sábado, 18 de abril de 2015

Minha opinião sobre o livro_ Quando sopr@ o vento norte_ do escritor Daniel Glattauer

Quando sopra o vento norte
de Daniel Glattauer

Um romance da era digital que já conquistou mais de 2 Milhões de leitores

Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 224
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04306-1
Idioma: Português
Preço: 14,94 euros

Sinopse:
«"Escreva-me Emmi. Escrever é como beijar, mas sem lábios. Escrever é beijar com a mente."

Quando sopra o vento norte é um romance divertido, animado e irresistivelmente cativante, cheio de reviravoltas, sobre um caso de amor vivido exclusivamente por e-mail.

Tudo começa por acaso: Leo recebe por engano alguns e-mails de uma desconhecida chamada Emmi. Educadamente, responde-lhe e Emmi retribui.
Esta troca de e-mails desperta uma curiosidade intensa entre os dois e, quase de imediato, Emmi e Leo  começam a partilhar confidências e desejos íntimos.
A tensão entre ambos aumenta, e o encontro parece iminente. Mas Emmi e Leo adiam o momento. Porque, afinal de contas, Emmi é casada e feliz.
Serão os sentimentos que nutrem um pelo outro suficientemente profundos para sobreviver a um encontro real? E, depois desse momento, o que os espera?» retirado do site wook

Vídeo...

Minha opinião:
Quando Sopra o Vento Norte é um livro diferente dos livros convencionais, todo ele é composto por troca de e-mails entre duas pessoas. Aborda um tema actual que são os relacionamentos via internet, logo um tema deveras controverso e até polémico.

A história central do livro é simples,  Leo e Emmi são ligados pelo acaso, uma troca de e-mails errada leva a trocas impessoais e de certo modo engraçadas de e-mails, e por esse motivo os dois desconhecidos decidem continuar esta troca de e-mails. 
Um aspecto importante é que na troca de e-mails  não existe maldade, no principio eles não se querem  conhecer ou saber mais sobre a vida pessoal de quem está do outro lado do computador, eles falam sobre banalidades, brincam divertem-se, acabando por ser companhia um para o outro. No entanto, com o passar do tempo e a cada nova troca de e-mail esta relação vai-se transformando e é então que presenciamos um descontrole de sentimentos, lemos sobre posse, ciúme, paixão e ficamos na dúvida sobre os laços que envolvem Emmi e Leo. Ele acabou de sair de um relacionamento complicado e ela, vive um casamento muito feliz, então qual o motivo de eles possuírem  uma ligação tão forte? 
O que realmente, esses e-mails, essas trocas de palavras, foram capazes de fazer com os seus sentimentos? 
Será que é possível nos apaixonarmos por alguém que na realidade só conhecemos virtualmente?

Um livro inesquecível, único, soberbo pela profundidade com que aborda uma temática tão simples e vulgar aos nossos olhos, hoje em dia. Com um final perfeito, perturbador, que vai ecoar na minha mente  até à leitura da sequela que dará continuidade a este empolgante romance virtual. O livro que dá continuação a este é "A sétima Onda"

Gostei muito deste livro e devo dizer que não contava com um grande livro, por isso recomendo vivamente a sua leitura é um livro diferente e um deleite para o leitor, pelo menos para mim foi.

Boas leituras.

4 comentários:

  1. Olá,
    Ai este livro parece ter uma história muito interessante e fora do vulgar. Já tinha ouvido falar neste livro, mas não sabia que tinha continuação. :)~
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Gostei muito deste livro, sim tem continuação apesar de não ter encontrado ainda nas livrarias, mas vou ver se encomendo ou procurar com mais atenção.
      Boas leituras e Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá,
    Fiquei curiosa. Parece um livro muito interessante.
    Talvez o consiga ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      é um livro muito interessante e bonito.
      Boas leituras, beijinhos;)

      Eliminar