Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2021

71 # Opinião | "After " de Anna Todd

Sinopse:
"Tessa Young é uma jovem reservada e estável que sai de casa da mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade, separando-se pela primeira vez do namorado de sempre, Noah, um rapaz doce e amoroso.

Logo no primeiro dia, conhece a sua companheira de quarto, Steph, e os amigos desta, entre os quais Hardin, um inglês insolente, cheio de tatuagens e piercings. Rápida e inesperadamente, Tessa e Hardin iniciam uma relação intensa mas atribulada, pois ele é um bad boy que só arranja problemas.
Tessa tem de tomar uma séria e dolorosa decisão: será que faz sentido trocar Noah por Hardin, desiludindo a sua super protetora mãe e sabendo que a sua vida nunca mais será a mesma? A menos que… poderá ser por amor?

After é o primeiro livro de uma série criada por Anna Todd cujos personagens são inspirados na banda britânica One Direction. É um caso surpreendente de fanfiction, um fenómeno que começou na plataforma Wattpad, teve mais de mil milhões de leituras e tornou-se no livro mais falado da Internet!” retirado da contracapa

Opinião:
Terminei mesmo agora a leitura deste livro, que já está minha estante à muitos anos.
After foi um livro muito falado tanto nos blogues como nos book tubes, assim que foi lançado em portugal, a ideia que eu tinha do livro era que seria mais um romance cliche. 
Segundo o meu ponto de vista o livro pode ser visto segundo dois prismas distintos, que a meu ver depende da idade que tem o leitor.
Antes de opinar, vou falar um pouco da história deste primeiro volume da série After.
A história é narrada pela protagonista feminina Tessa, ela entra para a universidade e é a típica menina certinha, que se esforçou e estudou muito para entrar na universidade em literatura. Tessa namora à dois anos com Noah mas como ele é um ano mais novo do que ela, não entra na faculdade. Dado que a família de Tessa tem algumas dificuldades económicas, ela vai viver para o campus e divide o quarto com uma menina super à frente quando comparada com Tessa que é a Steph. Tessa conhece os amigos de Steph, e são todos tipo tatuados e com piercings, atenção nada contra, mas isto é importante referir porque todas estas diferenças vão mexer o mundo da protagonista, pois tudo é muito diferente dela.
Bom, avançando...Tessa começa a sair com a colega de quarto, e acaba por se enrolar, com o bad boy da zona o Hardin. Entretanto, acaba com o Noah e acaba por se envolver cada vez mais com o problemático do Hardin. 
Não vou contar mais, apesar de este livro já ter sido lançado em filme, e eu achar que fui a última pessoa a ler.
Iniciei a opinião deste livro a referir que: "Segundo o meu ponto de vista o livro pode ser visto segundo dois prismas distintos, que a meu ver depende da idade que tem o leitor.", mas vou acrescentar que não é só a idade mas a maturidade do leitor.
Ao longo do relacionamento entre os dois personagens principais, eu apercebi-me que este livro foca (não sei se foi ideia da autora) a violência psicológica no namoro. Hardin é um miúdo que tem montes de problemas e é emocionalmente descompensado, assistiu na sua infância à vivência com um pai alcoólatra e viu a sua mãe a ser violada. Mas isto, não pode nem deve nunca servir de justificação para os seus comportamentos erráticos que ele tem com Tessa. Por sua vez a Tessa é aquela menina boazinha que quer salvar o bad boy e que acaba por se magoar a ela própria. Esta é a minha perspetiva do livro, tem um enredo  que retrata uma relação abusiva. Mas se o leitor não tiver a maturidade suficiente de ver que as discussões continuas e permanentes (que a escritora, a meu ver exagerou, dado que bate sempre no mesmo), não são de modo algum normais numa relação entre duas pessoas, que dizem que se amam, o livro pode ter um efeito muito negativo e transmitir uma ideia muito errada aos nossos jovens e não só.
Eu gostei muito do livro, acho que o número de páginas é exagerado, porque está sempre à volta do mesmo, discussão - desculpas - perdão - sexo.
O final deixa tudo em aberto para a leitura do segundo volume, que vou realizar pois já o levantei na biblioteca.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!
Fique em casa❤

Sem comentários:

Enviar um comentário