Páginas

terça-feira, 16 de agosto de 2022

56 # Opinião | "A Porta" de José Fanha

 

Sinopse:
"Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
Um menino e os pais chegam, de malas feitas, a uma casa nova. Mas a casa nova não tem em paredes, nem tecto, nem nada. Apenas uma porta.
- Uma porta é um bom começo! - disse logo o pai que era um sonhador. Mas a mãe ficou muito aflita. - E onde é que está a cozinha, a sala, o quarto?!
Tudo estava por inventar naquela casa que ainda só tinha uma porta.
No entanto, essa não era uma porta vulgar. Abria para um mundo mágico onde viviam e vivem os novos vizinhos: o Grande Espinafre, a Bruxonauta, a Princesa Princesinha e o Xico Parafuso. Gente estranha e invulgar mas cheia de vontade de ajudar embora nem sempre essas ajudas resultem da melhor maneira. Basta lembrar os bruxedos falhados da Bruxonauta, das tentativas do Xico Parafuso de pregar as pessoas ao chão e os ponteiros ao relógio, ou do esparguete que não pára de crescer na horta do Grande Espinafre." retirado do site wook

Opinião:
Nunca tinha lido nada do escritor José Fanha apesar da enorme obra que ele tem.
Este livro veio para às minhas mãos pela biblioteca municipal da minha terrinha de coração. Faz parte do plano nacional de leitura e confesso que acho brilhante e imagino a carita dos pequenos a ler este livro.
Temos aqui uma casa que se resume a uma porta, mas que tem muito para além de uma simples porta. Tocou-me o coração e achei encadora a forma como Mónica Cid realizou a ilustração deste livro.

"Uma pessoa só se perde se não souber para onde quer ir."

Esta simples frase retrata a grandeza deste pequeno grande livro. Na sua essência este livro dá asas à imaginação das crianças, que eu acho ser cada vez mais importante.

Classificação de 4 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário