sexta-feira, 15 de maio de 2015

Minha opinião sobre o livro "A Muralha de Gelo" do Escritor George R.R. Martin

A Muralha de Gelo
As Crónicas de Gelo e Fogo - Livro Dois
de George R.R. Martin; 
Tradução: Jorge Candeias
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 416
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896370206
Coleção: As Crónicas de Gelo e Fogo
Preço: 19.03 euros

Comecei a ler:10-05-2015
Terminei de ler:15-05-2015

Sinopse:

«Estes são tempos negros para Robert Baratheon, rei dos Sete Reinos. Do outro lado do mar, uma imensa horda de selvagens organizou-se para invadir o seu reino. À frente deles está Daenerys Targaryen, a última herdeira da dinastia que Robert massacrou para conquistar o trono. E os Targaryen são famosos pelo seu rancor e crueldade... Mais perto, para lá da muralha de gelo que se estende a norte, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E quem vive à sombra da muralha não tem dúvidas: os Outros vêm aí e o que trazem é bem pior do que a própria morte... Ainda mais perto, na Corte, as conspirações continuam. O ódio entre as várias Casas aumenta e desta vez o sangue vai jorrar. E quando parece que nada pode piorar, o rei é ferido mortalmente numa caçada. Terá sido um acidente ou um assassinato? Seja como for, uma coisa é certa: a guerra civil vem aí!» retirado do site wook 

«George R.R. Martin prova porque é o maior escritor de fantasia da actualidade. Com uma imaginação poderosa, escrita inteligente e personagens cativantes, volta a deixar o leitor rendido e a ansiar por mais. Se gosta de um romance histórico épico, de um thriller arrepiante, de uma aventura emocionante, de uma fantasia credível e, em suma, de uma grande leitura... então este livro é para si.» retirado do site wook

Vídeo inside Game of Thrones HD:

Minha opinião: 

Antes de começar a falar propriamente do livro e da saga gostava de referir em jeito de critica que os dois primeiros volumes na versão original, eram só um livro, eu sei que talvez fosse um calhamaço mas certamente seria uma saga mais barata do que é. Pois desta forma, em portugal temos 10 volumes quando em outros países como estados unidos da américa têm cinco volumes. Deixo aqui um pequeno apelo se é que vai dar em alguma coisa, às editoras, ler já é caro e a fazerem jogos destes ainda mais caro é, depois dizem que não se compram livros em portugal. Se os estados unidos da américa que é um conjunto de estados com um nível de vida muito superior ao nosso eles não dividiram o livro inicial, até na inglaterra, não dividiram vão dividir num país como o nosso?!

ATENÇÃO CONTÉM SPOILERS 

Bom o que dizer sobre este segundo volume "A Muralha de Gelo" da saga "As Crónicas do Fogo e do Gelo" de Martin, muito sinceramente não sei o que dizer, a não ser que foi mais um livro brilhante da saga.

Mais uma vez o livro começa com um capítulo brilhante, não desmerecendo os restantes, pois o livro é todo ele brilhante, mas eu gostei especialmente de conhecer melhor esta personagem Daenerys


Do outro lado do mar estreito, longe do continente de Westeros, vai-se desenrolar outra parte importante da saga As Crónicas do Gelo e do Fogo, que tem como protagonista Daenerys Targaryen, também conhecida como Filha da Tormenta. Ela é filha de Aerys II Targaryen, o segundo de seu nome, e antigo rei dos Sete Reinos, conhecido por o Rei Louco. Foi morto por Jaime Lannister durante o Saque de Porto Real.


Daenerys tem um irmão vivo, dado que os outros dois morreram durante o saque a Porto Real, que se chama Viserys Targaryen, chamado o Rei Pedinte, estes são os últimos Targaryens existentes. Após a rebelião de Robert, que acabou por destronar o  Rei Louco, os dois irmãos conseguiram fugira à ira de Robert, e agora andam pelas Cidades Livres em busca de um exército para recuperarem o que eles acham ser deles por direito, o Trono de Ferro em Porto Real.

Daenerys foi acolhida por Illyrio Mopatis, um homem rico da Cidade Livre de Pentos, e prometida a Khal Drogo, um líder guerreiro dos Dothrakis, que em troca do casamento, promete um exército de milhares de guerreiros. 
No casamento de Daenerys, o cavaleiro exilado, Sor Jorah Mormont, promete os seus serviços à nova khaleesi. Como presentes de casamento, o próprio Magíster Illyrio Mopatis oferece três ovos de Dragão para Dany, e ainda três aias, que são elas: Doreah, Irri e Jhiqui. 
Será de salientar que "os Targaryen são sangue do dragão, descendentes dos grandes senhores da antiga Cidade de Valíria, exibindo a sua beleza notável (alguns diriam inumana), com olhos lilás, índigo ou violeta e cabelo de ouro-prata ou branco platinado... O lema dos Targaryen é Fogo e Sangue." pág. 414
Khal Drogo e Daenerys (Dany)
A relação entre Dany e o seu irmão no início é de completa submissão contudo ao longo do desenrolar da história vemos que com o casamento ela começa a bater de frente com o seu irmão, deixando de se mostrar tão frágil e submissa. 
Com o passar do tempo Dany descobre que está grávida, e numa cerimónia na cidade sagrada de Vaes Dohtrak, ela descobre que o seu filho está profetizado a ser o garanhão que irá montar o mundo. É incrível a forma como Martin narra estas tradições, o modo como é feita esta cerimónia é arrepiante e ao mesmo tempo maravilhosa. Esta é uma das partes do livro que mais gostei.

Viserys acaba sendo traído pela sua própria ganância de poder, ao exigir a Khal Drogo que este o coroe, empunhando uma espada, o que quebra as leis dos Dohtrakis da Cidade Sagrada, Drogo acaba por coroá-lo com um banho de ouro derretido, o que acaba por causar a morte imediata do único irmão de Dany.


Drogo nunca mostrou grande interesse em cruzar o Mar Estreito para recuperar o Trono de Ferro, mas após uma tentativa falhada de assassinato de Dany, Drogo muda de opinião e decide fazer a travessia. Contudo, após um saque a uma pequena cidade, Drogo acaba por ficar ferido, e Dany pede para que uma das suas escravas tida como bruxa, feiticeira ou maegi, pelos companheiros do khalasar, trate dos ferimentos do seu marido. No entanto, contra tudo o que era esperado, os ferimentos de Drogo pioram e Dany pede para que a maegi faça um ritual de sangue para salvar a vida do seu Khal. Mas a a maegi, Mirri Maz Duur, trai a confiança de Dany e deixa Drogo em estado vegetativo, além de ter feito Dany perder o seu filho Rhaego.

Khal Drogo e Dany 

Tendo em conta o sofrimento do seu Khal, Dany decide ser ela mesma a matar o Drogo para que ele não sofra mais. Mas isto cria uma revolta por parte do Khalasar que resolve abandoná-la. Perante este acontecimento Dany faz o funeral de Khal Drogo em uma pira (é uma estrutura, em geral feita de madeira, onde se queima o corpo humano como parte de um ritual funerário, também chamada de pira funerária ). Nessa mesma pira Dany sentencia Mirri Maz Duur à morte. Dany entra nas chamas da pira com os três ovos de Dragão acabando por chocar todos.
  
Em Porto Real o rei Robert perdoa Ned pela sua desistência do cargo, e o nomeia novamente como Mão do Rei. Após a volta ao cargo, Ned precisa de se sentar no Trono de Ferro para substituir o Rei pois este foi para a caça. Lord Stark (Ned) vai então ouvir as súplicas do povo, e ao saber dos feitos de Sor Georgor Clegane, A Montanha, nas terras fluviais, Lord Stark envia Berric Dondarrin e Thoros de Myr, além de alguns cavaleiros e membros da sua própria guarda para que o tragam para receber a justiça do rei. Ned também enviou uma carta a Lord Tywin Lannister intimidando-o a comparecer ao Trono de Ferro.

Já no primeiro volume Ned andava a pesquisar um livro que o seu anterior Mão do rei andava a ler antes de morrer, e investigando o livro das casas e suas gerações, Ned acaba por descobrir que os três filhos legítimos de Robert, na verdade são produto de incesto entre a Rainha Cersei e o seu irmão gémeo, Sor Jaime Lannister. Ned chama a rainha e confronta-a com tal fato e ela admite ser verdade e ele diz que irá contar ao rei sobre a sua descoberta, e que o melhor é que ela fuja antes que a fúria do rei Robert a alcance. 

Neste segundo volume que começam as lutas, e diga-se de passagem que não são poucas, Martin não poupa o leitor aos pormenores surdidos, muitas cabeças cortadas, muito sangue e muitas mortes. Mas as guerras são mesmo assim, cheias de sangue e de mortes. Neste volume ocorre a morte do rei dos Sete Reinos, Robert Baratheon e por consequência temos as disputas pelo trono.


Ao saber que o rei Robert morreu, Ned convoca o pequeno conselho. Ele fica a saber que Renly Baratheon fugiu de Porto Real junto com Sor Loras Tyrell, o Cavaleiro das Flores. Ned pede a Sor Barristan que leia o documento que o rei no seu leito de morte pediu para Ned escrever e que o rei assinou, nomeando Ned como Protector do Reino. Logo de seguida Ned é convocado à sala do trono pelo rei Joffrey e a rainha Cersei. Esta rasga a carta que o rei tinha pedido para Ned escrever e ordena que Ned seja preso por trair a rainha e o atual rei.


Agora sim vamos entrar na verdadeira luta pelo Trono de Ferro, isto porque Robb Stark ao saber da prisão do seu pai, reúne os seus vassalos que tinham juramentado à casa Stark para investir contra a casa Lannister e o cerco que se fechou ao redor de Correrrio, Castelo da casa Tully. Para chegar ao Correrrio Catelyn Stark tem que fazer um acordo com Lord Walder Frey, o Senhor da Travessia, que governa as Gémeas. O acordo implica as condições de casamento de Robb Stark e de Arya Stark com filhos do mesmo. Após o acerto do acordo, Robb Stark e o seu exército deslocam-se em direção aos exércitos de Lannister e após um plano muito bem elaborado, eles conseguem quebrar as três divisões Lannister que cercavam o Correrrio e também capturam Jaime Lannister.

Jaime Lannister 


Jaime Lannister prisioneiro



















Robb Stark



Pouco ou nada falei de Sansa Stark e Arya Stark, pois neste segundo volume o papel delas é pouco ou nada desenvolvido, daí não me referir muito a estas personagens, contudo tenho a certeza que nos próximos livros desta saga devem dar muito que falar.

Em relação a Ned Stark ou Eddard Stark que é a mesma personagem, ele está preso numa masmorra e é aconselhado por Lord Varys, conhecido como A Aranha, a assumir a traição para desta forma poder preservar a vida das suas filhas. Ao ser levado para o septo de Baelor para confessar os seus crimes, Ned opta pela segurança das suas filhas e assume a traição, que nunca foi feita na realidade, pedindo misericórdia. Infelizmente o Rei Joffrey Baratheon não tem misericórdia e manda decapitar o traidor, enquanto isso, Sansa Stark observa e assiste a tudo.

Na Patrulha da Noite Jon, O bastardo, é nomeado intendente o que o deixa muito revoltado, mas vai ser intendente do Senhor Comandante Jeor Mormont, que inclusive acaba por lhe dar a sua espada passada de geração em geração chamada Garralonga.
Jon Snow
Em jeito de resumo temos no final desta leitura Robb Stark nomeado Rei do Norte, pelos seus vassalos em juramento. Tyrion é mandado para Porto Real para servir como nova Mão do Rei. Jon Snow é convocado para ir atrás do paradeiro do seu tio Benjen Stark que está desaparecido, e também descobrir o que está a acontecer para lá da muralha. Arya Stark consegue fugir de Porto Real com Yoren da Patrulha da Noite. Sansa Stark fica  em Porto Real como cativa e ainda prometida ao Rei Joffrey. Bran Stark continua em Winterfell assumindo o papel de Lord de Winterfell. Daenerys Targaryen termina com os seus três novos dragões nascidos.


Uma imagem vale mais que mil palavras e quando encontrei esta imagem ela traduziu exatamente o que eu sinto que o escritor faz com as personagens da saga, cria personagens incríveis pelas quais nos apaixonamos e depois cria um enredo de tal forma bem estruturado, que acaba por levar à morte dessas personagens. Ele tal como no carton brinca com a vida e a morte das personagens mas não deixa tiras soltas tudo fica muito bem contado e enredado. O que é mais um ponto a favor deste escritor brilhante. 

Boas leituras ... não deixem de ler esta saga é uma delicia para a alma.

14 comentários:

  1. Olá,

    Antes demais parabéns pela mensagem está muito bem estruturada e sem duvida que reflete o que muita gente sente pela saga :)

    Penso que já ficas com uma ideia do que o escritor vale, mas garantidamente o melhor ainda está para vir e o "arco" do enredo ainda vai alargar e vais conhecer mais casas muito boas tal como personagens, prepara-te :D

    É dificil escolher uma personagem preferida, vai variar muito de livro para livro, não consigo escolher, talvez o Tyrion, é grande o Duende vais ver ehehe, adoro o seu humor negro :D

    Bem fico por aqui e espero que continues a avançar por Westeros tens ainda muita coisa boa por descobrir e KO por levar com morte de personagens ehehe

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Pois estou a ver que Martin é perito em matar as personagens que eu gosto ;), adoro o Tyrion como tinha referido no livro A Guerra dos tronos, neste livro a personagem que mais gostei foi definitivamente Daenerys, achei-a uma mulher brava e poderosa, amei os rituais, gostei mesmo muito.
      Obrigada por teres passado por cá, beijocas e boas leituras.

      Eliminar
  2. Fico contente que tenhas gostado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim realmente esta é uma saga brilhante e que pelos vistos promete muito mais.
      Beijocas e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá,
    Gostei muito do post.Diz muito sobre o livro e até fiquei tentada em ler a série.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Tânia é uma excelente série, acredita em mim vale apena o investimento. Mas mesmo que não possas ou não queiras comprar de certeza que existe na biblioteca municipal da tua terra. O máximo que te posso fazer é ir emprestando à medida que vou lendo, não tenho problemas em o fazer, confio em ti por isso sei que depois de os leres devolves. Seria um prazer.
      Pensa na minha proposta;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá Carla.
    Esta saga é uma das minhas preferidas e partilho contigo a opinião sobre a "divisão" dos livros. Essa divisão é no meu ponto de vista ridícula e acontece (infelizmente) em vários livros. Já aconteceu-me querer ler uma trilogia e depois cá em Portugal são publicados seis livros... desisti da ideia quando comecei a ver comentários de outros leitores que iniciaram a saga primeiro. Cada vez mais penso em dedicar-me à compra de livros em inglês. Sobre este livro/saga, aconselho a comprar em alturas de promoção (que é o que tenho feito e tenho poupado imenso).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora,
      Por acaso já tenho os 10 livros da saga que foram lançados até agora mas fico revoltada com isto que as editoras fazem, depois dizem que o povo português lê pouco, claro a dividirem livros e a colocarem preços elevadíssimos em cada um deles, não há quem leia.

      Relativamente à saga estou a adorar, ainda bem que entrei na maratona literária que a Cláudia criou, pois eu tinha muito receio em ler estes livros, e agora perdi esse medo e estou a adorar a escrita de Martin.
      Beijinhos e Boas leituras.

      Eliminar
  5. Ola! Tudo bem?
    Tenho muitas ganas de ler esses livros. Agardo poder facelo pronto.
    Adorei a resenha. :)
    Nos estamos a ler!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Tudo bem e contigo?
      Tens mesmo de ler estes livros são uma maravilha, O escritor Martin é uma delicia de se ler, as personagens estão muito bem estruturadas, não podes perder estes livros.
      Boas leituras e beijinhos.

      Eliminar
  6. Olá Carla!
    Esta saga é mesmo demais!!! E ainda há tantas surpresas!!!
    Adorei a animação do Martin a "brincar" com as personagens! É mesmo assim =D
    É difícil escolher uma personagem preferida, até porque o Martin é perito a conseguir mostrar-nos o outro lado da personagem =)
    Tendo em conta dos 10 livros gosto do Jon Snow, Tyrion, Jaime e Ayra! Mas se considerar só os dois primeiros, retiro o Jaime e junto a Daenerys ;)
    Beijinhis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Obrigada pela tua visita aqui no blogue fico muito contente. Estou a ver que gostamos dos mesmos personagens eu gostava também do Eddard mas agora este foi-se, era uma personagem que eu sempre pensei que is ser um pilar até ao final da saga das Crónicas do Gelo e do Fogo, nunca pensei que Martin a elimina-se.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  7. Olá,
    Ainda não li o segundo livro, mas não resisti a ler a tua opinião independentemente de conter ou não spoilers. Eu cada vez estou mais entusiasmada para pegar nos livros seguintes, porque esta série tem tudo para ser boa, a sério.
    Eu estou um pouco como a maioria e estou a adorar o Tyrion, o Jon e a Daenerys. :)
    Sinto a mesma "revolta" que tu em relação ao facto destes livros terem sido divididos, é tudo mesmo por uma questão de lucro de livros que por si só já são caríssimos, mas pronto. É por isso é que também estou a apostar em comprar os livros em segunda mão, não me faz confusão nenhuma e saem-me mais baratos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Eu estou a adorar a saga, mas agora senti a necessidade de para um pouco para ler outros livros. Mas quero ler rápido para pegar no terceiro volume.
      Não quero deixar os outros livros muito de lado também. entendes?
      Acho que é uma excelente aposta adquiris os livros desta saga para ti mesmo em segunda mão, pois esta saga vale a pena ficar em casa na nossa estante para ser relida um dia.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar