Páginas

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

53 # Opinião | "Faz o que o teu coração pede" de Fátima Lopes

 

Sinopse:
"Sentada no alpendre de sua casa, café bem quente na caneca, caderno aberto numa folha em branco, Sofia pensa na sorte que tem na vida. Sente-se grata. Reconstruiu em Monsaraz a casa que era dos avós, deixou para trás a sua vida em Lisboa, as relações falhadas, renasceu como mulher, trabalhou a sua autoestima, ganhou confiança em si própria e, ao lado de Francisco, encontrou o verdadeiro amor. Tem tudo o que podia desejar. Ou quase tudo. Falta-lhe algo. Um desejo profundo, um sonho adiado: ser mãe.
Mas a vida muda num segundo e tudo aquilo que tínhamos como certo desaparece. Sofia vive ao longo destas páginas grandes desafios, é obrigada a ultrapassar a doença e a morte e percebe que até as relações mais sólidas podem ser abaladas por inseguranças, medos, desconfianças e mal-entendidos.


Depois do sucesso de Encontrei o Amor Onde Menos Esperava, em 7.ª edição, Fátima Lopes regressa ao Alentejo e à história de Sofia, para nos mostrar como a vida é uma construção permanente, feita de desafios diários, onde as respostas que tanto procuramos estão, muitas vezes, mesmo à nossa frente. Precisamos apenas de abrir o nosso coração à vida. E acreditar." retirado do Goodreads

Opinião:
Não podia ter começado melhor as minhas leituras de férias. Um romance leve, encatadoramente belo e que transmite uma série de lições de vida e para a vida.
"Faz o que o teu coração pede" é a continuação da vida de Sofia que foi apresentada no livro "Encontrei o amor onde menos esperava", apesar de ser uma continuação eu acho que pode ser lido isoladamente, no entanto, para quem quer conhecer a Sofia, uma mulher guerreira e o seu passado atribulado, considero que devem ler o primeiro livro.
Neste volume temos Sofia a viver com o Francisco, felizes e a viverem na sua bolha de amor e paz. Mas o amor, tal como as amizades têm altos e baixos. Como demostração deste fato temos logo no início do livro a amiga de Sofia, Ana, que descobre que o seu marido António tem uma vida dupla, uma outra mulher e um outo filho. Após este acontecimento temos também a Dona Joaquina que descobre estar com cancro, Francisco vai trabalhar para Paris durante 6 messes numa equipa de arquitetos na qual está a sua ex-namorada Inês, o que leva a muitas inseguranças no mundo de Sofia. Raul o menino que tinha perdido a mãe no primeiro livro, vai sofrer a morte do pai e com isto ser institucionalizado.
Todos estes acontecimentos vão mexer não só com a Sofia, o Francisco como com todos os habitantes da Monsaraz, todos amigos dedicados e que partilham tanto a dor como a amizade e o amor.
Adorei este livro, fiquei com o coração quentinho e cheinho de amor e muita paz.

"Nunca te coloques em segundo plano.
Tu és a pessoa mais importante
da tua vida."

"Agradece à vida as coisas mais simples 
que te dá. Todos os dias."

"Escutar é uma arte.
Aprende a ouvir.
É o melhor presente 
que podes dar ao outro"

"Faz a pergunta certa à vida. Não o porquê,
isso não interessa, nem te faz avançar.
Mas, sim, para quê."

"Deixa o teu passado no passado.
Aprende com os erros. Não os esqueças.
E vive o teu agora."

"Não deixes que o medo te entorpeça
os passos. Não vivas presa aos "ses"
da vida. Arrisca."

"Cada vez que o dia nasce, nasce uma nova oportunidade. E pensar assim ajuda-me muito."

Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário