sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Viagem ao fim do coração" de Ana Casaca

Viagem ao Fim do Coração
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 328
Editor: Editora Guerra & Paz
ISBN: 9789897021152
Preço:13,49 euros

Sinopse:
"Num romance toda a nossa vida: como a queremos, como às vezes não a queremos.
Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais. Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira. Mas teriam ficado separados para sempre, se a invisível linha de uma doença que rói o corpo e anuncia a morte não os tivesse voltado a ligar, dezasseis anos depois. Luísa e Tiago podem até redescobrir o amor, mas apenas se a silenciosa presença das metástases não se alastrar aos seus corações.
Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho."retirado do site wook

O vídeo...do youtube:


Minha opinião: 
Este não é o primeiro livro que leio de Ana Casaca, logo já estava à espera de um grande livro, o que se veio a perspectivar ao longo da leitura.
Esta escritora tem uma forma muito própria de relatar as suas histórias e esta em especial tem um cunho muito pessoal e intenso dado que é baseado em factos verídicos.
O livro tal como diz na sinopse retrata a história de dois adolescentes a Luísa e o Tiago, que são oriundos de mundos completamente diferentes, quer em termos financeiros (que talvez seja o menos importante)mas essencialmente em termos familiares e afectivos.
O mundo de Luísa é desestruturado a todos os níveis, filha de um pai violento e alcoólico, de uma mãe que depois de ter o segundo filho o Pedro abandona a família deixando os seus filhos com um monstruoso Pai e  Luísa, com apenas dez anos e Pedro com somente um mês. Luísa cedo aprende a braveza da vida mas não deixa transparecer nada para o seu tesouro, Pedro.
O mundo de Tiago era um mundo de sonho até ao dia em que o seu pai morre com um cancro e Tiago é praticamente obrigado pela sua mãe Amélia a tomar conta da fábrica do pai, e também dela. Tiago vive num mundo em que o amor é excessivo e sufoca-o.Contudo a crise que o pais atravessa toca a todos e a firma vai à falência. Isto porque Amélia nunca aceitou as mudanças que Tiago queria fazer à fábrica, não deixou o filho abrir os horizontes do império que o seu pai lhe tinha deixado.
Luísa tal como Tiago também cresceu e saiu de casa com o irmão e foi viver para um apartamento pequeno mas sem o medo constante do pai.
No meio desta história Luísa quando tinha quinze anos conhece Tiago e quase se pode dizer que foi um primeiro amor  na vida de ambos apesar de ter durado só um dia, mas nunca foi esquecido por nenhum deles.
Mas a vida continuou para ambos cada um com os seus problemas cada um com o seu dia a dia e as suas batalhas.   
Luísa descobre que tem cancro e como tudo na vida ela enfrenta de frente com a força de uma lutadora que só a sua vida a conseguiu preparar para tal. Mas é nesta fase mais frágil que ela reencontra Tiago, numa visita que ele teve que fazer a lisboa... e mais não conto para não tirar a beleza do livro.
Deixo só algumas questões no ar... Que será feito de Pedro?
Que será feito da mãe de Luísa e de Pedro? E do Pai? O que vai acontecer com a mãe de Tiago, Amélia? O que vai resultar do reencontro de Tiago e Luísa? 
As perguntas podem parecer ter uma resposta óbvia...mas será que têm? 
Mas uma coisa vos garanto é um livro brilhante, maravilhoso, que mexe com os sentimentos e que me levou à lagrimita o que é muito raro em mim.
Boas Leituras.

2 comentários:

  1. Lindo teu Blog ! Amo as postagens sobre livros que colokas! Parabéns!! Feliz ano novo!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gell
      Muito obrigada pelos elogios.
      Feliz ano novo para ti também e com muitas leituras, claro!

      Eliminar