sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Opinião | "Sangue na Neve" de Jo Nesbø


Sinopse:
Olav é um assassino contratado, mas tem uma vida solitária e tranquila. 
Quando o que se faz na vida é matar o próximo, não é fácil fazer amigos, mas sem ninguém a quem se afeiçoar ou prestar contas, os dias também decorrem sem problemas. 
Só que o quotidiano de Olav complica-se ao conhecer a mulher dos seus sonhos. 
Apaixonar-se por alguém já é por si só uma situação desafiante, mas há duas outras particularidades que fazem desta mulher um vendaval na sua rotina: é casada com o seu chefe. E este acaba de o contratar para a matar. 
Como é que Olav irá gerir a situação? 
Será que vai conseguir enganar um dos mais temíveis criminosos do país? 

Este livro, anterior à série Harry Hole, tem já todos os ingredientes que fazem com que Jo Nesbø seja um dos autores nórdicos de policiais mais bem-sucedidos em todo o mundo.

Sobre o escritor Jo Nesbø:

Jo Nesbø nasceu na Noruega em 1960. É músico, compositor, economista e um dos escritores de policiais mais elogiados e bem-sucedidos da Europa. Com os livros da série protagonizada pelo inspetor Harry Hole conseguiu um sucesso invejável quer no seu país de origem quer a nível internacional, recebendo elogios da crítica e do público. 
É traduzido em mais de 40 línguas, recebeu vários prémios literários e muitos dos seus livros atingiram os tops de vendas. 
É hoje um autor de primeiro plano na nova vaga de escritores nórdicos. Em Fevereiro de 2013 o Parlamento norueguês atribuiu-lhe o Peer Gynt Prize, que premeia uma personalidade ou instituição que se tenha distinguido na sociedade e tenha contribuído para valorizar a reputação da Noruega a nível internacional.

Livros de Jo Nesbø na Dom Quixote:

Série Harry Hole
1|O Morcego
2|Baratas
3|O Pássaro de Peito Vermelho
4|Vingança a Sangue Frio
5|A Estrela do Diabo
6|O Redentor
7|O Boneco de Neve
8|O Leopardo
9|O Fantasma
10|Polícia
11|A Sede

Fora da série Harry Hole
-Caçadores de Cabeças
-O Filho
-Sangue na neve

Opinião:
Esta foi a minha estreia com Jo Nesbø, não conhecia este escritor, mas foi-me recomendado pelo senhor da livraria onde costumo comprar alguns livros. Tal como estava a contar, este livro é basicamente um conto policial, contudo, também tem romance à mistura, apesar de ser um romance um pouco macabro. 
Olav é um assassino contratado por um dos senhores da droga, para matar a sua mulher, Corina. Contudo, Olav vai apaixonar-se por Corina e acaba por não a matar, mas mata o seu amante. O amante de Corina, é tão somente o filho do senhor da droga, que tinha contratado Olav. Todos os ingredientes para um conto excelente, muito bem escrito. Gostei muito dos capítulos em que Olav contava a sua vida com a "família", uma vida triste e assombrada pelo álcool que a mãe consumia e pelos maus tratos que o pai dava aos dois.
Quero ler mais deste escritor.

Classificação de 4**** no Goodreads.

Excelentes leituras!


2 comentários:

  1. Viva,

    Espero que esteja tudo bem por estes lados e que saudades de ler um policial, parece ter muita qualidade este escritor, vou continuar a acompanhar os teus comentários ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar