Páginas

domingo, 24 de novembro de 2019

Opinião | "Sorrisos Quebrados" de Sofia Silva

Sinopse:
"Paola está num momento-chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir?
Mas Paola decide viver. E, no mais improvável dos lugares, vai descobrir que, afinal, é possível amar outra vez."

A escritora:

Sofia Silva nasceu em Vila Nova de Gaia e é licenciada em Ensino Básico - 1º Ciclo, pela Universidade de Aveiro. A literatura é a sua grande paixão, com destaque para a poesia. Pablo Neruda é o seu autor de eleição.
Tem participado ativamente desde muito jovem no meio literário. Em dezembro de 2014, iniciou-se na escrita de ficção através da plataforma Wattpad, com a série Quebrados - da qual Corações Quebrados é o segundo volume - que narra histórias sobre violência doméstica, deficiência física e abuso sexual.
Esta série começou por alcançar grande sucesso no Brasil com o livro Sorrisos Quebrados. Contando com mais de um milhão de leituras e com o apoio fervoroso das suas leitoras brasileiras, Sofia Silva publicou de forma independente, na Amazon, a versão digital desta obra, atingindo o top dos livros mais vendidos.
Em 2017, no âmbito do lançamento no Brasil de Sorrisos Quebrados, o seu livro de estreia, foi convidada para participar na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um dos maiores eventos literários de repercussão internacional.
A obra de Sofia Silva conquistou o público, a crítica e o mercado brasileiros. Em Portugal, a autora é publicada pela Editorial Presença.

Opinião:


Os protagonistas desta história são Paola e André, um foi vitima de violência doméstica outro sofreu das dependências químicas e do abandono da pessoa que ele pensava amar. Esta foi uma leitura forte, começando logo com o terrível relato de Paola, que é realizado no prólogo e me deixou com pele de galinha.
Paola tem um trauma enorme e encontra-se seis anos mais tarde numa clínica, pois não quer sair de lá. É lá que conhece uma menina cheia de traumas a Sol (amei esta personagem, é tão querida, amorosa e carente...). Sol é filha do André, que também tem os seus traumas, não visíveis como os de Paola (ficou muito desfigurada, após as agressões que o marido lhe provocou). Com o tempo tudo acontece de uma forma bela mas triste em simultâneo. André e Paola e Sol vão aprendendo a superar os seus problemas, ao mesmo tempo que se vão amando cada vez mais. 
Gostei muito do livro, a escritora é magnífica na descrição das situações que vão ocorrendo ao longo do livro.

Esta leitura foi realizada para a Maratona Final do Ano, no tópico _ Autora nacional_.

Classificação de 5***** no Goodreads.

Boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário