terça-feira, 18 de junho de 2019

Opinião | "A Paciente Silenciosa" do escritor Alex Michaelides

Sinopse:
"Alice Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo de moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata -o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra.

A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres.
Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e a desvendar as razões misteriosas que motivaram o assassínio do marido leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo…" site wook


Opinião:
O livro "A Paciente Silenciosa" chamou a minha atenção por dois motivos, pela sinopse que remete para uma narrativa ligada a um hospital psiquiátrico e pelo que sei vai ser adaptado ao cinema, logo tinha que o ler.
Confesso que apesar da elevada expectativa que tinha sobre o livro nunca imaginei que fosse realmente superar o que eu já esperava. Li-o em 3 dias e com o máximo de atenção, para ver se consegui tentar perceber o que estava por detrás de todo o enredo. 
Ao longo da leitura passaram pela minha cabeça montes de finais possíveis, menos o real. O escritor conseguiu levar-me para todos os caminhos e para todos os suspeitos menos para o caminho por ele escolhido.
Alicia mata o seu amado marido Gabriel, com 5 tiros no rosto e depois deixa de falar. Assim sendo é dada como culpada e vai para uma clínica, onde anda completamente sedada. A chegada de Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, vai ser muito importante para que Alicia volte a falar ou não.

Aconselho vivamente a leitura deste livro.
Classificação de 5* no Goodreads.

Boas leituras.

Sem comentários:

Enviar um comentário