Páginas

domingo, 4 de abril de 2021

70 # Opinião | "A Cápsula do Tempo" de Lídia Craveiro

 

Sinopse:
"Naquela tarde, Marta Ramires estava longe de imaginar que iria reencontrar o amor da adolescência - Afonso Simões - às portas da morte, depois de vinte anos de separação por conta de entraves familiares. Se Afonso e Marta pensavam que desse encontro resultaria a sua aproximação, estavam muito enganados. A partir desse dia, vêem-se envolvidos numa trama de segredos que ambos tentaram esconder um do outro, até que um dia a verdade vem ao cimo para ameaçar a paz de todos.Será que no meio de tanta mentira, Marta e Afonso conseguem finalmente ficar juntos?

A guerra colonial, e os homens enlouquecidos por ela, é o cenário que abriga esta história de três famílias da aldeia de Galopim, onde Marta Ramires, Afonso Simões e Maria Vargas vivem, cada um à sua maneira, a história dos seus pais, ex-soldados dessa guerra, que voltaram em condições físicas e psicológicas muito diferentes alterando os vínculos da família para sempre." retirado do site amazon

Opinião:
Mais uma autora portuguesa que eu fiquei a conhecer este ano, para o projecto, ler mais mulher e ler português é bom. Confesso que fiquei surpresa com o grande número de livros que Lídia Craveiro já lançou, só depois me apercebi que este desconhecimento talvez se deva ao facto de ela lançar os seus livros na amazon.
Gostei muito deste livro (mais um que li em ebook), pelo facto de abordar mesmo que de uma forma superficial, os portugueses que vieram da guerra no ultramar, e como esta guerra estragou não só a vida dos mesmos como das suas famílias.
Esta é uma história de amor, um amor que foi crescendo com os anos mas que sempre existiu, o amor de Afonso e Marta. Afonso era filho de Adérito, que veio da guerra sem uma perna, que vivia uma vida infeliz e fazia com que o filho também vivesse, Afonso apanhava de cinto, sempre que o pai estava mal. Marta filha de Sérgio, que veio do ultramar, mas como trabalhou como ajudante na enfermaria, as suas dores eram mais escondidas. Tiago e Maria eram filhos do maluco, que também veio sem uma perna da guerra.
A vida destes amigos é contada neste livro, de uma forma tão deliciosa e comovente, como muitos encontros mas muitos desencontros.
Afonso e Marta a dada altura das suas vidas afastam-se e dão um rumo distinto às suas vidas, mas o destino volta a fazer com que os seus caminhos se voltem a encontrar. Contudo, eles já não são adolescentes e têm muitas feridas que a vida lhes deixou.
Uma linda história de amor, carregada de muito sentimento português💓💓💓💓💓
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!
Fique em casa❤

2 comentários:

  1. Muito obrigado por ler e comentar o meu livro. De facto só publico na amazon, porque é muito cansativo correr atrás de editoras que só publicam autores já conhecidos ou figuras publicas que usam ghostwriters. Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Lídia,
      Não tens que agradecer, concordo contigo em relação às editoras, mas tenho muita pena que assim seja.
      Abraço e boas leituras.

      Eliminar