quinta-feira, 15 de junho de 2017

Opinião I "Cinco Dias de Sonho" do escritor Leonardo Silva

Opinião:
Após a já divulgação do livro aqui no blog, conclui a leitura do mesmo.
Eu tenho a perfeita noção que demorei muito tempo a ler este livro e desde já gostaria de referir que em nada teve a ver com a qualidade do livro mas somente com o muito trabalho que tenho tido.
Quando o escritor brasileiro Leonardo Silva me contactou a pedir para ler o seu livro, fiquei muito feliz (ainda estou, muito obrigada, Leonardo), ainda para mais por saber que foi a editora que lhe disse para entrar em contacto comigo (muito obrigada, Chiado editora). Mas quero que fique bem patente que a minha opinião em nada foi influenciada por estes factos.

Comecei a ler este livro um pouco com o pé atrás, por dois motivos principais, que vou referir:
1.º eu não sou (ou não era) amante de ficção científica, sou um peixe fora de água, neste género literário;
2.º detesto livros finos...fico sempre com a sensação de que não vai lá estar tudo, para eu achar que li um bom livro.

Quando o livro me chegou às mãos eu li logo de enfiada 4 capítulos, simplesmente adorei. Depois como já mencionei anteriormente tive de parar e ir lendo, até que o terminei hoje. Tenho pena, mesmo muita pena, de não ter lido o livro de enfiada, dado que é um livro que tem só 111 páginas e com um estilo de escrita que me foi agarrando sempre.
O enredo é muito original, mas atenção eu não sou perita em ficção científica. O livro tem um início que agarra, acho que a qualquer leitor. Já imaginaram como seria acordar num outro planeta? Pois esta é a base do livro. A Terra tem um planeta irmão que se chama Luz. No planeta Luz, onde a personagem principal, Davi, acorda, tudo é diferente mas acaba por ser também tudo um pouco parecido com o planeta Terra. Isto é, as pessoas do planeta Luz são iguais às do planeta Terra, mas no planeta Luz existem dois sois, logo nunca existe noite.
Davi, acorda no planeta irmão da Terra e conhece de imediato Ana que fica muito animada ao saber que Davi é um habitante da Terra, pois isto só vem confirmar que as teses do seu falecido pai estavam corretas. O pai de Ana dizia e tinha provas da existência de fendas entre o planeta Luz e a Terra, por essas fendas poderiam passar pessoas nos dois sentidos.
Não me vou alargar mais, mas este livro, para mim que não era amante de ficção científica deixou-me completamente rendida e muito curiosa por ler mais livros deste género literário.
Adorei o livro, mesmo muito, até porque foi um despertar para um género literário que eu tinha a certeza que nunca iria gostar. Só por ter-me feito descobrir que eu afinal até gosto de alguma ficção científica já valeu a pena.

Devo confessar que estava na dúvida quando atribui a classificação, estava entre dar cinco estrelas ou quatro, optei por atribuir 4 **** no Goodreads, mas aqui no blog dou 4,5. Porquê não atribuir 5 estrelas? Não o fiz por alguns motivos, mas os mais importantes são o facto de não ter um elo de comparação com nenhum livro de ficção científica, para puder comparar o livro com o género (espero que entendam o que quero dizer) um outro motivo, que provavelmente é pateta, mas para mim, que li o livro é válido, este livro devia ter mais páginas... podia ter sido mais aprofundado nas características do nosso planeta irmão e na existência de fendas intergalácticas.

Recomendo vivamente a sua leitura, não façam como eu, e leiam este livro numa tarde ou até menos.

Classificação de 4**** estrelas no Goodreads.

Mais uma vez, o meu muito obrigada ao Leonardo Silva, porque despertou em mim o interesse por outro género literário.
Não posso deixar de agradecer à Chiado Editora por ter permitido a leitura do livro de forma gratuita.

Excelentes leituras para todos;)

5 comentários:

  1. Parece ser um livro bem interessante Carla. :)
    Boa opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,
      Gostei muito do livro, aconselho a sua leitura.
      Obrigada e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá, Carla. Aqui é o Leonardo, o autor. Adorei a sua resenha e toda a sua sinceridade. Fico feliz por ter despertado em ti o gosto pelo gênero ficção científica. Como pôde constatar, a ficção é um dos ingredientes do livro, porque gosto de trabalhar o lado humano. O segundo livro, continuação do primeiro, deverá ser lançado em agosto ou setembro. O seu blog é lindo e acolhedor; a simpatia é algo que brota naturalmente nas suas palavras. Obrigado pela resenha e desejo sucesso em todos os seus projetos. Abraços, Leonardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Leonardo,
      Obrigada mais uma vez por teres despertado em mim o gosto por um género literário que não me despertava grande interesse. Não posso deixar de agradecer as palavras, escritas, que são relativas ao blog em si. Tento fazer o que acho mais justo.
      Adorei o teu livro e fico, ansiosamente, à espera para ler o segundo volume, não imagino sequer como será a sequência, por isso estou mesmo muito curiosa.
      Obrigada por tudo e desejo muito sucesso para os teus projectos pessoais e profissionais.
      Beijocas, boas leituras e escritas.

      Eliminar
  3. Olá Carla
    Também me identifico com os motivos que deste para ficar de pá atrás, mas fizeste ver que no final não se justificam :)
    Muito interessante.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar