quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Minha opinião sobre o livro "A Menina e o Espelho" da escritora Patrícia Vieira

Antes de dar a minha opinião queria agradecer mais uma vez, porque nunca é demais, à Editora Livros de Ontem, por me ter facultado desde a nossa parceria todos os livros que tenho solicitado. Espero que os leitores deste blog tenham a noção que Livros de Ontem tem livros brilhantes e que devem ser lidos. Muito obrigado à Editora Livros de Ontem.

A escritora Patrícia Vieira:
Patrícia Vieira é romancista e jornalista. Exerceu as funções de repórter, editora e apresentadora de telejornais em emissoras afiliadas da TV CulturaRede Globo e Record no Brasil. Como escritora começou a carreira com o romance de época Travessia. Além de A Menina e o Espelho, também escreveu Heitor - O voo do falcão.

A Menina e o Espelho
Patrícia Vieira
Editora: Livros de Ontem
Capa:Nádia Amante
1.ª edição:Dezembro 2014
ISBN:978-989-8762-14-6
Categoria: 
Preço:12,00 euros
Adicionalmente, o livro A Menina e o Espelho é também um livro solidário. Por cada livro vendido, a Livros de Ontem irá doar 1€ à APAV para que a instituição possa continuar o seu trabalho exemplar na luta contra os maus tratos.
Sinopse:
"Bella é uma doce menina muito amada pelos seus pais e com um fantástico mundo interior, cheio de contos de fadas. Tudo muda na sua vida quando o pai recebe uma proposta de trabalho que obrigará a família a mudar de cidade e Bella a mudar de escola. Perante uma nova realidade, a menina é confrontada com o bullying e com colegas cobardes que a mal-tratam. Como irá Bella resolver o problema? Como irá reagir perante a violência física e psicológica?"retirado da contracapa do livro

"Este tema tão discutido na atualidade é abordado no livro através de uma leitura edificante, uma história de sofrimento e aprendizado.
Jovens de hoje, estejam atentos ao sofrimento que causam em seus semelhantes. Reflitam e ajam agora com respeito ao próximo, para que o futuro não lhes cobre o preço de suas brincadeiras juvenis. Lembremos que, um dia, todos seremos pais..."retirado da contracapa do livro
Vanessa Parreira
Psicóloga especializada em comportamento
Minha opinião:
Não sei bem por onde começar, este livro mexeu muito comigo. Por diferentes motivos, um deles é a própria história em si que está muito bem escrita e retrata muito bem os jovens na atualidade, tanto as vítimas como os praticantes de bullying. A outra parte que mexeu bastante comigo é o facto de eu como professora infelizmente ter que lidar com situações desta natureza, e acreditem que não é fácil. As vítimas de bullying normalmente fecham-se num mundo em que acham que merecem ser castigadas, são raras as que nos procuram a pedir ajuda, temos que ser nós, através de alguns comportamentos menos adequados que nos vamos apercebendo que algo de mal se passa com aquela criança.
Mais fácil é detectar os praticantes de tais práticas, normalmente têm duas características: podem ser meninos com comportamentos aparentemente excelentes mas que se nota uma certa raiva contida, ou então, crianças que vêm de famílias desestruturadas e que descarregam nos colegas mais frágeis os seus traumas.

Neste livro vemos uma menina cheia de amor e afecto para dar ser colocada no meio dos leões, passo a expressão. Começa com o bullying psicológico que acreditem é o pior e marca para a vida toda e depois passa a sofrer bullying físico, que magoa, humilha e maltrata a vítima.
Muitas são as crianças que não suportam tal situação e acabam por se suicidar ou tentar, outras ganham fobia à escola, algo que muitos pais não aceitam e nem tentam compreender e por fim temos aquelas que apesar de frágeis fazem queixa às entidades respectivas que as escolas têm.

Bella resolveu o seu problema de uma forma a meu ver muito romanceada, pois a realidade é outra, mas não tira de ser uma forma bonita e enternecedora.

A todas as Bellas que estão espalhadas por este mundo fora, nunca percam o respeito por vocês e não permitam que vos destruam.
Aos praticantes de bullying só tenho uma palavra a dizer deixem de ser cobardes.

Recomendo vivamente a leitura deste livro, tenho uma sugestão, colocar o livro no PLN pois seria de todo o interesse para os alunos.

Classificação de 5 ***** no Goodreads.
Excelentes leituras com a Editora Livros de Ontem.

1 comentário:

  1. Olá Carla
    Tal como tu, gostei bastante do livro.
    E adorei a tua opinião. Concordo contigo, o final foi muito romanceado, para mim é o aspeto menos positivo do livro, poderia ter acabado com algo mais realista e também animador.
    E acho que era uma excelente ideia passar a fazer parte do PNL!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar