Páginas

domingo, 11 de janeiro de 2015

Minha opinião sobre o livro "Se eu Ficar" de Gayle Forman

Se Eu Ficar
de Gayle Forman; Tradução: Rita Graña
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 216
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722353939
Preço: 13,95 euros

Sinopse:
"Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas." retirado do site wook

Adaptação à sétima arte:



Minha opinião:

Este é o primeiro livro que leio desta escritora e certamente não será o último, pois já tenho cá em casa "Espera por mim" que é uma sequência deste. Gostei muito do livro, achei que está muito bem abordado o tema da morte e do coma, mas agora vou falar um pouco do livro.
Mia é uma adolescente feliz que vive num ambiente familiar feliz e tem um namorado que adora e a adora a ela também. É doida por música clássica e toca violoncelo, tendo como objectivo ir para uma das faculdades mais conceituadas na área.
Ou seja, pode-se dizer que Mia tem tudo para ser feliz até que numa manhã de Fevereiro, num passeio de carro com os pais e o seu irmão mais novo, têm um acidente e só ela sobrevive.
Após o acidente Mia entra em coma e vai para o hospital. E quando a sua "alma" sai do seu corpo vamos acompanhar as 24 horas de Mia após o acidente onde ela vai reflectir sobre o que é realmente importante.O livro retrata estas 24 horas que decorrem após o acidente e onde ficamos a conhecer Mia e todas as pessoas que fazem parte da sua vida. Durante 24 horas, Mia vai recordar vários episódios da sua vida e assim vamos ficando a saber mais sobre ela: a sua relação com os pais e irmão e restante família, a relação com os amigos, namorado e com  música a sua grande paixão. Mas também vamos viver o impacto de Mia quando ela se depara com o pai e a mãe mortos no local do acidente e pensa que seu irmãozinho mais novo sobreviveu mas ficou noutro hospital.
Mia tem uma longa batalha pela frente, ou continua a sua luta pela vida ou deixa de lutar e junta-se aos seus que já partiram.
Ao longo do livro são dados a conhecer ao leitor factos da vida de Mia tanto a nível familiar, conhecemos a sua grande amizade por Kim e o seu grande amor por Adam. Este é um livro fabuloso que não deve perder a sua leitura, para mim foi uma lição de vida, na medida em que me alertou a dar mais valor a cada minuto, a cada segundo em que estamos vivos.
Um livro brilhante, carregado de uma forte carga emocional principalmente, na parte em que o leitor espera ansiosamente qual vai ser a decisão de Mia, que aconselho vivamente a sua leitura.
Certamente vai ser um dos livros do ano. 

2 comentários:

  1. Olá,

    Este é um dos livros que quero ler. Antes de ler a tua opinião já estava muito curiosa.
    Eu não sabia é que já tinha sido adatado ao cinema. Fico feliz por saber embora os filmes são sempre uma deceção, normalmente gosto mais dos livros.

    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Espero que esteja tudo bem contigo. Pois é este livro já foi adaptado ao cinema e também já tem continuação que é o livro"Espera por mim".
      Eu gostei muito do livro no final é que fiquei um pouco confusa mas acho que quando ler o próximo tiro as dúvidas.
      Aconselho-te vivamente a leitura acho que vais gostar;)
      Boas leituras!

      Eliminar