, dado que esta coleção faz parte do Plano Nacional de Leitura do 3.º ano de escolaridade, 1.º ciclo; o conteúdo do livro chamou a minha atenção logo no inicio pois fala do terramoto de 1755 com referências científicas muito bem estruturadas para que um menino de 8 anos possa entender.
Gosto muito das personagens das gémeas do caracol, o seu cão; do João e do Fail o seu cão; acho incrível a personagem do Chico e adoro a astucia do Pedro.
Gostei muito da critica social ao funcionamento do departamento das finanças, uma piada que os mais novitos talvez não entendam.
A estrutura do livro está muito bem feita, dá para perceber que é mesmo uma leitura para crianças mas que eu gostei de realizar.
Tenho mais um livro de uma aventura para ler e estou curiosa para ver como será.
Classificação de 4**** no Goodreads.

Boas leituras.



1 comentário:

  1. Olá Carla,
    Acreditas que tenho a série completa até ao volume sobre Timor? E todos lidos ;)
    Gostava de ter a colecção completa mas as autoras ainda continuam a escrever =p
    Beijinhos

    ResponderEliminar