Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2021

44 # Opinião | "Carrie, a Estranha" de Stephen King

 

Sinopse:
"Carrie era a ave rara da escola e o alvo da chacota e da maldade dos outros adolescentes, que passavam a vida a pregar-lhe partidas. Maltratada e brutalmente reprimida pela mãe, uma fanática religiosa para quem tudo é pecado, Carrie direcionava as suas energias para os objetos, fazendo-os moverem-se apenas com o poder da mente. Quando o rapaz mais popular da escola a convida para o baile de finalistas, a tímida Carrie começa a ver-se a si própria de maneira diferente e a ganhar confiança. No entanto, um ato de uma crueldade indizível mudará para sempre o rumo das coisas. Ao ser vítima da mais terrível das humilhações, Carrie liberta por fim todo o seu poder, transformando-se numa arma de terror e destruição. E enquanto todos os presentes no baile se riem dela, as portas trancam-se de repente e o riso depressa dá lugar aos gritos de medo e horror..."retirada do site wook

Opinião:
Este livro foi a minha estreia com o tão aclamado mestre do terror Stephen King.Quando estava a pesquisar as obras do SK fiquei a saber que este foi o seu primeiro livro que ele lançou, curioso também ser a minha estreia com livros de terror e com o escritor. Muito honestamente gostei do livro mas o terror não é de forma alguma a minha praia. Adoro livros de suspense e thriller mas terror não.
Decidi ler este livro para o desafio #maisthriller2 organizado pela Beatriz Costa do canal Beabook na  categoria livro que virou filme, também foi lido para a maratona Estante+leve 2021 do goodreads que a temática era um livro que ocorra na escola.
O que mais apreciei do livro e posteriormente do filme (adaptação de 2013) foi a abordagem a determinados temas, tais como: a educação extremamente religiosa que a mãe de Carrie tenta impingir, o que acaba por ver em tudo pecado; tudo isto leva a que Carrie não tenha tido uma educação mais aberta onde se conversa-se sobre assuntos próprios das mulheres, como a menstruação e os namoros...tudo era pecado para a  sua mãe. Na escola temos a Carrie que não consegue socializar, não foi educada a isso, acabando por ser vítima de bullying. 
Um aspecto que eu achei muito interessante foi a narrativa dinâmica que mistura a vida do cotidiano de Carrie e relatos, entrevistas, os excertos de artigos científicos e relatórios policiais sobre a tragédia que se abateu sobre a cidade de Chamberlain.  A abordagem que ele faz telecinética e a justificação baseada em estudos. Destas partes eu gostei e admito que o livro é bom para quem gosta de terror. Gostei mais do filme, talvez por estar a contar com algo mais violento, mas  mesmo assim arrepiei-me toda.
Foi uma leitura bem rápida, o livro também não é muito grande 270 páginas, que li bem pois como estava na onda de experimentar o Terror fui lendo sempre.  
As partes do livro que mais me marcaram foram:
fanatismo da mãe e os castigos que ela fazia a Carrie, quando a Carrie é gozada pelas colegas no balneário por causa da menstruação e o sangue de porco. Claro que as mortes e tudo mais é pesado mas faz parte do terror do livro.
Tenho pena que não tenha ficado fã deste género mas paciência. Contudo, tenho a plena noção que é um bom clássico do terror, obviamente para mim não tem ponto de comparação, pois foi o único que li do tipo.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Excelentes leituras!
Fique em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário