Páginas

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

74 # Opinião | "A Escola do Bem e do Mal" de Soman Chainani

 

Sinopse:
"Os primeiros sequestros aconteceram 200 anos antes. Em alguns anos eram dois meninos levados, alguns anos duas meninas, às vezes, um de cada. Mas, se num primeiro momento como escolhas aleatórias, logotipo o padrão tornou-se claro. Um deles era sempre bonito e bom, a criança que todos os pais queriam como sua. O outro era solitário e estranho, uma pária desde o nascimento. Um par oposto, arrancado de juventude e A Viagem de Chihiro"
Este ano, como melhores amigas Sofia e Agatha estão um descobrir onde todas as crianças perdidas vão: a Escola do Bem e do Mal, onde meninos e meninas comuns são treinados para heróis de contos de fadas e vilões. Como a menina mais bonita Gavaldon, Sofia sempre sonhou em ser sequestrada para se levada para um mundo encantado. Com os seus vestidos cor de rosa, sapatinhos de vidro, vidro e devoção a boas ações, ela sabe que vai conseguir como melhores na escola de pós-graduação para o Bem e ser uma princesa de contos de fadas. Por outro lado, temos Agatha, com os seus vestidos deformes pretos, um mau gato de estimação, e que não gosta de quase toda a gente, parece um ajuste natural para a Escola para o Mal. Mas, quando as duas meninas são crianças para a Floresta Interminável, elas encontram os seus destinos invertidos - Sofia é largada na Escola para o Mal, que se tornam os seus alunos feios, aprendem Maldições da Morte, e têm Formação para a maldade, en que Agatha encontra-se na Escola para o Bem, onde reinam príncipes bonitos e belas donzelas todos eles encaminhados para a princesa, e etiqueta. Mas e se o erro é na verdade a primeira pista para descobrir quem Sofia e Agatha realmente são...? A Escola de Bem e do Mal é uma jornada épica para um novo mundo deslumbrante, onde a única maneira de sair de um conto de fadas é viver através de um.

Opinião:
Esta história começa com uma premissa muito interessante a dicotomia entre o Bem e o Mal.
De quatro em quatro anos Gavaldon perde dois adolescentes, por mais que os seus pais e toda a aldeia os tentem proteger, não conseguem. 
Mas afinal o que acontece aos dois adolescentes? Simples, vão para a escola do Bem e do Mal, claro um vai para a do Bem e o outro vai para a do Mal. Esta escola tem como finalidade criar os príncipes/princesas ou os malvados/bruxos/bruxas que entram nas histórias que nós lemos nos livros de fantasia mais concretamente nos contos de fadas. 
Este ano, as escolhidas de Gavaldon são a linda e maravilhosa Sofia e a estranha Agatha que vive numa casa no cemitério. Como é evidente a primeira tem a certeza que vai para a escola do Bem e a outra para a escola do Mal. Contudo, Agatha na realidade não quer ir para escola nenhuma, ela acaba por estar metida em toda esta confusão porque tenta ajudar a Sofia a não ser raptada pelo Reitor. Isto porque Agatha tem toda a certeza que a Sofia é a sua maior amiga, dado que esta última até a vai visitar ao cemitério, não imagina é que a Sofia a visita só para ter boas ações no seu "currículo", assim ajudando as pessoas ela pensa que vai para a Escola das Princesas, ou seja, a Escola do Bem.
As duas raparigas são amigas e é importante referir que nesta escola os Sempre (escola do bem) não se podem dar com os Nunca (escola do mal).
Mas aqui é que tudo muda, pois Sofia vai para a escola do Mal e a Agatha para a escola do Bem. Será que foi erro do Reitor?
Confesso que adorei a Agatha para mim é uma Sempre desde o início e a Sophie é má, todas as atitudes que ela tem é com a finalidade de obter algo em troca.
O final do livro deixa tudo fechado, ou seja, se fosse só um livro estava bem, mas ainda bem que continua pois espero ver a Agatha a ser muito feliz.
Eu gostei mesmo muito deste livro, vou continuar a ler os dois seguintes. Sei que já existe um quarto volume lançado em portugal mas em ebook, espero que saia em livro físico. Existem ainda mais dois livros que ainda não foram traduzidos. 
Apelo que a Lápis Azul, continue a lançar os livros físicos em portugal.
Não posso deixar de referir que infelizmente o livro está com muitas gafes, erros nas palavras, confesso que foi algo que me irritou muito, mesmo muito.
Fiquei muito surpresa por saber que este livro vai virar filme na netflix.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Excelentes leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário