Páginas

sábado, 24 de abril de 2021

84 # Opinião | "Confissões" de Kanae Minato

 

Sinopse:
"Os seus alunos assassinaram a sua filha. Esta é a sua vingança.
Os seus alunos assassinaram a sua filha. Ela não quer justiça, só vingança.
Confissões é um romance narrado a várias vozes, magistralmente construído onde o suspense é mantido até o fim, quando as diferentes peças encaixam. Mas também é uma reflexão sobre o sistema educativo, os laços familiares, o comportamento humano, o amor e a vingança." retirado do site goodreads

Opinião:
"Confissões" da escritora Kanae Minato, é um livro que para além da surpreendente história, está escrito de uma forma soberba. A escritora divide este livro em 6 capítulos, todos eles estão interligados sequencialmente, apesar de terem narradores diferentes. Isto foi muito, mas mesmo muito bem conseguido. Fiquei mesmo muito apaixonada pela escrita de Kanae Minato. Adorei a forma como a autora teceu a história, brincando com o leitor ao fazê-lo pensar ser já detentor de toda a verdade, para depois lhe mostrar que nem tudo é o que parece e que a natureza humana pode surpreender pelos piores motivos.

O livro começa de uma forma muito cativante, para mim como leitora. Último dia de aulas antes das férias, a professora Yuko  tem  uma história a contar aos seus alunos, aos alunos da sua direção de turma. A história de como a sua filha Manami, uma menina com apenas 4 anos, morreu. Ou, melhor dizendo, foi morta, por dois dos alunos presentes naquela sala, a quem a professora designa por A e B. Claro que ao longo da história, mesmo não mencionando o nome dos alunos, a turma facilmente conclui quem é o aluno A e o B.Quando terminei de ler este capítulo, pensei que os cinco restantes fossem o ponto de vista das outras personagens, estava muito enganada.Os acontecimentos macabros não terminam aqui.  Revoltada com a maldade dos alunos, Yuko preparou uma vingança fria para provocar o maior dano psicológico possível, e que vai, aos poucos, destruindo os seus alvos.
Este livro é  um thriller psicológico forte e de uma dureza e frieza extrema. As personagens deste livro são todas bastante frias e calculistas, o que me fez ficar presa a cada uma delas, para tentar perceber o que lhes aconteceu para elas se tornassem assim.  
Esta é uma história densa, que cativou-me do início ao fim, e que expõe a crueldade humana no seu patamar máximo, mas explica o que originou essa crueldade das suas personagens. "Confissões"é um daqueles thrillers psicológicos que me vai acompanhar por muito tempo. Tal como "Menina Boa Menina Má" foi para mim o melhor thriller de 2020, tenho quase a certeza que este será um dos melhores senão o melhor de 2021.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!
                   Fique em casa❤

Sem comentários:

Enviar um comentário