terça-feira, 4 de outubro de 2011

"Por Ti Resistirei" de Júlio Magalhães

Título:"Por Ti Resistirei"
Autor:Júlio Magalhães
6.º Edição: Julho de 2011
Páginas: 263
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896263256

Sinopse
Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.
Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.
O Escritor, Júlio Magalhães


"Júlio Magalhães é o director de informação da TVI. 
Nascido no Porto a 7 de Fevereiro de 1963, foi para Angola com sete meses, tendo vivido um ano em Luanda e doze em Sá da Bandeira (Lubango). Em 1975 regressou para Portugal, mais precisamente, para a cidade do Porto.
Aos dezasseis anos, iniciou a sua carreira como colaborador de O Comércio do Porto na área do desporto. Dois anos mais tarde integrava os quadros do mesmo jornal. Trabalhou ainda no jornal Europeu, no semanário O Liberal, naRádio Nova e, em 1990, estreou-se na RTP onde, para além de jornalista e repórter, apresentou o programa da manhã e o Jornal da Tarde." (retirado do site wook)
Outros Títulos do escritor que quero muito ler:
"Longe do meu coração" e "Amor em tempo de guerra"...não os tenho por isso aceitam-se ofertas;)
Minha opinião:
Adorei a sério gostei muito deste livro e foi sem sombra de dúvida um escritor_jornalista que me surpreendeu pela positiva. Recomendo vivamente a sua leitura para quem gosta do género Romance histórico, ou talvez, só Romance não sei muito bem onde enquadrar este livro, só sei que gostei muito.
Este é um escritor que, tal como, já deve ter dado para perceber nunca tinha lido nada  mas já tinha lido algumas opiniões por aqui na blogosfera. 
Li e gostei muito dos  momentos que este livro me proporcionou, foi uma leitura feita de modo lento simplesmente por falta de tempo. O trabalho tem sido mais que muito, mas todos os bocadinhos que arranjava eram para ler nem que fosse uma simples frase.
A história de Carlos e Nicole retrata bem a época e os costumes da época, o escritor conseguiu e a meu ver muito bem, transportar o leitor, neste caso euzinha, para a época da segunda guerra mundial. Um amor aparentemente impossível, entre uma enfermeira francesa que quer ajudar a sua pátria a lutar contra  o regime de Hitler e Carlos, filho de um dos homens mais ricos da época e simpatizante de Salazar, com conhecimentos na PIDE e com dinheiro suficiente para subornar qualquer pessoa que fosse subornável.
Não quero relatar muito sobre esta história, mas quero só deixar um conselho, leiam este livro e deixem-se levar pela história não exigindo mais do que aquilo que lá está, saboreando os relatos, que apesar de serem breves são intensos, e se me permitem mais um conselho leiam quando souberem que podem ler de seguida, ou seja, férias é o período mais aconselhável para saborear este livro. Tenho a plena noção de que teria ainda desfrutado mais da leitura se a tivesse feito num momento com menos trabalho.
Adorei a leitura e vou seguir este escritor. Aconselho vivamente...
Boas leituras;)

2 comentários:

  1. li o livro e simplesmente adorei. não haja dúvida que a obra está excelente, apesar da estrutura ser um pouco diferente do habitual.
    concordo plenamente com a opinião.
    um livro que se deve ler, sem dúvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina
      Este foi um livro que mexeu comigo, e me fez pensar em períodos da nossa história e da vivência das pessoas nessa altura.
      Boas leituras;)

      Eliminar