segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Guillaume Musso entra para os meus favoritos

Sinopse:
"São Francisco. Elliott, médico apaixonado, nunca se recompôs do desaparecimento de Ilena, a mulher que ele amava, morta há 30 anos. Um dia, uma situação extraordinária permite-lhe recuar no tempo e encontrar o jovem que ele era, há 30 anos atrás. Elliott regressa ao instante decisivo em que um gesto seu pode salvar Ilena e modificar o destino implacável que determinara a sua vida desde então."
Contracapa:
"Um simples gesto teria bastado para alterar tudo. Quem nunca sonhou com a possibilidade de regressar ao momento decisivo que tornaria a felicidade possível?"


O escritor:

Guillaume Musso nasceu em 1974 e descobriu a literatura aos dez anos, idade em que decidiu que um dia haveria de escrever livros. Inspirado pela cidade de Nova Iorque, onde viveu aos dezanove anos e travou conhecimento com viajantes de todo o mundo, regressou à sua França natal para estudar Ciências Económicas. É hoje um dos autores franceses preferidos pelo grande público.





 Opniões diversas:
"Guillaume Musso manipula a arte do suspense com a eficásia dos grandes mestres do thriller americano." L`EXPRESS
"Retenham este nome: Guillaume Musso é um jovem escritor cujo futuro se anuncia brilhante." GALA

Minha Opnião:
Após muito tempo à espera na estante, esta foi a escolha feita depois de uma leitura de fantasia que não me tinha saciado. Ao contrário do livro anterior, este  surpreendeu-me positivamente, devo dizer que Guillaume Musso entrou para a minha lista de escritores favoritos.
Um livro que toca ao de leve no gênero romance mas que é essencialmente suspense, talvez por isso eu tenha ficado agarrada nesta leitura do início até ao fim. Simplesmente adorável, o modo como Musso escreveu este livro foi um bombom para a minha alma de leitora, ufa estava mesmo a necessitar de um livro assim.
Tudo começa quando o Dr.Elliot ( médico de sucesso que se encontrava a fazer trabalho humanitário no Camboja) depois de ter realizado mais uma das suas operações de sucesso, a um rapazinho cambojano. O chefe da tribo da qual fazia parte este jovem, pergunta ao médico, :" - Qual seria o seu maior desejo neste mundo, doutor?.... - Gostaria de rever uma mulher.".
Após este diálogo, claro está que o tema do livro é o regresso ao passado, e se fosse possível ir ao passado corrigir algo em que achamos que fomos incorrectos? Como seria olhar para nós, para o nosso eu no estado jovem? O que poderia mudar se alterarmos um acontecimento do nosso passado? Exitiram universos paralelos, onde cada um de nós vive com uma outra decisão perante um determinado acontecimento?
É com este jogo da intervenção do presente no passado, e em torno de mudar um acontecimento no passado sem querer alterar o presente, que se desenrola toda a história.
A história passa-se entre 1976 - Elliott tem 30 anos e 2006 - Elliott tem 60 anos. Todas as pessoas que cruzam e cruzaram a vida de Elliot estão sujeitas a ver o seu mundo igualmente alterado.
Uma leitura como à muito não fazia e que recomendo vivamente.
Boa leitura;)

2 comentários:

  1. Musso também é dos meus favoritos!!! Tens de ler Salva-me dele. Também gostei imenso, se bem que, o primeiro que li foi o EStarás aí? se não estou em erro e não há amor como o primeiro:P!

    Bjinhos Carlinha*

    PS: Para quem começou tarde no desafio vais muito bem!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Jojo
    Para mim Musso foi uma verdadeira surpressa é tão bom encontrar uma revelação assim, ainda para mais tenho aqui por casa mais três livrinhos dele, que certamente me vão deliciar, uma deles é o que tu referis-te.
    Tenho pena de ter começado tão tarde mas mesmo assim estou a tentar dar o meu melhor...quem sabe se não vou conseguir...
    Beijinhos Jojo;)

    ResponderEliminar