Páginas

sábado, 2 de outubro de 2021

182 # Opinião | "Capitão Rosalie" de Timothée de Fombelle

 

Sinopse:
"Tenho um segredo. na escola, todos pensam que estou a sonhar. Mas eu sou um soldado em missão.
Corre o ano de 1917. Rosalie é uma menina de cinco anos e meio. O pai está longe, em combate, e a mãe trabalha na fábrica de armamento da aldeia. Rosalie passa o dia na escola dos rapazes crescidos. É a menina em quem nem sequer reparam. Mas ela tem um plano secreto e um dia vai receber uma medalha.
Capitão Rosalie
 conta a história de uma menina e da sua missão nos últimos anos da Grande Guerra. Aqui, ilustração e texto complementam-se numa poesia visual impressionante. Um primeiro livro ideal para leitura acompanhada." retirado do site Wook

Opinião:
"Rosalie partilha com os leitores a existência do seu plano secreto, mas em momento algum nos diz em que consiste. Uma história narrada de forma intensa e poderosa, que faz com que o conhecimento do leitor cresça apenas na medida do que a protagonista vai revelando. Em casa, a acção centraliza-se na leitura que a mãe lhe faz das cartas que vão chegando do pai. Ainda que possamos começar a suspeitar que a tristeza vai bater àquela porta, a interrogação acompanha-nos até final. Que missão tem Rosalie? De que forma a vai executar?
Com o plano já em marcha, o leitor é tão surpreendido quanto a multidão que anda à procura da menina. O professor, os colegas mais velhos, a mãe... Todos descobrimos que Rosalie tinha, afinal, como missão aprender a ler. Agora que já sabe, procura a verdade. A menina fica a saber que as leituras que a mãe lhe fazia das cartas do pai não correspondiam ao seu teor, mas apenas a um desejo de a poupar à crueldade da vida no campo de batalha. Rosalie leu, também, a carta que mais procurava. A do envelope azul. Aquela que, quando chegara, arrancara o sorriso dos lábios da mãe e a fazia suspeitar que a vida nunca mais seria igual. Capitão Rosalie recebeu a medalha, mas não aquela que sonhara. Essa, somos nós, leitores, que lha damos. 
Uma história tocante, contada de forma exemplar e ilustrada com mestria, que se transforma num pequeno grande tesouro. Uma viagem que nos faz viver um pedaço de história dentro da história. Bem ao seu jeito, Arsenault faz-nos deambular pelos cenários da época, tanto exteriores como interiores, com uma enorme delicadeza." retirado do site Hipopómatos na Lua
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário