Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2022

26 # Opinião | "Coisas Que Acontecem" de Inês Barata Raposo

Sinopse:
«"Dizem que os adolescentes não sabem nada sobre a vida. Por isso, nos casos raros em que sei alguma coisa, faço questão de não dizer a ninguém. Há certos perigos em partilhar pensamentos profundos quando se tem uma colónia de acne acampada na testa - não é por acaso que vos estou a falar em regime de anonimato. (…) Tudo o que precisam de saber sobre mim também cabe num dia. Um dia que não precisou de ser alegre ou triste para ser marcante. É possível que tenha sido as duas coisas ao mesmo tempo e eu nem dei conta. A vida é muito assim." 
Coisas que acontecem, o primeiro livro de Inês Barata Raposo, e também o primeiro título da colecção juvenil da Bruaá Editora, é uma história sobre amizade e o fim da amizade na adolescência. Uma obra que o júri do Prémio Branquinho da Fonseca premiou pela sua destreza narrativa, plasticidade da linguagem e por uma inusitada capacidade de usar a ironia e um aprofundado sentido de humor para aludir a alguns dos temas centrais da vida de uma adolescente.» retirado do Goodreads

Opinião:
"Coisas que Acontecem" é um livro de Inês Barata Raposo com ilustrações de Susa Monteiro, recebeu um prémio do júri do Prémio Branquinho da Fonseca. Este livro faz parte do Plano Nacional de Leitura dos 12 aos 14 anos de idade.
Este livro conquistou-me pelas temáticas abordadas pela adolescente que vai narrando a sua história. Fala de amizade, família, amor e as dores do crescimento e o primeiro sentimento de perda de parentes próximos. Muito bem escrito com uma complexidade de sentimentos que os adolescentes têm de aprender a lidar. Confesso que à medida que fui avançando na leitura, queria que o livro tivesse mais páginas para conhecer melhor esta adolescente, igual a muitas com quem diariamente lido.
Uma leitura fabulosa que recomendo vivamente, que faz parte do meu desafio pessoal de ler livros do PNL e da Biblioteca do meu Município.
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!


Sem comentários:

Enviar um comentário