Páginas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro _ Primeiro Amor _ de James Patterson e Emily Raymond

Primeiro Amor
de Emily Raymond, James Patterson
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 288
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626295
Capa: Lauren Harms
Preço:13,94 euros

Sinopse:
"Baseado em acontecimentos reais da vida de James Patterson. 

Axi Moore era uma aluna aplicada. Mas não gostava de dar nas vistas e não contava a ninguém que o que realmente desejava era fugir de tudo. A única pessoa no mundo em quem confiava era Robinson, o seu melhor amigo, por quem estava secretamente apaixonada.
Quando finalmente decide seguir os seus impulsos e quebrar as regras, Axi convida Robinson para a acompanhar na sua longa viagem. Uma jornada intempestiva, marcada pela paixão oculta e pelo desejo de descobrir o mundo. Mas o que no início era apenas uma aventura livre e despreocupada em breve vai tomar um rumo perigoso e incontrolável.
Envolvidos numa sucessão de acontecimentos violentos e dramáticos, os protagonistas são colocados à prova das mais variadas formas. Poderá a primeira grande paixão das suas vidas sobreviver a tudo, até que a morte os separe? 
Um romance notável e extraordinariamente comovente, inspirado no próprio passado de James Patterson. Um testemunho impressionante sobre a força do primeiro amor e as suas consequências para o resto das nossas vidas." retirado do site wook

Retirado do youtube...


Minha opinião:
Todos os que me seguem com atenção sabem que James Patterson é o meu escritor favorito, desde romances, até a séries policiais, tais como a coleção Alex Cross, a coleção Private, A Amante, A trilogia O resgate de Angel, Um Anjo da Guarda, Invisível, Um casamento no Natal,a coleção NYPD Red, Confissões de uma Suspeita de Assassínio, Força de Vontade, Trilogia o Clube das Investigadoras. Tenho-os todos e já li uma boa parte deles e cada vez mais me apaixono pelo escritor e pela sua escrita, os enredos são fenomenais e sempre com uma leitura intensa mas leve na sua escrita. Gosto principalmente de uma das características da estrutura da narrativa que é capítulos pequenos.

Este livro retrata a fuga de dois adolescentes, que desiludidos com a família e com a cidade e o ambiente onde vivem, decidem fugir de casa e ir conhecer o mundo. Será de salientar que a ideia inicial é Axi que depois de muito refletir, com um pai alcoólico e uma mãe que abandonou a família, convida o seu melhor amigo Robinson para alinhar com ela nesta louca aventura. 

O início da história não me agradou. O livro é dividido em duas partes. A Parte Um foi a responsável por tal desagrado. Nesse primeiro momento os autores passam a narrar a trajectória de Axi e Robinson. O caminho traçado por Axi é interessante. 
Cada cidade escolhida para ser visitada tem um significado e Axi vive intensamente cada momento de sua passagem ao lado de Robinson, mas é justamente “a falta de frescura” da personagem que faz com que essas paradas estratégicas não despertem qualquer emoção. Nesse primeiro momento acompanhamos as aventuras de dois jovens completamente inconsequentes. Nada que eles façam ao longo da primeira parte do livro justifica tamanho comportamento.As suas atitudes são infantis. Axi que até então era a menina bem comportada num simples passe de mágica passa a se comportar como uma “bandida sem vergonha”. 
Robinson também deixa a desejar. No começo ele tem atitudes incoerentes. Ora mostra ser um adolescente  descolado, com aquele jeitão sedutor e decidido, depois ele se comporta como um adolescente inconsequente. 

Confesso que fiquei bastante desiludida, isto porque James Patterson, é o meu escritor favorito. Contudo a certa altura levei um susto daqueles. Na transição dos capítulos em direção à segunda parte do livro. Não tem noção do susto que eu levei com a reviravolta da narrativa. É como se eu estivesse a  ler outro livro. Axi e Robinson tornam-se outras pessoas. Em plena viagem os dois são surpreendidos com um acontecimento que poderá transformar a vida dos mesmos para sempre.
A partir da segunda parte do livro, James começa a aprofundar-se nos personagens apresentando-nos a sua história, em que circunstâncias Axi e Robinson se conheceram e como eles se tornaram amigos. 

Foi difícil. Fiquei a segurando a respiração e as lágrimas até o último parágrafo. Não preciso nem dizer que o livro é lindo. Primeiro Amor é uma história “real” já que o próprio James relata que ela foi baseada na sua vida. Ele dedica essa história a Jane Blanchard por quem esteve perdidamente apaixonado. Ele ainda revela que essa história foi entregue ao seu editor no outono do ano de 2010, mas que ela de fato dera início muitos anos antes. Primeiro Amor é um livro sensível sobre a história de amor e amizade de dois jovens com personalidades muitos diferentes, porém completamente apaixonados um pelo o outro. 
Primeiro Amor é um livro que desperta vários sentimentos no leitor. A narrativa é engraçada na medida certa e muito romântica, porém ser piegas, ou seja, um prato cheio para os leitores que gostam do género. Apesar de toda a previsibilidade há de se tirar um bom proveito da história como um todo. 

Conclui a leitura com o meu coraçãozinho destroçado mas com a alegria por James Patterson não me ter desiludido mais uma vez.

Beijinhos e boas leituras;)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro _ "A Sorte Grande" _ de Ferran Ramon - Cortés_

A Sorte Grande
Pode acontecer a qualquer um
de Ferran Ramon-Cortés
O que faria se amanhã lhe saísse um milhão e meio de euros na lotaria? Como mudaria a sua vida?
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 152
Editor: Estrela Polar
ISBN: 9789898206626
Coleção: Ficção
Capa:Maria Manuel Lacerda
Preço:12,90 euros mas eu comprei em promoção por 3,00 euros

Sinopse:
"Desiludido com a profissão e em plena crise pessoal, ao protagonista desta história sai-lhe a lotaria. É uma oportunidade única para fazer uma grande mudança, para reescrever o guião da sua vida. Para descobrir e perseguir o seu sonho e fazer o que realmente deseja fazer. Depois de uma profunda reflexão, o seu plano para mudar de vida está pronto. Mas as coisas nem sempre acontecem como nós as idealizámos..." retirado do site wook

Excerto:
«Uma pequena fábula para todos aqueles que não renunciam a perseguir os seus sonhos. Um manual PARA MUDAR DE VIDA.»
A Sorte Grande de Ferran Ramon-Cortés

Minha opinião:
Este é um livro de ficção e auto-ajuda, que se resume de uma forma simples, do seguinte modo:
Um homem ganha a lotaria de natal e a partir daí a sua vida sofre uma reviravolta de 180.º, esta mudança radical baseia-se nos seguintes princípios:
1-Identificar o nosso sonho;
2-Organizar a nossa vida para perseguir o sonho;
3-Decidir o que é que precisamos para realizar o nosso sonho;
4-Acreditar em nós mesmos;
5-Escolher os companheiros de viagem;
6-Mudar de atitude;
7-Ter coragem;
8-Dar o primeiro passo.

Um livro que nos dá dicas de como devemos encaminha a nossa vida com ou sem lotaria, o rumo que dá-mos aos nossos sonhos depende só e unicamente de cada um de nós.
Adorei a leitura...aconselho vivamente.
Boa leitura!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro ""Os 30" de Filipa Fonseca Silva

Os 30
Nada é Como Sonhámos
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 176
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895557233
Coleção: Romance
Capa: Maria Manuel Lacerda
Preço:13,90 euros

Sinopse:
"Filipe assume-se como um coleccionador de relações falhadas e continua preso à sua paixão de adolescência. Maria foi deixada pelo namorado três meses antes do casamento e procurou curar-se do desgosto com uma longa viagem; e Joana, menina do papá controladora e moralista, acabou por dar o nó com o rapaz errado, vivendo um relacionamento de fachada por mero oportunismo. Os três conhecem-se desde os tempos da faculdade, quando faziam parte de um grupo de amigos muito unido e cheio de sonhos e expectativas; mas a vida - com as suas voltas e reviravoltas às vezes ingratas - encarregou-se de os ir afastando, e está na hora de todos se juntarem para, finalmente, falarem do que os une e do que os separa.

Durante um jantar no qual tilintam os cristais e brilham os talheres de uma Joana cada vez mais convencional, demasiadas surpresas ameaçarão, porém, a ordem natural das coisas: revelações e encontros imprevistos, reconciliações e jogos de sedução, transgressões e actos de adultério. No fim, já se vê, nada será como antes. Como uma espécie de "Os Amigos de Alex do século XXI", este é um romance extremamente lúcido sobre o fim da inocência e os percursos de um grupo de jovens que, entre paixões e desilusões, chegam, mesmo sem querer, à idade adulta. Com doses iguais de humor e realismo, a autora capta de forma perspicaz o sentimento de uma geração a que chamaram «rasca», fazendo o seu retrato ao mesmo tempo indulgente e implacável."retirado do site wook

Minha opinião:

Este é um livro mais "leve" do que o anterior, que li da autora, mas nem por isso menos intenso. Mas aqui a intensidade é muito diferente.
Imaginem um grupo de amigos do tempo da faculdade que não se encontra faz algum tempo, juntos novamente num jantar, alguns sozinhos, outros casados, outros acompanhados...uns felizes, outros conformados e alguns simplesmente infelizes, mas claro que estes últimos não o deixam mostrar.
Os desabafos, as agressões verbais as tentativas de lições de moral...tudo isso junto ao longo de uma noite em que vai imperando o álcool, a coca e a erva. Com toda esta mistura as pessoas acabam por dizer verdades que não querem, fazer  coisas que não devem e enfim ....não vou adiantar mais. Li o livro numa noite onde me fartei de rir e de chorar de tanto rir. Esta escritora é simplesmente brilhante e vou seguir as suas pisadas.
Boas leituras!

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "O estranho ano de Vanessa M." de Filipa Fonseca Silva

O Estranho Ano de Vanessa M.
de Filipa Fonseca Silva
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 200
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722528641
Design da capa: Ana Monteiro
Preço:13.95 euros

Sinopse:
"Quando entrou no carro naquela tarde de Inverno, Vanessa não sabia que estava a embarcar numa viagem sem retorno. Uma viagem interior, que pôs em causa todas as suas escolhas e, acima de tudo, toda uma vida construída em torno das expectativas e opiniões dos outros. 
Fluido, divertido e fresco, O Estranho ano de Vanessa M. conduz-nos nessa autodescoberta de 365 dias e faz-nos reflectir sobre o poder que temos de, a qualquer momento, colocar tudo em questão, através de episódios trágicos e cómicos que envolvem uma mãe controladora, uma tia hippie, um casamento entediante, um chefe insuportável e uma amiga que não sabe quando se calar. Porque a busca da felicidade não tem prazo e a chave para abrir essa porta está dentro de nós. 
Uma nova voz irrompe na cena literária portuguesa, leve, despretensiosa, crua, divertidíssima e incrivelmente humana." retirado do site wook

Críticas de imprensa:
«Um livro que se devora de uma ponta à outra. Se ainda não conhecem a Filipa Fonseca Silva, deviam conhecer. É uma autora talentosa e escreve uma história bestial.»
The Thursday Interview

«Acreditem: nunca uma crise de meia-idade foi retratada de melhor forma.»
The Chicklit Pad

Minha opinião:
Este foi o primeiro livro que li desta escritora, apesar de ter adquirido mal saiu, pois a sinopse fascinou-me bastante e também tinha em casa um outro livro dela que ainda não tinha lido e a ideia na altura era ler este e depois o outro, que se intitula "Os 30- Nada é como sonhamos". Quando estava a ler na internet um artigo e me apercebi que Filipa Silva é a primeira portuguesa no Top 100 Amazon, e eu feita pateta com os dois únicos livros dela em casa e não os tinha lido agarrei logo neste livro para uma leitura realmente boa, muito boa.
É um livro de leitura fácil, que retrata o quotidiana de muitas famílias. 
Vanessa é uma mulher que tem necessidade de mudar a sua vida, de pela primeira vez fazer o que ela quer da vida, de gerir os seus dias. Vanessa é a personagem principal que desde sempre conviveu com uma mãe austera, o que fez com que Vanessa se licencia-se em gestão tal como a mãe queria, casou aos 23 anos e passado um ano já era mãe de uma menina Mimi, tudo como manda a cartilha das boas famílias. Amava o seu marido e ele também a amava, mas ao fim de 10 anos de casamento o amor continua mas desvanece e as pequenas coisas que fazem manter a chama acesa do amor foram apagando. Vanessa estava farta, torna-se uma mulher exasperada com o rumo que a sua vida levou, em muito contrário aos seus desejos. Um tédio insuportável de que tomou consciências nas consultas que frequentava por imposição do tribunal. Atitudes impetuosas como o estranho abandono de Mimi.

Ela deixa a família, vai para a casa da tia, mais tarde acaba também por deixar o emprego e montar o seu próprio negócio.
Será que Vanessa volta para casa, para junto da família que ela aprende a amar?
Ou encontrará um outro amor que a faça mais feliz e inicie tudo de novo?
Ficará Vanessa sozinha?
Este é um livro que vale mais que a pena ler é fabuloso, leiam...levantem numa biblioteca ao pé de vocês caso não queiram comprar, mas leiam não se vão arrepender;) 
Boas leituras;)  

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "O Diário" de Eileen Goudge

O Diário
de Eileen Goudge
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 192
Editor: Contraponto
ISBN: 9789896660666
Preço: 7,50 euros

Sinopse:
"Quando duas irmãs encontram no sótão um velho diário da mãe, descobrem, para grande choque de ambas, que o seu verdadeiro amor não foi o pai. Mas será que as coisas são aquilo que parecem? Esse é o grande mistério com que se deparam e que têm de desvendar sozinhas, pois a mãe encontra-se no leito da morte, num lar, sem conseguir falar - só as páginas do seu diário podem fornecer as pistas. Numa viagem ao passado, revela-se uma jovem Elizabeth Marshall perdidamente apaixonada por um homem… estando comprometida com outro. Ela tem, por fim, de escolher entre Bob, estável e leal, e AJ, enérgico e imprevisível. Quando AJ é associado a um suspeito incêndio, a jovem enfrenta a decisão mais penosa da sua vida: Elizabeth é a única que pode limpar o nome dele, mas fazê-lo arruinaria a sua reputação e custar-lheia o amor do noivo. O Diário é uma história de amor e a história de uma família. É também sobre uma questão que, a determinada altura da vida, todos colocamos: até que ponto conhecemos realmente os nossos pais? A resposta pode ser surpreendente…"

Nora Roberts...
"Eileen Goudge escreve como um incêndio descontrolado, criando personagens que acabamos por amar e que odiamos deixar."

Minha opinião:
Este foi o primeiro livro que li desta escritora, devo referir que estava com as minhas expectativas muito, mas mesmo muito elevadas, contudo foi uma desilusão no meu ponto de vista.
No início tinha tudo para se revelar uma excelente história de amor e de suspense, mas à medida que a história foi avançando pequenas dicas deixadas pela escritora foram deixando prever o futuro do desenlace final da história.
 Quando duas irmãs idosas estão arrumando o sótão da casa de sua mãe que está morrendo, elas encontram o seu diário. Dentro do diário, elas descobrem que o verdadeiro amor de sua mãe não era o seu pai. Mas nem tudo é o que parece.
Elizabeth Harvey namorou com Bob durante quatro anos. Com os sinais que Bob vai emitindo Elizabeth tem a certeza que ele a vai pedir em casamento. Ele ama-a e trata-a muito bem. Ela também o ama e tem a certeza que juntos terão uma vida maravilhosa.
No entanto, toda a estrutura emocional de Elizabeth se altera, quando encontra um velho amigo na feira municipal, ao ponto de ela se sentir chocada com o seu próprio comportamento. Apesar de estar quase noiva, cora tremendamente de cada vez, que olha o bonitão do AJ. Elizabeth sente-se na corda bamba. Não quer trair Bob, mas sente-se terrivelmente atraída por AJ, ele desperta-lhe sentimentos que ela quer explorar. AJ decide no entanto partir, dizendo-lhe que volta, assim tenha algo para lhe oferecer.
Algum tempo mais tarde, Bob diz a Elizabeth que se alistou no Exército, mas que continua a quer casar com ela. Ela diz-lhe que vai avaliar a proposta dele, sabendo que se casar com ele, os dois terão uma vida fantástica. Por outro lado, a ausência de notícias de AJ levam-na a questionar a sua paixão por ele.

Mas, de repente AJ regressa, e Elizabeth é forçada a escolher entre o coração, e uma boa vida. 

Um aspecto positivo são as personagens, gostei muito da forma como a escritora cria cada uma delas, a maneira de pensar de agir das personagens está brilhante.

O livro em si não é mau, não de todo, seria injusto da minha parte dizer tal coisa, mas não gosto do modo como a escritora escreve, enrola muito e noutras partes poderia desenvolver mais. Mas o erro que eu acho que cometi foi ter lido muitas opiniões que colocavam o livro no topo, numa categoria excelente o que me levou a grandes expectativas e quando se parte com grandes expectativas, pelo menos no  meu caso as quedas e desilusões são muito grandes.

Boas leituras!
P.S. Leiam o livro que acima de tudo é uma história bonita.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Minha opinião sobre o livro _ Não há bela sem senão_ de Rebecca James

Não Há Bela Sem Senão
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 312
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789896720377
Preço:17,00 euros

Sinopse:
Um mistério a que é impossível ficar indiferente.
Um segredo devastador. Uma vida destruída.
Uma amiga que promete mudar tudo. E se ela não for quem aparenta ser?
Será possível amar demasiado?
                    Será possível amar alguém a ponto de se desejar a sua morte?
Depois da trágica morte da irmã, Katherine Patterson muda de cidade e inscreve-se numa nova escola, onde só quer passar despercebida. Mas isso revela-se impossível quando encontra aquilo que menos esperava:
uma amiga.
Alice Parrie é a rapariga mais popular da escola. Extrovertida, linda, sedutora e imprevisível, ela é tudo o que Katherine não é. O entusiasmo de Alice é contagiante e o seu magnetismo é irresistível. Alice e Katherine tornam-se grandes amigas, tão próximas como duas irmãs. Mas por trás da fachada de menina perfeita, Alice esconde segredos inimagináveis e Katherine não tardará a descobrir o segredo mais negro de todos. Não só Katherine não consegue fugir ao passado, como acaba por entrar num jogo sinistro e infinitamente mais sedutor.
 Sobre o livro Não há bela sem senão
Este é um fenómeno editorial à escala mundial, que de um dia para o outro catapultou a autora para a ribalta.
Publicado em mais de trinta países, é um dos grandes acontecimentos literários de 2010.

Minha opinião: 

Bom numa palavra só maravilhoso.
Nunca tinha lido nada desta escritora nem tenho conhecimento de mais nenhum livro dela, mas Rebecca James é fantástica, a narrativa deste livro o modo como as personagens estão construídas e a interacção entre as mesmas é fenomenal.
É uma história que vive em torno de segredos principalmente o da personagem principal Katherine, que tenta a todo o custo guardar o seu segredo. 
Alice é uma personagem estranha, popular e que só consegue viver com essa popularidade tem uma necessidade de afectos mas ao mesmo tempo é fria, arrogante, má uma criatura sem princípios, que também guarda um grande segredo. Tem um namorado e nem esse ela respeita. Alice faz de tudo para destruir o que a rodeia.
No entanto Katherine admira e adora Alice mesmo sendo muitas vezes humilhada por ela.
Toda historia se descreve em saltos entre um passado distante, um presente e o um futuro. Mostra-nos também que nem tudo é o que parece e que cada um de nós pode esconder segredos escuros que não queremos que mais ninguém descubra.
Um livro fantástico que recomendo vivamente a sua leitura...e que no final me levou à lágrimasita...
Boas leituras!