Páginas

sábado, 3 de abril de 2021

69 # "Positivo" de Camryn Garrett

 

Sinopse:
"A história inspiradora de uma adolescente seropositiva que tem de enfrentar medos e a aceitação radical de si mesma quando experiencia a paixão e o desejo pela primeira vez.
Simone está a começar do zero numa nova escola e desta vez as coisas serão diferentes. Está a fazer bons amigos e a escrever uma peça para Miles, o rapaz que a faz derreter sempre que o vê. A coisa que menos deseja é que se saiba que ela é seropositiva, porque da última vez... Bem, da última vez as coisas ficaram feias. Manter a sua carga viral sob controlo é fácil, mas preservar o segredo do seu diagnóstico não é tão simples. À medida que Simone e Miles começam a avançar na sua relação - com beijos tímidos a evoluir para algo mais -, ela sente uma inquietação que é mais do que borboletas na barriga.
Ela sabe que tem de lhe contar que é seropositiva, mas está apavorada com a forma como ele poderá reagir. Até que encontra um bilhete anónimo no seu cacifo: Sei que tens VIH. Tens até ao Dia de Ação de Graças para deixar o Miles. Ou toda a gente vai ficar a saber.
O primeiro instinto de Simone é proteger o seu segredo a todo o custo, mas quando vai descobrindo os medos e preconceitos na sua comunidade, começa a perguntar-se se a única forma de os superar não será enfrentando os inimigos de cabeça erguida..." retirado do site goodreads

Opinião:
"Positivo" é um YA que nos fala de uma adolescente seropositiva, Simone. A abordagem deste assunto já é algo de novo nos livros para esta faixa etária, contudo a autora acrescenta mais temas para reflexão ao longo deste curto livro. 
Simone, vive com os seus pais, que são gays, tem duas amigas uma assexuada e lésbica e outra heterosexual. Acabou de se mudar para uma escola nova, porque na escola onde estava descobriram que ela era seropositiva e Simone foi vítima de bulling. Simone está apaixonada por Miles, mas ele não sabe que ela é seropositiva. Simone, começa a receber uns bilhetes que  ameaçam que se ela não contar que é seropositiva essa pessoa vai contar a toda a escola.
Este é um livro que só peca por um aspecto, quer falar de muitos temas pertinentes e que são muito importantes para todos, em poucas páginas. Mas esse talvez seja um defeito meu, que estou a ler um YA e quero algo mais aprofundado. Achei muito hilariante um dos pais ir com a Simone à ginecologista, por favor ....
Gostei da forma como a escritora aborda o tema do VIH, acho que muitas pessoas deveriam (estou a repetir, eu sei) ler este livro para ficarem mais esclarecidas.
Classificação de 4 estrelas no Goodreads.
Boas leituras!
Fique em casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário