sábado, 14 de novembro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Porque não desististe de mim" da escritora Raquel Ribeiro

Este foi o primeiro livro que li na Maratona Aconchegante, escolhi um livro que a Chiado Editora me enviou a meu pedido pois tinha muita curiosidade em ler Fátima Ribeiro. Desde de já o meu muito obrigada à Chiado Editora por me ter proporcionado ler este livro muito bonito desta escritora com excelentes potencialidades.
Muito obrigada Chiado Editora.
Porque não desististe de mim
Fátima Ribeiro
Novembro de 2014
pág. 232
ISBN: 978-989-51-2160-1
Coleção: Viagens na Ficção
Género: Romance
Preço: 12,00 euros
Oferta gentil da Chiado Editora, em troca da minha honesta opinião.
Comecei a ler: 00h00m do dia 14 de novembro de 2015
Terminei de ler: 16h00m do dia 14 de novembro de 2015
Sinopse:
"Jasmim depois de romper o noivado, com o seu namorado, é rejeitada pela família. Por vergonha e sem ânimo não revela aos seus pais as razões que a levaram a tomar tal decisão.
Determinada a mudar de vida, decide trocar a sua terra natal, no norte, e aventura-se no sul do país, sozinha.
No Algarve, faz novas amizades e consegue a vida que tanto desejava. Numa saída com as amigas, conhece
Lourenço, o homem, que muda a sua vida para sempre.
Quando pensava que, finalmente, tinha encontrado a paz e a liberdade que tanto ansiara e procurara, o passado interrompe a sua felicidade..."retirado daqui

A escritora Fátima Ribeiro:
"Fátima Ribeiro nasceu em 1967 Espinho, Portugal.É casada e tem uma filha.Trabalhou, numa empresa multinacional de componentes elétricos para automóveis através da qual teve a possibilidade de viajar até Inglaterra e Japão.Desde a sua adolescência que gosta de escrever mas só agora teve oportunidade e coragem para se dedicar à escrita e o resultado é este livro. Um romance, um sonho tornado realidade."retirado daqui

Minha opinião:
Bom vou começar por confessar um pequeno segredo que vai deixar de o ser. O primeiro livro que a Chiado Editora me enviou para eu ler desta escritora não foi este, mas sim "Deixa-me Amar-te", lançado este ano. No entanto, eu fui pesquisar e quando verifiquei que a escritora tinha lançado pela mesma editora um livro no ano de 2014, pedi à editora o seu envio, o que gentilmente foi realizado. Isto por um simples motivo, gosto de ver a evolução da escrita, se é caso disso e esse facto só poderei referir depois de ler o outro livro de Fátima Ribeiro.
Gostei do livro, o modo como Fátima Ribeiro escreve é simples mas não deixou de modo algum de me prender à sua leitura.
O enredo da história é muito bonito, trata-se de um romance e como gosto do género rendi-me logo desde o início ao livro e devorei-o em pouco tempo. 
Jasmim é uma jovem adulta filha de uma família de classe média baixa que namora para Pedro o filho do patrão da impressa  onde trabalham os seus pais e maior parte das pessoas da cidade de Espinho, este senhor é dono de quase tudo na dita cidade. Logo o casamento entre Jasmim e Pedro era visto como uma mais valia para toda a família da jovem, o mesmo não acontecia com a família do seu noivo.
Pouco antes da realização do casamento Jasmim termina o seu relacionamento com o seu noivo Pedro, mas nunca diz as verdadeiras razões a ninguém. Tal facto, faz com que a sua família se revolte contra ela e a expulse de casa, sem nem sequer querer saber os motivos do rompimento. Deste modo a jovem vê-se obrigada a sair da sua cidade natal e a abandonar a sua família e a sua adorada irmã Rita, que é a única que confia que a sua irmã teve grandes motivos para proceder desta forma. 
A nossa protagonista vai começar uma vida nova na cidade de Lagos no Algarve, onde arranjou um emprego e começa a estudar à noite. Encontrou também duas confidentes e grandes amigas Joana, Maria e um patrão que gosta muito dela e em tudo a ajuda como se fosse uma filha.
Jasmim não quer saber de nenhum relacionamento sério pois ainda está muito magoada com o que o Pedro lhe fez. Contudo, quando menos espera conhece o lindo e charmoso Lourenço, pelo qual automaticamente existe uma química mútua. Lourenço também acaba de sair de uma relação muito complicada e não quer nada sério com nenhuma mulher. Com o tempo começam a manter um relacionamento aberto em que não existe nada de sério e somente o físico interessa. Com o tempo o relacionamento entre Jasmim e Lourenço vai mudando e tudo se vai transforma sem que nenhum dos dois confidencie ao outro que os sentimentos estão a evoluir.
Contudo, como se costuma dizer nunca podemos voltar as costas ao nosso passado pois ele persegue-nos sempre e o passado de Jasmim veio de novo bater-lhe à porta na altura que ela estava mais feliz que nunca. E aqui é que se conhecem os verdadeiros amigos que confiam em nós e lutam por nós até ao final.
Não vou contar mais nada sobre esta história enternecedora e linda que adorei ler e que me fez mais uma vez concluir que temos escritores portugueses fantásticos. Os meus parabéns à escritora Fátima Ribeiro e à Chiado Editora por apostar nos escritores nacionais.

Recomendo vivamente a leitura deste livro, principalmente para quem gosta de um bom romance.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.
Muito obrigada mais uma vez por me ter proporcionado uma ótima leitura de uma promissora escritora portuguesa.
Boas leituras!

2 comentários:

  1. Olá Carla
    Apesar de parecer interessante, acho que não faz muito o meu género.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Eu gostei muito do que li mas também gosto muito de um bom romance.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar