quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"O menino que não gostava de ler" de Susanna Tamaro

Título original: "Papirofobia"
Título em Portugal:"O menino que não gostava de ler"
2.ª edição: Março de 2001
Páginas:38
Editora:Editorial Presença
ISBN:9789722326933
Tradução: Maria Luísa Jacquinet
Capa e Ilustrações: Ute Krause

Sinopse
No dia em que Leopoldo fez oito anos, os pais ofereceram-lhe dois livros, tal como acontecia em todos os aniversário desde que tinha nascido! Leopoldo sentiu-se tão triste e infeliz... não gostava mesmo nada de ler. Sempre que tentava fazê-lo, as letras começavam a misturar-se umas nas outras numa grande confusão de rabiscos pretos sem qualquer significado. Mas os pais não entendiam o seu problema e insistiam tanto para que ele lesse que um dia Leopoldo decide fugir de casa! É então que conhece alguém muito especial, um grande amigo, que descobre o que realmente se passa com ele e juntos começam a partilhar muitas e muitas páginas de aventuras, sonhos e fantasia... 

O Menino Que Não Gostava de Ler é outro exemplo do excelente trabalho feito por Susanna Tamaro na literatura infantil.

Minha opinião:

Já fazia muito tempo que não lia nada desta escritora, talvez por uma saudade da sua escrita, que sempre me cativou bastante, decidi hoje pegar neste livrinho. É certo e sabido que gosto muito de ler livros infantis, ainda à pouco tempo li um do Valter Hugo Mãe e postei a minha opinião aqui no blogue. 
Mas não gosto de qualquer livro infantil, tem que ser do tipo dos 8 aos 80, se é que me faço entender. E foi exatamente isso que encontrei neste livro.
Leopoldo é uma criança com 8 anos, que no seu aniversário queria um par de sapatilhas, para poder caminhar pelos parques e ruas da sua vila. Mas ao contrário do que estava à espera os pais oferecem-lhe dois livros e Leopoldo não gostava de ler, chegava mesmo a ter pesadelos com livros transformados em monstros e monstros transformados em livros.
Nesta cabecinha de 8 anitos a solução para o seu problema foi fugir de casa, é então que no meio de algumas peripécias o menino encontra um velhinho que era cego. 
Não vou adiantar mais pois acho que este livro merece ser lido, é uma homenagem aos leitores e escritores. Fantástico!

Classificação: Muito Bom 5/7
Boas leituras!

2 comentários:

  1. OLá!

    Não conhecia este livro infantil da Susanna T.

    Já leste "Para Sempre», o último da escritora?

    É muito bom. Uma leitura breve e absorvente. Recomendo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel!
      Não tenho esse livro deve ter saído à pouco tempo, talvez leia mas só se estiver na biblioteca, pois este ano um dos meus desafios é não adquirir nenhum livro.
      Beijocas literárias!

      Eliminar