quarta-feira, 25 de março de 2015

Minha opinião sobre o livro Shiver - Um amor Impossível- da escritora Maggie Stiefvater

Shiver
Um Amor Impossível
de Maggie Stiefvater
Eleito um dos melhores livros do ano pela revista Publishers Weekly
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 440
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344517
Coleção: Noites Claras
Faixa etária: a partir dos 12 anos
Preço:17,90 euros

Sinopse:
"Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração. 

Traduzido em mais de 30 países e já um bestseller internacional, Shiver- Um Amor Impossível foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 por algumas publicações literárias como a revista Publishers Weekly. Maggie Stiefvater é uma jovem autora de 27 anos que nos relata a história de um amor impossível entre uma rapariga de 16 anos e um rapaz misterioso que se transforma em lobo quando o Inverno chega. E é desta luta por tentar permanecer humano que nascerá uma bela - e impossível - história de amor."retirado do site wook.


Críticas de imprensa
«Encantador e comovente. Um livro imprescindível.» | School Library Journal

«Uma escrita sublime, por vezes poética, e um entretenimento perfeito para leitores de todas as idades.» | BookPage

«Um livro magnífico que apela à nossa imaginação e às nossas emoções… Uma leitura absorvente!» | Twilight Series Theories

Sétima arte...

Minha Opinião:

Nunca tinha lido nada desta escritora mas estava muito curiosa com a leitura deste livro, que é o primeiro volume da trilogia  "Os Lobos de Mercy Falls", um romance para jovens adultos, apesar de ser considerado para maiores de doze anos. Deixo isso ao critério da maturidade do leitor.

Neste primeiro volume são nos dadas a conhecer duas personagens Grace e Sam, que são os jovens  protagonistas desta trilogia.

Grace foi atacada quando tinha 11 anos pelos lobos, enquanto estava no seu baloiço, foi arrastada pelos lobos para a floresta e foi atrocidada pela alcateia, menos por um lobo de olhos amarelos que a observava. Ela saiu viva e não foi mordida pelos lobos.
Desde aí, os lobos da floresta que circundam a sua casa, tornam-se na vida de Grace, em especial um certo lobo de olhos amarelos.
Anos passam e esse lobo continua com as suas visitas silenciosas a Grace. Sam e Grace apaixonam-se e como será possível dois seres de mundos tão diferentes manterem-se juntas?

O livro é narrado por capítulos em que os narradores ora é o Sam ora é a Grace, cada um nos vai mostrando as suas angustias e os seus medos, as suas expectativas em relação ao outro e em relação aos restantes elementos da alcateia.
Ao longo dos capítulos temos dois adolescentes: Grace de 17 anos e Sam de 18 anos, onde nos são apresentados os momentos em que se contactam pela primeira vez desde o acidente e depois mais tarde quando Sam se transforma em humano e se relacionam. Adorei conhecer as personagens e poder "viver" o amor existente entre ambos.

Quem é mordido por um lobo, inicia a sua transformação no Inverno (são as baixas temperaturas que os tornam instáveis e os fazem transformar), voltando apenas à forma humana pela Primavera/Verão, quando a temperatura já aumentou e estabilizou. No entanto, com o passar dos anos, a transformação em humano dá-se cada vez mais tarde, até que um dia já não se transformam.Isto está muito bem explicado no livro.

É neste último ponto que parte da história se foca - é o último ano do Sam. Todos sabem, mas ninguém fala disso. Como poderá Grace sobreviver sem o seu Sam? E porque razão não se transformou ela em lobo quando foi mordida? O amor vivido pelos dois é enternecedor, comovente e especial.

Este é um livro lindo que aconselho a quem gosta do género fantástico e mesmo quem tem algumas reticências experimente não custa, é uma leitura fácil pois tem uma escrita fantástica, esta escritora fascina o leitor pelo modo como escreve e faz desenrolar a história.

Recomendo vivamente a leitura desta trilogia.
Boas leituras;)

6 comentários:

  1. Olá,
    Esta trilogia parece ser magnifica.
    Quando saiu o último livro eu andava desejosa de a ler mas o tempo foi passando e perdi o interesse. Agora relembrei e quero ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! Vi esse livro e a história chamou-me a atenção mas na altura acabei por escolher outras leituras... Gostei da tua opinião e certamente irei apontar este livro para ler futuramente.

    Boas leituras;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Tânia e Débora,
    Eu gostei bastante deste primeiro volume, é uma leitura leve e fantástica, se poderem leiam não se iram arrepender. Está muito bem escrito e é mesmo aparentemente um amor impossível, agora quero ver como será o segundo volume.
    É verdade estou mesmo a acabar Eu, Alex Cross e é magnífico, simplesmente maravilhoso.
    Beijinhos para as duas e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Não conhecia nem este livro nem esta autora mas fiquei bastante curiosa. Já tenho saudades de ler um livro de fantasia.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Este livro está inserido numa trilogia este é o primeiro volume.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  5. Olá :)
    Depois de ler a tua opinião fiquei mais curiosa com o livro e confesso que o facto de já estarem os três livros editados em Portugal deixa-me com mais vontade de ler porque assim sei que não corro o risco e ficar a meio.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar