Páginas

sábado, 21 de agosto de 2021

159 # Opinião | "Grita" de Laurie Halse Anderson


Sinopse:
Ela tem um segredo que mais ninguém sabe.
"Desperdicei as últimas semanas de agosto a ver desenhos animados da treta. Não fui ao centro comercial, ao lago, à piscina, nem atendi chamadas. Entrei na escola secundária com o cabelo errado, a roupa errada, o feitio errado. E não tenho ninguém sentado a meu lado." 


Críticas de imprensa
“O realismo duro e pungente do livro e a dura metamorfose que Melinda sofre vão sensibilizar e inspirar os leitores.” 
Publishers Weekly


"O humor sarcástico de Melinda, a sua sinceridade e coragem tornam-na uma personagem memorável, cujo derradeiro triunfo irá inspirar os leitores" BOOKLIST


"O primeiro romance de Laurie Halse Anderson é um tributo ao adolescente marginalizado. O final triunfante, no qual Melinda encontra a sua voz, é motivo de celebração (embora muitos leitores possam verter uma ou duas lágrimas). Depois de ler Grita, será difícil para qualquer adolescente olhar para o bode expiatório da turma sem alguma compaixão e compreensão...pois essa pessoa pode estar a gritar sob o seu silêncio" AMAZON.COM


Vencedor do prémio Michael Prinz Award
Uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prémios sobre uma jovem que opta por se calar em vez de dizer a verdade. Grita encantou tanto os leitores como os educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de nos fazer refletir sobre temas fundamentais - porém espinhosos, como o bulling - do quotidiano dos adolescentes. Para ser lido com o coração e, principalmente, relido com a alma. Grita (Speak no original)foi adaptado ao cinema em 2004, tendo como protagonista Kristen Stewart. 

Opinião:
Este foi o segundo livro que li desta escritora e achei simplesmente brilhante.
Melinda Sordino é a pessoa mais odiada do Liceu de Merryweather. No final do verão chamou a polícia, acabando com uma festa e colocando em sarilhos alguns dos finalistas mais populares da escola. Mas Melinda tem um segredo que guarda bem fundo, dentro de si, e que não pode contar a ninguém. Melinda está a ser corroída pelo que aconteceu, e o mundo de reclusão que construiu para si ameaça ruir a qualquer momento.
Depois de tudo que já escrevi pouco me resta mas sempre tenho algo a opinar. Como professora este livro mexeu comigo, não que não tenha já convivido com casos de bulling, infelizmente já me deparei com muitos, mas o caso retratado neste livro fez-me lembrar um muito especial que me passou pelas mãos. E foi precisamente o termo grita que foi abafado durante anos por aquele adolescente, viver com a indiferença dos outros, com o desprezo, viver com a violência psicológica e física, quando ainda não se é estruturalmente formado, deve ser, e é certamente, algo tremendamente destruidor, dilacerante...eu apliquei o termo viver mas não é viver mas sim sobreviver, pois cada dia é uma luta, cada noite uma batalha para estas crianças, que se  preparam para o que será no dia seguinte. Cabe a toda a comunidade escolar e aos pais, estarem alerta para estas situações limites e tremendamente dolorosas.
Leiam este livro, talvez deixem cair algumas lágrimas de revolta de angústia de todos os sentimentos que vos assaltam a alma, mas não deixem de o ler. Vejam o filme deixem que as emoções tomem conta de vocês e transmitam a alguém para ler o livro e ver o filme, façam uma corrente, porque o bulling existe, hoje pode ser ele amanhã podes ser tu, hoje pode ser o filho do seu amigo ou talvez já esteja a ser o seu.
Como alguém disse uma vez num programa da televisivo este livro e filme é "UM ABRE OLHOS" e eu acrescento que a sociedade em que vivemos, que pensa que o mal só acontece aos outros e tem o hábito de enfiar a cabeça na areia como a avestruz e fazer de conta que não é nada com eles.
Em relação ao livro só tenho que dar os parabéns à personagem Melinda por ter tido a coragem de ter telefonado quando foi preciso... não vou adiantar mais sobre a história pois acho que muito já foi dito e ao mesmo tempo nada.
Um livro muito bom que recomendo a todos sem exceção.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads

Boa leitura! 

Sem comentários:

Enviar um comentário