Páginas

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

57 # Opinião | "A minha verdadeira história" de Juan José Millás

 

Sinopse:
"Um romance no mais puro estilo Millás: surpreendente, inquietante, original, brilhante. O narrador de "A Minha Verdadeira História" é um adolescente de doze anos como outro qualquer, com os seus medos, inseguranças e desejos de novas experiências. Um dia ao regressar à escola, atira um berlinde de uma ponte e origina um acidente de viação que acaba com a vida de uma família. Só se salva Irene, uma rapariga da sua idade, que fica paralisada. A partir desse momento, a culpa apodera-se da sua mente e o protagonista encontra neste acto criminoso (transformado no seu grande segredo) e na sua obsessão e no seu amor por Irene a única saída de um ambiente familiar que se desmorona com o divórcio dos pais. Com o seu peculiar estilo e humor muito pessoais, Juan José Millás apresenta neste romance um retrato dos anos da adolescência, uma altura de mudanças até à idade adulta. Entre a ousadia e a fragilidade, o narrador conta tudo aquilo que não se atreveu a confessar até agora." retirado do Goodreads

Opinião:
Este livro faz parte do PNL e é recomendado para leitores entre os 15 e 18 anos.
Confesso que já tenho este livro na minha estante faz muitos aninhos, nunca tinha lido nada deste escritor, contudo despertou-me a curiosidade e certamente vou ler mais algum livro dele.
O narrador desta história é um menino de 12 anos que ao longo do livro vai crescendo, mas transporta com ele sempre uma insatisfação e uma dor de alma quase palpavel, pelo menos para mim. Este fala-nos sobre os dias difíceis de um adolescente em crescimento, das relaões parentais conflituosas ou melhor dizendo inexistentes e do peso moral da sua culpa e responsabilidade.
Gostei muito da particular ligação entre os estados de alma do narrador com os títulos de alguns livros que os seus pais tinham na biblioteca.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário