Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Viela da Duquesa

Sinopse:
Nápoles, 1910. Numa das muitas casas pobres da Viela da Duquesa, onde Rosa Avigliano vive com a sua numerosa família, surge de repente uma jovem mulher elegantemente vestida: ela quer que Rosa lhe prepare um feitiço para conquistar o amor do marido. Teresa, a mais velha das crianças Avigliano, fica boquiaberta perante tão extraordinária aparição. Imaginativa e sonhadora, ela gostaria de poder transpor os limites daquelas vielas sem ar e sem luz, onde viu morrer de miséria, de doença e de fome amigos, vizinhos e até um irmão mais novo. Aquela visitante misteriosa encarna aos seus olhos de rapariga tudo aquilo que até ali lhe foi vedado. Mas a bonita desconhecida não é tão feliz como Teresa imagina: a condessa Josepha Paravicini abandonara há alguns meses o seu castelo no Tirol, terra então austríaca, para casar com o príncipe Enrico Castiglia e se mudar para Nápoles, renunciando aos costumes, às pessoas que amava, às paisagens, aos aromas e à sua língua de infância. Tudo isto para vir a descobrir que o marido nunca a amara. Com o destino por cúmplice, nasce entre a princesa e a rapariga do povo uma ligação que as irá manter unidas durante toda a vida. Ambas atravessam o século que há pouco terminou, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, empenhando-se na luta pelas reivindicações sociais e pela conquista do direito das mulheres à dignidade.
Narrando as histórias pessoais destas personagens, marcadas por tragédias e paixões, Sveva Casati Modignani percorre todo o século XX num romance que exprime os pontos de vista dos humildes e dos poderosos. Este entretecer de vidas privadas e grandes eventos, propicia aos leitores páginas intensas que reconstituem com realismo o espírito de uma época e exaltam a força dos sentimentos e dos ideais.

Minha Opnião:
A Viela da Duquesa é sem dúvida o melhor livro da Sveva Casati que já li até à data. Sveva trás através deste livro um relato sobre a vida na Itália da primeira e segunda grande guerra mundial, durante o fascismo e durante a implementação dos Direitos da Mulher, na prespectiva de várias mulheres, umas pertencentes a familias reais e outras fazendo parte do proletariado. Ao longo da leitura deste romance histórico, deparei-me com o modo diferente com que o comunismo foi visto pelas diferentes alas da  sociedade  e as suas posições políticas.
Teresa, filha mais velha de Rosa, vem de uma família pobre mas é uma mulher cheia de força e é fruto de uma infancia carregada de viloência sexual por parte dos filhos da sua madrasta. 
Sofia é uma mulher doce que vive um casamento triste com um homem que herdou a pior das heranças do seu pai - a loucura-.
Um livro cheio de voltas na vida de Teresa e de Sofia, com encontros e desencontros, com alegrias intensas mas tristezas ainda mais intensas...
A Viela da Duquesa foi um livro muito importante para mim, não só porque amei ler e fez-me passar horas deliciosas, mas principalmente, porque me orientou para o tipo de leitura que eu realmente mais gosto, Romances históricos.
Aconselho vivamente a sua leitura, para quem gosta de romances históricos.
Boas Atmosferas;).

2 comentários:

  1. Este livro é sem dúvida maravilhoso!Também aprecio romances históricos e este é óptimo exemplo! A história é fascinante e a escrita sensível. É bom encontrar pessoas que partilhem o nosso amor pelos mesmos livros.
    Beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. Este ainda não li!!!
    Apesar de gostar da Sveva!

    ResponderEliminar