Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Opinião I "Mar me quer" do escritor Mia Couto

"Mar me quer"
Mia Couto
N.º de páginas: 72 páginas
Sinopse:

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 8º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

"Um dia o padre Nunes me falou de Luarmina, seus brumosos passados. O pai era um grego, um desses pescadores que arrumou rede em costas de Moçambique, do lado de lá da baía de S. Vicente. Já se antigamentara há muito. A mãe morreu pouco tempo depois. Dizem que de desgosto. Não devido da viuvez, mas por causa da beleza da filha. Ao que parece,
Luarmina endoidava os homens graúdos que abutreavam em redor da casa. A senhora maldizia a perfeição de sua filha. Diz-se que, enlouquecida, certa noite intentou de golpear o rosto de Luarmina. Só para a esfeiar e, assim, afastar os candidatos.

Depois da morte da mãe, enviaram Luarmina para o lado de cá, para ela se amoldar na Missão, entregue a reza e crucifixo. Havia que arrumar a moça por fora, engomála por dentro. E foi assim que ela se dedicou a linhas, agulhas e dedais. Até se transferir para sua atual moradia, nos arredores de minha existência."retirado do site wook


Minha opinião:
Fazia muito tempo que não lia nada do escritor moçambicano Mia Couto. No entanto, na perspetiva de cumprir o objetivo de baixar a pilha de livros que temos na estante, peguei neste pequeno conto de Mia Couto que à muito tempo tenho na minha estante.
Eu não sou propriamente uma seguidora deste escritor, não que não goste dos  seus livros, mas antes porque não tenho muitos. Gosto muito da forma como Mia Couto escreve, neste conto ressaltou o modo sublime com que aborda o amor e de certa forma "amor carnal". As personagens estão muito bem construídas e gostei de as conhecer. Contudo, não foi uma história que eu possa afirmar ter-me agarrado. Não senti muita ligação com as personagens e não senti aquilo que eu gosto quando leio algo, que é estar dentro da história.
Na minha opinião não acho que seja uma leitura apropriada para o 8.º ano de escolaridade, mesmo sendo uma leitura orientada, talvez no 9.º ano se enquadrasse melhor.
Classificação de 3*** no Goodreads.
Boas leituras.

2 comentários:

  1. Gosto muito de Mia Couto mas prefiro os romances aos contos. A escrita dele é tão deliciosa que meia dúzia de páginas por conto é pouco. Quando uma pessoa já vai embalada naquela história, com aqueles personagens, puff! Ponto final, próximo conto.
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla
    Nunca li nada de Mia Couto, a ver se mudo isso este ano. Mas não devo começar por este.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar