quinta-feira, 15 de março de 2018

Opinião - "O Alquimista" do escritor Paulo Coelho


Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante
Páginas: 240 páginas
ISBN: 9788575427583

Sinopse:
"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.De tempos em tempos, surge um livro capaz de mudar para sempre a vida de seus leitores. "O Alquimista" é um deles.
Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, o mais famoso título de Paulo Coelho já se estabeleceu como um clássico moderno, atemporal e universal, que segue fascinando públicos cada vez maiores, de diferentes gerações.
Simples, sábia e inspiradora, esta história refaz os passos de um pastor da Andaluzia que viaja para o deserto egípcio em busca de um tesouro enterrado nas Pirâmides.
O que começa como uma jornada para encontrar bens materiais torna-se uma descoberta das riquezas que escondemos dentro de nós mesmos.
As belas lições que Santiago aprende ao longo do caminho nos falam da sabedoria de ouvir o que diz o coração, de ler os sinais com que deparamos ao longo da vida e, acima de tudo, da importância de seguir os nossos sonhos."

Minha opinião:

Confesso que estava a precisar ler um livro de Paulo Coelho e este encaixou na perfeição nesta fase da minha vida.
Já li muitos livros de Paulo Coelho, confesso que talvez por os ter lido quase de seguida talvez não tenha retirado a essência de alguns. Não me recordo se já tinha lido este, provavelmente já ;)
Mas eu adoro Paulo Coelho e se li este e não me recordo é porque talvez não o tenha lido no momento certo.

Esta é a história de Santiago, um jovem pastor que, após ter tido duas vezes o mesmo sonho, decidiu ir em busca da sua Lenda Pessoal. Santiago tem capacidades não conhece, contudo com a ajuda de um rei, de um vendedor de cristais e de um alquimista ele consegue perceber muito sobre a vida e a importância de conversar com o seu coração. Santiago também aprende que cada Homem tem a sua própria Lenda Pessoal, ou seja, o papel de cada ser tem de cumprir após o seu nascimento.

Este éum livro de fácil leitura mas que me fez reflectir sobre a nossa importância no mundo. Adorei a sua leitura;)

Excertos do livro:
"Quando vemos sempre as mesmas pessoas ... acabamos por considerar que elas fazem parte das nossas vidas. E como elas fazem parte das nossas vidas, passam também a querer modificar as nossas vidas. E se nós não formos como elas esperam, ficam chateadas. Porque todas as pessoas têm a noção exacta de como devemos viver a nossa vida. E nunca têm a noção de como devem viver as suas próprias vidas." pág.39,40

"Da incapacidade que as pessoas têm de escolher o seu destino." pág.41

"Porque o futuro pertence a Deus, e Ele só o revela em circunstâncias extraordinárias. E como consigo advinhar o futuro? Graças aos sinais do presente. No presente é que está o segredo; se prestares atenção ao presente, poderás melhorá-lo. E se melhorares o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esquece o futuro e vive cada dia da tua vida nos ensinamentos da Lei, e na confiança deque Deus cuida dos seus filhos. Cada dia traz em si a Eternidade.
O cameleiro  quis saber quais as circunstâncias excepcionais em que Deus permitia ver o futuro:
- Quando Ele mesmo o mostra. E Deus mostra o futuro raramente, e por uma única razão: é um futuro que foi escrito para ser mudado." pág. 160

"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar." pág. 205

"Tudo o que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer. Mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente a terceira." pág. 222

Classificação de 4**** no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário