Páginas

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Minha opinião sobre o livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" de J. K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal
de J. K. Rowling
Nestlé Smarties Book Prize 1997
Edição/reimpressão:2014
Páginas: 256
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722325332
Coleção: Estrela do Mar
Preço:10.71 euros
Comecei a ler:
Terminei de ler:

Sinopse:
«Harry Potter é antes de mais o fenómeno editorial de 1999. É-o porque demove crianças de jogos de computador e de infindáveis horas frente ao televisor. É-o porque está traduzido em cerca de 30 idiomas. É-o porque tem angariado os mais importantes prémios de literatura infanto-juvenil. É-o, por fim e entre outras inúmeras razões, porque ocupa há meses consecutivos os primeiros lugares das mais importantes listas de vendas mundiais. Mas Harry Potter, o personagem dos livros de J. K. Rowling, não é um herói habitual. É apenas um miúdo magricela, míope e desajeitado com uma estranha cicatriz na testa.

Estranha, de facto, porque afinal encerra misteriosos poderes que o distinguem do cinzento mundo dos muggles (os complicados humanos) e que irá fazer dele uma criança especialmente dotada para o universo da magia. Admitido na escola Howgarts onde se formam os mais famosos feiticeiros do mundo, Harry Potter irá viver todas as aventuras que a sua imaginação lhe irá propocionar. Um grande sucesso editorial que os mais jovens adoram e que apetece também aos adultos.»
retirado do site wook

Nota do Autor
«Há quem compare a escritora J.K. Rowling a C. S. Lewis e J.R. Tolkien. Ou até aos Beatles, como aconteceu recentemente com alguns jornais americanos, a propósito da recepção que lhe foi feita numa digressão pelas principais cidades e programas de televisão dos Estados Unidos. E o caso não é para menos. Os três livros livros da colecção de Harry Potter publicados até à data, "Harry Poter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter and the Chamber of Secrets" e "Prisoner of Azkaban", conseguiram a proeza de ocuparem os 3 primeiros lugares do top de vendas do The New York Times, na última semana de Setembro, e estão há 38 semanas consecutivas na lista dos livros mais vendidos nos E.U.. 
Mas quem é esta escritora, que em menos de nada sai do anonimato para as capas de jornais e revistas à escala mundial? Escocesa de nascimento, 34 anos, foi durante três anos (92-95) professora na escola Encounter English, no Porto, onde terá começado a escrever as aventuras deste pequeno herói, que se desloca de vassoura e possui um caldeirão e varinha mágica. De regresso a Edimburgo, acaba o primeiro livro, que é publicado em 1997. Desde aí já lá vão três títulos, múltiplos elogios em muitas páginas de jornais (o "The Times" escreveu mesmo: «Uma geração inteira descobriu o prazer da leitura com Harry Potter») e programas televisivos, dezenas de milhões de exemplares vendidos, milhares de cartas de crianças.»
retirado do site wook

Trailler do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal:
Minha opinião:
Li este livro pela primeira vez em 26 de novembro do ano de 2001, na época s série estava a sair e não se imaginava o sucesso que iria vir a ter, tanto entre os jovens como entre os adultos.
No ano em que o li, lembro-me que estava a leccionar na Escola Secundária do Fundão e assisti a uma conversa entre duas colegas minhas de Português, que falavam exactamente sobre o livro, porque os seus alunos andavam fascinados com a leitura  deste livro e elas compraram para ler, pois tinham curiosidade sobre aquilo que os seus alunos do 7.º ano andavam a ler.
Por sua vez eu estava a leccionar ao 12.º ano e como sempre fiz e continuo a fazer troco livros com os meus alunos, a estes já mais velhinhos com 17 e 18 anos, perguntei sobre o famoso livro do Harry Potter e eles disseram:"Professora leia, vai adorar." 
E foi assim que saí da escola e que entrei numa livraria, muito bem actualizada e comprei o meu primeiro livro do Harry Potter, que é este Harry Potter e  Pedra Filosofal.
Fui para casa eram umas 14h30m e comecei a ler, fiquei agarrada ao livro até às 21h00m, recordo como se fosse hoje. Estava maravilhada com o pequeno feiticeiro, com a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, com o Hagrid, com os seus amigos Ron e Hermione. Adorei o chapéu seleccionador e a escolha de equipas.
Ainda me recordo quando Harry foi escolhido para jogar o jogo dos feiticeiros, Quidditch na sua equipa que era os Gryffindor, onde viria a ser um seeker. As prendas de Natal que Harry nunca tinha recebi na sua vida, pois viver com os tios não tinha sido fácil. E Harry recebeu uma prenda que viria a tornar-se muito importante com o desenrolar de todos os livros da série O Manto da Invisibilidade, que tinha pertencido ao seu pai e agora era dele.
Depois temos as memórias do espelho que mostrava o que as pessoas mais queriam, mais desejavam, e o pequeno feiticeiro passava horas em frente a esse espelho a ver os seus pais.
Bom foi uma tarde estupenda   a ler o Harry Potter. No dia seguinte comprei mais um livro igual ao meu e enviei para o meu sobrinho, na época com 11 anos e que foi o meu companheiro das leituras de Harry Potter, lemos este e todos os outros em conjunto. Sempre que saia um novo livro eu comprava dois volumes um para mim outro para ele. E tínhamos longas conversas sobre o que tinha acontecido e o que poderia vir a acontecer no futuro.
Foi um período delicioso.

Reler Harry Potter e a Pedra Filosofal, não só me trouxe à memória a tarde agradável de leitura que fiz à 14 anos atrás, como todos os momentos em que comecei a conhecer este pequeno feiticeiro.
Foi uma excelente releitura, adorei voltar à Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

Recomendo vivamente este livro e toda a série.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!

10 comentários:

  1. Hello,

    Olha que bem, tenho pena de não ter muito tempo para reler livros, mas sem duvida que esta era uma saga que não me importava reler :)

    Gostava de ter uma tia como tu :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Pois nem todos têm essa sorte;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
    2. Mas vais reler a saga toda ou foi só mesmo este para o objetivo das leituras ? É que acredito que te de vontade de continuar :D

      Eliminar
    3. Olá Fiacha,
      Vou reler a saga toda até ao final do ano;) Podes crer que estou desejosa por pegar no próximo.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  2. Olá Carla
    Harry Potter é sempre uma boa leitura, seja em que altura for =)
    Eh lá, que tia fantástica! Também quero uma assim =D Mas espero ser uma tia como tu =D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Estou a adorar reler Harry Potter, para além da leitura trás muitas outras coisas à memória.
      Claro que serás muito melhor;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Carla
    Adorei esta tua opinião :D
    És uma professora e tia fantástica :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Obrigada, como professora tento sempre dar o meu melhor e apesar de ser das ciências, Biologia e Geologia, falo muito sobre a importância da leitura nas minhas aulas. Até para eles terem a noção que quanto mais lerem maior é a facilidade de fixarem os assuntos e o vocabulário é maior.
      Eles trazem livros para mim que gostaram e eu também lhes empresto livros meus, por vezes ofereço-os, pois vejo como eles gostaram e como já li, ficam com uma lembrança minha.
      Como tia acho que sou uma boa tia sim, tento fazer o meu melhor, não sou permissiva, mas sou condescendente e gosto que vejam em mim não a tia mas a amiga com quem podem partilhar os seus problemas.
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  4. Olá,
    Parece que reler Harry Potter te trouxe muitas boas recordações, que bom! :) Sem dúvida que és uma excelente professora e tia, acho excelente que incutas aos teus alunos essa ideia de troca de livros e ao teu sobrinho o teu gosto pela leitura. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada. Na verdade tenho 13 sobrinhos mas existem dois que conviveram mais comigo e este em especial consegui que ele começasse a ler com o Harry Potter.
      Beijinhos.

      Eliminar