quarta-feira, 15 de abril de 2015

Minha opinião sobre o livro "Um caso perdido" da escritora Colleen Hoover

Um Caso Perdido
Hopeless
de Colleen Hoover
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 352
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626509
Preço: 16,91 euros

Sinopse:

"Preferia saber a verdade, ainda que isso fizesse de si um caso perdido, ou continuar a viver uma mentira?
Quando Sky conhece Dean Holder no liceu, um rapaz com uma reputação tão duvidosa quanto a dela, sente-se aterrorizada, mas também cativada. Há algo naquela figura que lhe traz memórias do seu passado mais profundo e perturbador. Um passado que ela tentou por tudo enterrar dentro da sua mente.
Ainda que Sky esteja determinada a afastar-se de Holder, a perseguição cerrada que ele lhe dedica, bem como o seu sorriso enigmático, fazem-na baixar as defesas, e a intensidade da relação entre os dois cresce a cada dia. Mas o misterioso Holder também guarda os seus segredos, e, quando os revela a Sky, ela vê-se confrontada com uma verdade tão terrível que pode mudá-la para sempre. Será Sky quem ela pensa que é? E será que os dois conseguirão sarar as suas feridas emocionais e encontrar um modo de viver e amar sem limites?
Um Caso Perdido (Hopeless) é um romance intenso que o irá comover e arrebatar, ao mesmo tempo que o fará recordar o seu primeiro amor."retirado do site wook


Críticas de imprensa

«Colleen Hoover é uma das vozes mais vigorosas da ficção para jovens adultos.»
Kirkus Reviews

«De vez em quando aparece um livro assim, que nos corta a respiração.»
USA Today

«Li tudo o que Colleen Hoover escreveu e cada livro novo dela torna-se o meu preferido. O ritmo das suas histórias é perfeito e as personagens são tão reais como se estivessem ali connosco. Devoro as palavras dela como se fossem doces.»
Tracey Garvis Graves, autora bestseller

Sétima arte....



Minha opinião:

"Viver uma mentira pode ser mais duro do que enfrentar a verdade", foi esta frase que me chamou atenção para ler este livro, mas que magnífico livro.

Esta leitura mexeu com os meus sentimentos mais profundos, consegui ter raiva, pena, ternura, felicidade, enfim tudo o que se pode sentir quando estamos perante uma história extremamente bem escrita e que envolve acima de tudo emoções. Senti-me como se tivesse numa montanha russa de sensações e emoções. Devo referir que acabei de o ler à cerca de meia hora por isso ainda estou meia atordoada com toda a história desta brilhante escritora Colleen Hoover.

Pior que termos segredos é quando os temos e não sabemos que os temos, esta foi a minha conclusão em relação ao livro. Pois se temos segredos mas sabemos que temos esses segredos, só nos cabe a nós revelá-los ou não, mas viver uma vida que julgamos ser nossa e virmos a descobrir que afinal está envolta em segredos que nos vão sendo desvendados é no mínimo atroes.

As personagens deste livro estão muito bem construídas, a protagonista é Sky uma adolescente de 17 anos, que tem uma vida no mínimo fora dos parâmetros normais, para além de ser um tanto ao quanto "leviana", vive com a sua mãe Karen que não permite qualquer tipo de tecnologia em casa, isto implica que não tem televisão, telemóvel, internet etc..., para além disto também não vai à escola, estuda em casa. Contudo Sky é uma rapariga feliz,com um sentido de humor brilhante, que no inicio do enredo parece um pouco acanhada mas que ao longo do desenrolar da história torna-se uma rapariga forte sem medo de enfrentar os seus medos e pronta a querer saber tudo sobre o que o destino lhe tinha reservado.
Sky adora a sua mãe e a sua amiga, que está de partida para estudar em Itália.
Após muitas tentativas Sky acaba por conseguir convencer a sua mãe a fazer o último ano do secundário numa escola publica, onde não é muito bem vista devido às suas aventuras amorosas, pois quem conta um conto acrescenta um ponto. 

Tudo se altera na vida de Sky quando ela conhece Holder, rapaz por quem ela se sente atraída logo de imediato, não conseguindo perceber o porquê. Isto porque todos os envolvimentos que ela teve não tinham qualquer tipo de sentimento e também nem qualquer tipo de remorso por se envolver sem sentimento.
Sendo somente pessoas que entram e saem da vida dela sem nada acrescentar e sem nada lhe tirarem, convém referir que estes envolvimentos não são completos, ela nunca se entrega completamente ao namorado do momento.

O romance entre Sky e Holder surge ou melhor dizendo vai surgindo, pois Holder é muito instável em termos emocionais o que se transmite para o seu comportamento igualmente inconstante. Contudo, o modo como a escritora consegue transmitir as emoções deste dois adolescentes é soberba.
    
Este é um romance que a meu ver é mais que um mero romance, foca temas muito sensíveis, como o suicídio, a homossexualidade, o abuso sexual, divórcio, e o sentimento de culpa que é transportado por um dos personagens, que sente que podia ter feito tudo para que nada do que aconteceu tivesse acontecido, carregando com ele uma culpa inglória que só o leva a um doloroso sofrimento. São focados temas de uma sociedade actual, de uma forma extraordinariamente bem conseguida por parte da escritora.

Este é o primeiro livro que leio de Colleen Hoover mas já fiquei sua fã e certamente conto em seguir a sua obra cá em portugal. Tenho o volume seguinte para ler, mas as minhas emoções precisão de uma pausa com urgência. Este livro corroeu-me os meus sentimentos e criou um turbilhão dentro do meu cérebro. 

Este é um livro que recomendo vivamente a sua leitura, não contem com um romance cor-de-rosa mas com uma história de amor bela e dolorosa.

Boas leituras.

Excerto...

"As coisas que nos derrubam na vida são testes, e esses testes obrigam-nos a escolher entre desistir, ficar caídos no chão ou sacudir a poeira e levantarmo-nos ainda mais fortes e firmes. Eu escolho levantar-me mais forte e mais firme. Provavelmente vou cair mais algumas vezes antes de a vida se cansar de mim, mas garanto que nunca vou ficar estendida no chão." pág.344


imagens retiradas da internt

6 comentários:

  1. Olá,
    Parece que o livro aborda temas pertinentes.
    Ainda não li o livro mas quero ler, não sei é quando.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Este livro mexeu muito comigo em termos emocionais, por isso acho que é uma leitura a não perder.
      Boas leituras e Beijinhos.

      Eliminar
  2. Olá.
    Gostei bastante deste livro e partilho contigo a mesma opinião. Para quem pensa que é "apenas um romance" está muito enganado. É sobretudo uma história de vida. Pretendo continuar a acompanhar esta história no próximo volume.

    Boas leituras. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este foi realmente um livro que mexeu muito comigo, também vou ler em breve a continuação.
      Boas leituras e beijocas.

      Eliminar
  3. Olá,
    Ainda não tive oportunidade, mas este é um livro que quero muito ler. Tenho visto muito alarido em torno deste livro e só leio coisas boas sobre ele e a julgar pela tua opinião, é um livro realmente bom, capaz de mexer com os nossos sentimentos e emoções o que não acontece com qualquer livro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Este foi um livro que mexeu muito comigo, ainda agora quando penso nele sinto uma certa nostalgia e revolta em relação a uma personagem específica. Lê não te vais arrepender. Esta história tem como protagonista Sky, agora estou a ler Um Nova Esperança que relata os factos mas sob o ponto de vista de Hope e não deixa nada a perder em relação a este, está a ser uma leitura fantástica.
      Beijocas e boas leituras.

      Eliminar