Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2021

101 # Opinião | "Pedido de amizade" de Laura Marshall

 

Sinopse:
"Um pedido de amizade no Facebook?
É a coisa mais normal do mundo. Certo?
Maria Weston morreu durante a sua festa de finalistas do liceu. Era uma rapariga irreverente, autêntica e tinha a vida pela frente? O corpo nunca foi encontrado. Portanto, quando Louise Williams, 25 anos depois, recebe o seu pedido de amizade no Facebook, entra em pânico.
Depois do pedido, começam a chegar as mensagens. Inicialmente, parecem inofensivas. Memórias de um passado que Louise não quer relembrar, mas apenas isso.
Depois, começam a ser cada vez mais detalhadas, e as recordações aproximam-se perigosamente de um segredo que nunca deverá ser revelado. Louise nem imagina o que aconteceria se todos soubessem o que realmente aconteceu a Maria.
Mas, afinal, é apenas o Facebook, certo? Mesmo quando Louise sente alguém a segui-la no metro. É tudo virtual, não é? Até quando há objetos a desaparecer de casa. O que se passa nas redes sociais não é a vida real, certo?
Certo?"retirado do Goodreads

Opinião:
Louise guarda um segredo há 25 anos. Em 1989 ela e mais uma amiga, Sophie, fizeram bullying a uma colega de escola, a Maria. Maria desapareceu e todos supuseram que tivesse morrido, afogada, resultado de suicídio.
Na atualidade, em 2016, Louise recebe um estranho pedido de amizade da Maria na rede social Facebook. Mas a Maria está dada como morta, como é possível ela ter realizado o pedido de amizade?
Este livro aborda um tema muito interessante, as redes sociais e o que postamos nelas, as consequências das postagens, dos likes, dos comentários.
Até que ponto pode ir uma mentira? Julgamos que conhecemos uma pessoa e muitas vezes acabamos por descobrir que ela não é aquilo que nos mostrou durante anos a fio.

O problema deste livro é que foi-se arrastando em demasia, apesar de ter capítulos que ocorrem em 1989 e outros em 2016, facto que eu gosto, estava à espera de muito mais.
Tirando a morte da Maria e toda a maldade adolescente envolvida, o livro é só isso e arrastasse por quase 350 páginas, com mais do mesmo. A leitura só me agarrou mesmo a partir da página 190. Gostei do final apesar de ter sido deixado em aberto.
Contudo, foi uma leitura agradável.
Classificação de 3 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário