Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Minha opinião sobre o livro "Sozinhos na ilha" da escritora Tracey Garvis Graves

Sozinhos na Ilha
de Tracey Garvis Graves
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 352
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892323596
Preço:16,60

Sinopse:
"Uma ilha deserta plena de sol, vegetação luxuriante e mar cristalino é um cenário de sonho. Ou talvez não… 
Anna Emerson decide quebrar a sua rotina e deixar Chicago para dar aulas numa ilha tropical. Por seu lado, T.J. Callahan só quer voltar a ter uma vida normal após a sua luta contra o cancro. Mas os pais empurram-no para umas férias num destino exótico. 
Anna e T. J. estão a sobrevoar as ilhas das Maldivas a bordo de um pequeno avião quando o impensável acontece: o aparelho despenha-se no mar infestado de tubarões. Conseguem chegar a uma ilha deserta. Sãos e salvos, festejam e aguardam, convictos de que serão encontrados em breve. Ao início, preocupam-se apenas com a sobrevivência imediata e imaginam como será contar tamanha aventura aos amigos. Nunca a citadina Anna se imaginou a caçar para comer. T. J. dá por si a lutar com um tubarão e a ser acolhido por simpáticos golfinhos. Os dois jovens descobrem-se timidamente e exploram a ilha. Mas à medida que os dias se transformam em semanas, e depois em meses, as hipóteses de serem salvos são cada vez menores. 
Ambos têm sonhos por cumprir e vidas por retomar, e é cada vez mais difícil evitar a grande questão: conseguirão um dia sair daquela ilha?"retirado do site wook

Sétima arte....


Minha opinião:
Mais uma nova escritora que entra para o role das descobertas do ano 2015 e que boa descoberta. Este ano tenho tido boas surpresas, na realidade não me posso queixar. Mesmo quando não é uma descoberta de autor, é uma descoberta de livro e este não me desilude. Tem sido até agora um ano de boas leituras.

Relativamente a este livro, devo dizer que já o tinha na estante à bastante tempo, senão estou em erro acho que o adquiri logo após o seu lançamento. Não o li à mais tempo não sei porquê, ou aliás até sei, existem sempre aqueles que se tornam mais apelativos e se vão colocando à frente, deixando outros bons livros da minha estante para trás.

Mas que livro maravilhoso, que história magnífica, adorei esta leitura comecei ontem às 20 horas e terminei às 5 horas da madrugada não conseguia pousar o livro a não ser para ir à casa-de-banho ;).

T.J., um jovem de 16 anos, está em remissão de um linfoma de Hodgkin e, para que consiga recuperar o tempo perdido na escola, os seus pais contratam Anna Emerson, uma professora de 30 anos, para lhe dar explicações enquanto a família passa férias nas Maldivas.
A história está basicamente relatada na sinopse do livro, uma avionete  que se despenha e os seus dois passageiros Anna e T.J. são deixados numa ilha deserta. 

O relate desta história é mais cativante para mim como leitora pois um capítulo é para um personagem e o seguinte para a outra, o que me permite aperceber dos sentimentos, das preocupações e das emoções de cada um dos dois protagonistas do livro.
O enredo da história é muito intenso tal como as personagens Anna e T.J. são fortes. Eles vão passar por enormes dificuldades, os anos vão passar e as personagens vão amadurecer. T.J. deixa de ser o rapazinho que se despenhou no avião e torna-se um homem, alto e encorpado que encara Anna não como a sua professora mas como uma mulher bastante sexy. 
Enquanto permanecem na Ilha, Anna e T.J. acabam por ver nascer entre ambos uma forte cumplicidade, acreditando que nenhum poderia sobreviver ali sem a presença do outro. Surgem, gradualmente, confidências trocadas, ternura, e a relação poderá mesmo avançar para um plano mais profundo ao nível emocional e físico, já que entretanto passam-se três anos sem que sejam socorridos, e todos os julgam mortos.
Um livro carregado de emoções, descobertas, lutas interiores, desilusões pessoais...Um livro maravilhoso, romântico, poderei dizer que me ri em certas partes, logo tem o seu quê de divertido e um tanto ao quando erótico.
Boas leituras, aconselho vivamente a leitura deste livro;)

12 comentários:

  1. Olá :)
    Li este livro no ano passado e também gostei muito
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara
      Eu achei o livro lindo, não estava com grandes expectativas, pois quando leio opiniões muito boas fico sempre com o pé atrás,mas desta vez dou a mão à palmatória o livro surpreendeu-me pela positiva.
      Boas leituras e beijinhos.

      Eliminar
  2. Confesso que lembrei-me um pouco daquele filme bem velhinho que passava na tv "lagoa azul" :p agora falando sobre o livro em si - que não conhecia - acho que é uma boa aposta para uma leitura de verão :)

    Boas leituras. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Débora,
      Eu durante a leitura também me lembrei do filme Lagoa azul, contudo a história aqui narrada é de uma complexidade muito superior.
      Boas leituras e Beijinhos.

      Eliminar
    2. Olá,
      Comprei precisamente esta semana, queria muito lê-lo e apanhei-o em promoção, então pronto. :)
      A tua opinião só acentuou mais a minha curiosidade e vontade de ler este luvro.
      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Olá,
      Podes considerar que foi uma óptima compra este livro é maravilhoso, é lindo pelo menos eu adorei, acredito que também vais gostar.
      Beijinhos e boas leituras;)

      Eliminar
  3. Ando há memso muito tempo para ler esse livro, porque é tão bem comentado, mas tenho receio que não combine com os meus gostos literários. Mesmo assim pretendo dar-lhe uma hipótese.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jessie,
      Acredito que vás gostar este livro é daqueles que nos prende desta primeira página e tem um final inesperado. Se poderes aposta nesta leitura não te irás desiludir.
      Boas leituras e beijocas. Bem-vinda ao cantinho Atmosfera dos livros;)

      Eliminar
  4. Olá,
    Não conhecia o livro mas parece ser um bom romance.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Este livro é um romance mas vai muito além do simples romance, sobreviver durante quase 4 anos numa ilha deserta e todos os recursos que têm que utilizar para sobreviver e não viver é deveras fantástico. Depois tem realmente a parte romanceada do livro.
      Eu gostei bastante li-o numa noite e sou lenta a ler.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Olá! Comprei este livro a semana passada numa promoção do continente a 5 euros e ainda bem. Já vi que não me vou arrepender! Não é muito o género que leio, mas acho que vou adorar! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Acredita que vais gostar é uma leitura que prende logo desde o início, não deixando quase o leitor respirar. Não te vais arrepender da compra.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar