Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

20 # Opinião | "Festa de Família" de Sveva Casati Modignani

 

Sinopse:
É quase Natal. Em Milão, num restaurante da Piazza Novelli já decorado de forma festiva, a proprietária prepara-se para receber as habituais clientes das quintas-feiras. Andreina, Carlotta, Gloria e Maria Sole: quatro jovens amigas que a cada semana se permitem um momento de conversa fiada e confidências. Duas solteiras, duas casadas, todas se debatem com as dúvidas do coração: relacionamentos que as fazem infelizes, homens que após grandes declarações e presentes preciosos desaparecem ou entram no modo chinelo e pensam que o maior desejo de qualquer mulher é um robot de cozinha.
Naquela noite, há um aniversário para comemorar. Mas há também uma confissão inesperada: Andreina está à espera de bebé.
Com um novo ano em perspetiva, e enquanto procura um pouco de paz na bela Villa Sans-souci de Paraggi, que herdou da avó materna, Maria Sole relembra o grande engano que foi o seu casamento e questiona-se sobre como foi possível não notar que o marido não era o que parecia, mesmo conhecendo-o desde a infância.
Refazendo as memórias contidas nos quartos da vila, a jovem percebe que a sua família sempre viveu envolta em secretismos, para não sujar a imagem de respeitabilidade. Felizmente, tem as amigas a seu lado, prontas para se apoiarem nos momentos difíceis.
Cada uma das quatro enfrenta o ano novo com um novo desafio e a sua força será o vínculo que as une como irmãs. Como uma família sincera.
Uma história de recomeços e afetos a manter como tesouros preciosos.

Opinião:
Quero começar por referir que sou fã desta escritora, mas já fazia muito tempo que não lia nada dela. 
Um dos livros que mais gostei da Sveva foi "A Viela da Duquesa", infelizmente emprestei e fiquei sem ele...(que me sirva de lição).
"Festa de Família" é um livro que nos fala de amizade, amor, recomeços e acima de tudo ensina-nos a perdoarmo-nos e a perdoar quem nos magoa, por querer ou sem querer. Este é mais um livro carregado de mulheres fortes e determinadas.
No título deste livro temos uma palavra que tem uma importância muito grande - Família - mas como é de esperar (caindo no cliché) a família nem sempre  é quem partilha os laços de sangue, mas sim quem tem laços de amor, compreensão e uma palavra sempre meiga mas assertiva para connosco. 
Tendo esta base como premissa, esta família que nos é trazida por Sveva é constituída por quatro mulheres, todas com idades por volta dos quarenta e muitos anos, que não partilham laços de sangue mas pelo contrário partilham uma amizade, um amor e uma entreajuda como  é difícil ver em muitas ditas "famílias".
Estas quatro mulheres encontram-se todas as quintas-feiras no restaurante Piazza Novelli, numa salinha do séc. XIX. O livro começa com uma dessas reunião numa época natalina. Cada uma das quatro mulheres enfrenta os seus "demónios".
Andreina é uma mulher solteira que se apaixonou loucamente por um colega de trabalho e engravidou. Mas este colega mora nos EUA, é casado e pai de duas meninas e ela solteira e mora em Milão. Contudo, convêm salientar que ele nunca lhe escondeu o seu estado civil. Enquanto estiveram em Londres, durante um mês, apaixonaram-se loucamente.
Carlotta é uma mulher solteira, advogada e muito independente, segundo ela, se os homens usam as mulheres por uma noite porque não fazer o mesmo? Mas o destino prega partidas e ela acaba por se apaixonar por um cliente, cirurgião plástico. Quando ao fim de três noite ela confessa que está apaixonada por ele...ele desaparece.
Gloria e o seu namorado decidem ao fim de dez anos de namoro irem viver juntos...mas tudo muda quando o seu companheiro lhe oferece uma Bimby, para cozinhar.
Maria Sole é de todas a que não trabalha nem nunca tirou um curso superior é casada e tem um filho de cinco meses. Conhece o seu marido à 20 anos e pelo que o enredo do livro dá a entender, o casamento deles foi uma fusão familiar. Como quase sempre acontece ao fim de tantos anos de amizade e companheirismo a paixão desaparece. Um noite após um jantar com as amigas, Maria Sole chega a casa mais cedo e escuta a conversa "quente" que o seu marido está a ter ao telemóvel. Resumidamente porta fora com o marido ...

Quem quiser saber como se vai desenvolver a história destas quatro amigas vai ter de ler o livro ;)
Classificação de 5 estrelas no Goodreads.

Excelentes leituras!

Fique em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário