Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

111 # Opinião | "O lugar das árvores tristes" de Lénia Rufino

 

Sinopse:
"Isabel não tinha medo dos mortos. Gostava de passear por entre as campas do cemitério, a recuperar as histórias da morte daquelas pessoas. Quando a falta de alguma informação lhe acicatava a curiosidade, perguntava à mãe...
Quando esta se recusa a dar-lhe uma resposta sobre uma mulher chamada Eulália, Isabel inicia uma busca por esclarecimentos. Só que ninguém quer falar sobre o assunto e, inesperadamente, Isabel vê-se confrontada com uma teia de mentiras, maldade, enganos e crimes que a levam a compreender o passado misterioso da mãe e a forma quase anestesiada da sua existência.
Um romance de estreia profundamente sagaz e envolvente que faz um retrato do interior português preso na tradição religiosa da década de 1970." retirado do Goodreads

Opinião:
Este livro conta-nos a história de Lurdes, uma mulher forte e determinada.
O enredo passa-se em dois períodos de tempo distintos, começa em 1992, com a Isabel, filha mais nova de Lurdes e de Joaquim, que gosta de passear no cemitério e saber o motivo da morte dos que lá vivem. Quando Isabel se depara com a dificuldade de saber de que é que morreu Eulália, ela faz a sua própria investigação. Começa por questionar as pessoas da localidade alentejana, que dizem todas elas que Eulália morreu de velha. Mas Isabel sabe que algo de muito estranho se passa em relação aos contornos da morte de Eulália.
Um dia Isabel vai para o sótão em busca de algo, é então que encontra diários da sua mãe, e decide ler. Ao longo da leitura do diário de Lurdes, vamos para o ano de 1968, para a adolescência de Lurdes.

Lénia Rufino, escreve de uma forma brilhante, escolheu para a sua história o meu querido Alentejo, ao qual eu estou emocionalmente ligada.
Esta foi uma leitura sobre as famílias e o poder de uma entidade sobre os habitantes de duas localidades alentejanas. Pessoas simples e que só tem a preocupação de trabalho diário para colocar comida na mesa.

Quando estava a terminar o livro, confesso que comecei a sentir uma saudade das personagens, da Isabel e da Lurdes. Isto é algo que não me acontecia à muito tempo, o que significa que estas personagens foram muito bem trabalhadas e estruturadas por parte da escritora.
Adorei este livro, a sua história e fico a aguardar mais livros de Lénia Rufino.

«Um belo livro sobre o passado, a memória e os segredos que brotam do fundo das páginas.»
João Tordo
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

2 comentários:

  1. Olá Carla,
    Tenho muita curiosidade de ler este livro, após a tua opinião fiquei ainda mais curiosa.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce,
      Aconselho-te vivamente a leitura deste livro é mesmo muito bonito, tem um enredo muito bom e está muito bem escrito.
      Obrigada eu;)
      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar